Docentes do NDI participam de evento on-line realizado pela Universidade Federal de Goiás

28/05/2021 14:26

No dia 08 de junho de 2021 (terça-feira) às 14:00 o Projeto de extensão – DEI/CEPAE/UFG realizará o Fórum Virtual da Educação Infantil “Formação, reflexão e debate”. As docentes Juliane Mendes Rosa La Banca e Thaisa Neiverth (Diretora e Vice-Diretora do NDI) participarão nesta data do “III Encontro” intitulado: Indicações curriculares da educação infantil e a transição para o primeiro ano do ensino fundamental”.

A fala será transmitida pelo Youtube e pode ser acessada a partir do link; https://www.youtube.com/watch?v=Jet2uVID8eg

 

Divulgação do Projeto de Pesquisa: “Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores”

28/05/2021 14:12

Projeto de Pesquisa “Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores”

Tomando a literatura como importante mediador entre a criança e a cultura, destacamos, como objetivo central deste trabalho aprofundar o conhecimento sobre a relação entre infância e experiência estética, considerando principalmente a literatura na formação de bebês e crianças pequenas (0 a 3 anos), de forma a buscar a geração de bases teórico-metodológicas para o trabalho com essa faixa-etária. Nessa direção, a pesquisa dialoga com o projeto de extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores (2011-atual) e dá continuidade e aprofundamento à pesquisa de pós-doutorado da professora Caroline Machado, também intitulada Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores (2018). Partimos da reflexão sobre a relação entre infância e experiência, com destaque para a relação que as crianças estabelecem com os livros, na obra do filósofo Walter Benjamin. A investigação do par conceitual nomeado, possibilitará ampliar e aprofundar conceitos fundamentais para esse estudo que emergem da articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão: experiência, narrativa, arte, infância, literatura, estética, mediação, censura/interdição, entre outros. Espera-se que os resultados beneficiem o trabalho de ensino, pesquisa e extensão em desenvolvimento, especificamente, mas não só nesta Universidade, refletindo diretamente na educação dos pequenos leitores, mas também na formação dos professores que com eles atuam.

Integrantes: Caroline Machado (Coordenadora), Eduarda Sedrez Schollemberg (Acadêmica de Letras/UFSC), Juliete Schneider, Letícia Cunha da Silva, Lilane Maria de Moura Chagas (MEN/CED/UFSC), Rosiane Pinto Machado (UMinho/UFSC), Rubia Vanessa Vicente Demetrio.

Período de desenvolvimento: maio/2020 a março/2022.

Para mais informações, é possível entrar em contato com a coordenação do projeto de pesquisa no seguinte endereço: carolmachadom@yahoo.com.br.

Participação de Projeto de Extensão do NDI no Seminário Internacional Fazendo Gênero 12

25/05/2021 18:44

O Seminário Internacional Fazendo Gênero 12 acontecerá em julho de 2021 na UFSC.

O tema deste ano é “Lugares de fala: direitos, diversidades, afetos”. Nele, criou-se um espaço efetivo de participação das crianças – o “Crianças no Fazendo Gênero” – valorizando suas falas e olhares sobre o mundo e incluindo-as na programação oficial do evento com uma “Conferências das Crianças” no dia 27/07/2021 das 08h30min às 09h45min, além de oficinas online entre 13 e 24/07, onde ocupam lugar central como pesquisadores(as) e pensadores(as).

Essas propostas fazem parte do projeto de extensão do NDI intitulado “Diferenças na Educação Infantil – gênero, corpo e infância”, coordenado pela professora Regina Ingrid Bragagnolo.

A comissão do Crianças no FG é coordenada por Rita de Cácia Oenning da Silva, integrante da Usina da Imaginação e Regina Ingrid Bragagnolo, integrante do NDI.

Para maiores informações sobre programação e inscrições, acesse: https://www.fg2021.eventos.dype.com.br/

Projeto de Educação Ambiental lança uma nova coluna: “Quem já viu?”

24/05/2021 15:56

Prezada comunidade escolar.

Como informamos semana passada as publicações do projeto de Educação Ambiental serão retomadas a partir desta semana. As publicações serão semanais. Este ano teremos uma coluna nova com publicações de indicações de possibilidades de filmes, séries e documentários para que as famílias, comunidade escolar e público alvo do projeto possam assistir e se apropriar do debate ambiental, introduzindo o debate com as crianças e/ou adolescentes.

Nossa primeira indicação de filme é “Lorax”.

#paratodosverem: O cartaz apresenta o Lorax, personagem principal do filme, a direita do cartaz. Um bicho de pelúcia com um grande bigode ao centro e outros personagens do filme estão ao lado. O cartaz descreve que: “Ted vive em um lugar onde as árvores são feitas de plástico e tudo é artificial. Ele deixa a cidade com a intenção de trazer uma árvore de verdade para impressionar a garota por quem é apaixonado. Disposto a realizar esse desejo Ted embarca nessa aventura por uma terra desconhecida …. e lá conhece Lorax, uma criatura curiosa e preocupada com o futuro do seu mundo. O filme é um chamado leve e divertido para a concientização ecológica. O filme foi lançado em 30 de março de 2012. Tem duração de 87min e está disponível nas plataformas Amazon Prime Vídeo e Netflix. A fonte das informações é o site: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-170530/

Projeto de extensão Infância e Literatura: Memória dos piqueniques literários e vídeo de contação de poemas

21/05/2021 10:41

O Projeto de Extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores, rememora o segundo piquenique literário e apresenta um vídeo de contação de poemas, com as professoras Caroline Machado, Juliete Schneider, Lilane Chagas, Rosiane Machado, Rubia Demetrio e Saskya Bodenmuller.

 

No segundo piquenique literário, em 2014, optamos por enfatizar os poemas, esse gênero textual que, apesar de tanta proximidade com a experiência infantil, muitas vezes encontra pouco espaço nas instituições de educação ou é demasiadamente instrumentalizado.

Convidamos toda a comunidade à fruição de poemas (para todas as idades!) de vários poetas e poetisas brasileiros: Paulo Leminski, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Manoel de Barros, Ferreira Gullar, Alice Ruiz, Conceição Evaristo, José Paulo Paes, Marina Colasanti, Lalau e Laurabeatriz, entre outros.

“O poeta dizia que os versos libertam as coisas. Que quando percebemos a poesia de uma pedra, libertamos a pedra de sua “pedridade”. Salvamos tudo com a beleza. Salvamos tudo com poemas. Olhamos para um ramo morto e ele floresce. Estava apenas esquecido de quem era. Temos de libertar as coisas. Isso é um grande trabalho” (Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz).

 

Antologia ilustrada da poesia brasileira para crianças de qualquer idade

A multiartista Adriana Calcanhoto inaugura, com essa Antologia ilustrada da poesia brasileira para crianças de qualquer idade (Editora Casa da Palavra, 2013), sua carreira de escritora e ilustradora. Composto por 48 poemas de impressionante variedade formal, como observa Eduardo Coelho em sua apresentação do livro: poesia “metrificada e rimada; em versos livres, com linguagem mais prosaica; textos sintéticos e visuais, típicos da poesia concreta ou, no caso dos haicais, em diálogo com a poesia japonesa”. Apresentando diferentes gerações de poetas, representantes de distintos momentos da literatura brasileira (entre os séculos XIX e XXI), a autora faz valer o que propõe no subtítulo do livro: oferecer poesia para qualquer idade. Ao final da publicação, antes da bibliografia, encontramos curtas biografias dos poetas que incluem indicações de suas principais obras. Em 2014, o livro teve sua relevância reconhecida recebendo, entre outros, o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ de melhor livro de Poesia.

Livro: Antologia ilustrada da poesia brasileira

Organização e ilustração: Adriana Calcanhotto

Editora Casa da Palavra (2013) e Edições de Janeiro (2014)

Resenha de Caroline Machado

Referências:

CALCANHOTTO, Adriana. Antologia ilustrada da poesia brasileira para crianças de qualquer idade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. 136p.

CALCANHOTTO, Adriana. Antologia ilustrada da poesia brasileira para crianças de qualquer idade. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014. 144p.

MACHADO, Caroline. Poesia brasileira para crianças de qualquer idade. In: DEBUS, E.; SPENGLER, M. L. P.; SILVEIRA, R. de F. K. (Orgs.). – 1 ed. – Tubarão (SC): Copiart, 2020. p. 66-71.

Literatura, Imaginação e criação na Educação Infantil

14/05/2021 11:47

Prezados (as),

Divulgamos a atividade Literatura, Imaginação e criação na Educação Infantil, coordenada pela professora Débora Cristina de Sampaio Peixe.

Compartilhamos a apresentação do vídeo referente à história “Quase de verdade” da autora Clarice Lispector.
Você conhecerá Ulisses, o cachorro com “olhar de gente” que latiu essa história para a Clarice. Na história, você encontrará galos e galinhas, figueiras, magia, nuvens, bruxas e jabuticabas. Com vocês: Ulisses e uma história em que tudo é “quase de verdade”!”

Acompanhem no vídeo abaixo e neste material, que contextualiza a atividade: Apresentação Quase de verdade

Divulgação do Ciclo de Diálogos IM-Pertinentes – Ciência e Verdade: diálogos com Deleuze e Wittgenstein

14/05/2021 11:15

O NDI divulga a live Diálogo 3: Ciência e Verdade: diálogos com Deleuze e Wittgenstein.

O Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) da UFSC promove o debate “Ciência e Verdade: diálogos com Deleuze e Wittgenstein” no dia 21 de maio, às 14h, no ciclo de conversas pelo YouTube Diálogos Im-pertinentes. Participam do encontro Cristiane Gottschalk (USP) e Susana Dias (UNICAMP).

O evento é motivado pelo sentimento de que o diálogo se constitui numa ferramenta para o debate e a produção de conhecimentos, junto com pessoas que pensam o mesmo ou a diferença, numa certa postura ética com respeito à multiplicidade de ideias e perspectivas teóricas.

O ciclo de conversas se dará em torno de temáticas que atravessam o campo educacional, com o olhar para a educação científica e tecnológica, sob perspectivas variadas e conta na organização com uma docente do NDI: Profa Dra Angélica D’Avila Tasquetto.

Data: 21/05/2021 – das 14h às 17h

Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/cienciaeverdade-deleuze-wittgenstein

Obra “Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica: abordagens, teorias e práticas”

07/05/2021 17:40

Convidamos todos(as) os(as) professores(as), pesquisadores(as), estudantes e demais interessados(as) a desfrutarem da obra “Iniciação Científica em Ciências da Natureza na Educação Básica: abordagens, teorias e práticas”, organizada pelos professores-pesquisadores Keiciane Canabarro Drehmer-Marques (UFSM), José Francisco Zavaglia Marques (UFRGS) e Sebastião Rodrigues-Moura (IFPA)

ISBN 978-65-88362-77-8
DOI: 10.46550/978-65-88362-77-8
Editora Ilustração (2021) | 427p.

A obra foi prefaciada por Attico Chassot “Alfabetização Científica: uma questão moral” e contém a colaboração de diversos professores, pesquisadores e estudantes brasileiros.

A professora Juliane Mendes Rosa La Banca, atualmente diretora do NDI, é uma das coautoras no capítulo 10 do livro: ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: REFLEXÕES ACERCA DA ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E  TECNOLÓGICA. O capítulo aborda uma experiência de estágio supervisionado que ocorreu no NDI no primeiro semestre de 2019.

Acesse e baixe gratuitamente: https://www.editorailustracao.com.br/livro/iniciacao-cientifica-em-ciencias-da-natureza-na-educacao-basica

Explore as experiências das atividades de Iniciação Científica aqui expressas para o ensino de Ciências da Natureza na Educação Básica. Boa leitura!

#IniciaçãoCientífica #CiênciasDaNatureza #EducaçãoBásica

Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina expressam solidariedade por tragédia no município de Saudades

05/05/2021 11:35

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em solidariedade pela tragédia no município de Saudades, reforça a nota da UFSC junto às demais instituições de ensino federais de Santa Catarina.

Confira a nota na íntegra, abaixo:

Nota Oficial: solidariedade das instituições de ensino federais em Santa Catarina  

Neste momento de dor e incertezas, as instituições de ensino federais em Santa Catarina registram profundo pesar pelas cinco mortes violentas ocorridas no Centro de Educação Infantil Aquarela, do município de Saudades, no oeste do Estado.

Diante desta tragédia, tão dolorosa e difícil não só para os amigos e familiares das vítimas, mas para a sociedade, o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Instituto Federal Catarinense (IFC), a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) unem-se às manifestações de pesar e solidariedade que chegam de todo o país e repudiam veementemente toda forma de violência — especialmente em ambientes educacionais, que devem ser um local de descoberta, desenvolvimento e lazer, e jamais de agressão e sofrimento.

Também estendemos nossa solidariedade à Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), que decretou luto oficial de três dias em razão do falecimento prematuro da aluna Mirla Amanda Renner Costa. A estudante cursava a quarta fase da graduação em Engenharia Química, no Centro de Educação Superior do Oeste (CEO), na unidade de Pinhalzinho, e trabalhava como agente educacional na creche de Saudades.

Instituições de ensino federais em Santa Catarina

Instituto Federal Catarinense (IFC)

Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC)

Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)