Pesquisas atuais

PESQUISAS DOS PROFISSIONAIS DO NDI EM ANDAMENTO

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil, vinculado ao Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, integra a primeira etapa da educação básica, atuando na pesquisa, na extensão e no ensino de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. A pesquisa “é entendida como atividade indissociável do ensino e da extensão, visa à geração e à ampliação do conhecimento, estando necessariamente vinculada à criação e à produção científica ou tecnológica” (Resolução nº 009/CUn/2006, de 13 de junho de 2006, Art. 1°). Assim sendo, “são consideradas atividades de pesquisa as ações executadas com o objetivo de adquirir e produzir conhecimentos” (Art. 3º).

TÍTULO DA PESQUISA COORDENADOR(A) MEMBROS(AS)
De ingressos a egressos: estudo longitudinal com ênfase no currículo, da trajetória das crianças ingressas do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/CED/UFSC até sua transição para o 1º ano do Ensino Fundamental  Dra. Débora Cristina de Sampaio Peixe (NDI/CED)
 Pressupostos teórico-metodológicos para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos no NDI/UFSC
Estudos apontam o número restrito de propostas para a creche relacionado, dentre outras, à vinculação histórica destas aos órgãos de assistência, bem como à precária incorporação da dimensão educativa nos seus serviços e confirmam que, em muitos contextos, as propostas pedagógicas são consideradas inexistentes e, em outros, se apresentam de forma fragmentada. Também não são identificadas especificidades entre as proposições para as creches e para as pré-escolas. Esses aspectos revelam a necessidade de reunir e elaborar pressupostos teórico-metodológicos para o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças pequenas, considerando a necessária articulação entre reflexão teórica e trabalho pedagógico – que se coloca como objetivo central da pesquisa proposta. Para alcançá-lo,  propomos a realização de levantamento e análise de um conjunto de trabalhos científico-acadêmicos que discutem as especificidades do trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos em quatro bases de dados – Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), além da documentação pedagógica referente ao trabalho realizado pelas professoras no NDI/UFSC, no período compreendido entre 2009 e 2019. Pretende-se contribuir para a formação dos docentes que atuam nessa faixa-etária, por meio do mapeamento e análise de princípios educativos e eixos estruturantes da ação docente. Esse estudo também almeja colaborar na elaboração do segundo volume da Proposta Curricular do NDI.
Dra. Caroline Machado   

(NDI/CED)

Dra. Juliete Schneider (NDI/CED)

Ms. Leticia Cunha da Silva (NDI/CED)

Ms. Rubia Vanessa Vicente Demetrio (NDI/CED)

Dnda. Saskya Carolyne Bodenmüller 

(NDI/CED)

Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores

Tomando a literatura como importante mediador entre a criança e a cultura, destacamos, como objetivo central desta pesquisa aprofundar o conhecimento sobre a relação entre infância e experiência estética, considerando principalmente a literatura na formação de bebês e crianças pequenas (0 a 3 anos), de forma a buscar a geração de bases teórico-metodológicas para o trabalho com essa faixa-etária. Nessa direção, a pesquisa dialoga com o projeto de extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores (2011-atual) e dá continuidade e aprofundamento à pesquisa de pós-doutorado da professora Caroline Machado, também intitulada Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores (2018). Partimos da reflexão sobre a relação entre infância e experiência, com destaque para a relação que as crianças estabelecem com os livros, na obra do filósofo Walter Benjamin. A investigação do par conceitual nomeado, possibilitará ampliar e aprofundar conceitos fundamentais para esse estudo que emergem da articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão: experiência, narrativa, arte, infância, literatura, estética, mediação, censura/interdição, entre outros. Espera-se que os resultados beneficiem o trabalho de ensino, pesquisa e extensão em desenvolvimento, especificamente, mas não só nesta Universidade, refletindo diretamente na educação dos pequenos leitores, mas também na formação dos professores que com eles atuam.

A pesquisa conta com apoio do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq), contemplada pelo Edital PIBIC/UFSC 2020/2021.

Dra. Caroline Machado   

(NDI/CED)

Dra. Juliete Schneider (NDI/CED)

Ms. Leticia Cunha da Silva (NDI/CED)

Ms. Rubia Vanessa Vicente Demetrio (NDI/CED)

Dra. Lilane Maria de Moura Chagas (MEN/CED)

Dnda. Rosiane Pinto Machado (UMinho/Portugal)

Eduarda Sedrez Schollemberg (Letras/CCE – Bolsista PIBIC/CNPq)

Gestão das Políticas para a Educação Infantil em Municípios do Estado de Santa Catarina

O estudo em causa se delineia a partir da pesquisa desenvolvida por Wiggers (2007) e pretende identificar como as diferentes realidades locais catarinenses tem incorporado as ações que se delineiam a partir do reordenamento legal e a incorporação destes elementos nas ações políticas, financeiras e administrativas de sua rede, especialmente aquelas que se referem ao delineamento das ações pedagógicas. Tal ordenamento legal tem como marco a promulgação da Carta Constitucional da República Federativa do Brasil (1988) e, posteriormente, no que tange ao delineamento das ações pedagógicas, as contribuições advindas das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (2009) e, a bem pouco tempo, da Base Nacional Comum Curricular (2017). A coleta dos dados será efetuada mediante uso de um questionário, a ser enviado por e-mail aos 295 municípios do Estado, ao qual se agrega também a solicitação do(s) documento(s) síntese que orientam a execução das propostas e as práticas pedagógicas levadas a efeito por seus profissionais. O recorte da pesquisa estabelece que estes documentos devam ter sido elaborados/publicados entre os anos de 2016 a 2020, período da última gestão municipal. Os dados quantitativos serão tabulados com uso de planilha sistematizada no Excel e, posteriormente, projetados em gráficos e tabelas para viabilização da análise. Já os dados qualitativos apresentados nas questões abertas e, também, dos documentos síntese orientadores das propostas pedagógicas/curriculares das instituições de educação infantil, serão configurados com uso do programa informático NVivo, em torno de determinadas categorias de análise. Ao longo do processo, serão produzidos relatórios parciais, a serem incorporados no relatório final da pesquisa. Estes deverão ser apresentados em eventos nacionais e internacionais, como também publicados na forma de artigo em periódicos e capítulo de livros. Portanto, a pesquisa em causa se delineia como estratégia para contribuir com a produção e sistematização de conhecimentos na área, articulando-os ao que já se tem produzido em diferentes regiões brasileiras, bem como em outras nações. Palavras chave: Políticas Públicas em Educação, Formação de Professores, Educação Infantil, Currículo.

 Dra. Moema Helena Köche de Albuquerque (NDI/CED) Ms. Andressa Joseane da Silva (NDI/CED)
AS BASES METODOLÓGICAS DA RELAÇÃO ENTRE CRIANÇA E NATUREZA NA CRECHE E NA PRÉ-ESCOLA

A pesquisa de natureza empírica, teórica e bibliográfica fundamentada na perspectiva materialista da história pretende sistematizar a articulação entre ensino, pesquisa e extensão, visto que os participantes estão vinculados ao projeto de Educação Ambiental do Núcleo de Desenvolvimento Infantil e seus projetos de trabalho pedagógico contemplam o tema criança e natureza. O objetivo principal é aprofundar a compreensão acerca dos conceitos de trabalho, criança e natureza à luz da perspectiva histórico cultural e seus desdobramentos na atividade pedagógica da educação infantil. Seus objetivos específicos são: estudar a relação homem e natureza reconhecendo o trabalho como categoria fundante do ser social a partir de autores clássicos do materialismo histórico dialético; buscar referências que sirvam de fundamento para a atividade pedagógica; fazer um levantamento dos textos produzidos na Anped, Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES que contemplem o ensino de ciências na Educação Infantil; buscar o que trazem os documentos oficiais mandatórios sobre Educação Infantil e Natureza; relacionar os aprofundamentos teóricos e a atividade pedagógica com as crianças no Núcleo de Desenvolvimento Infantil. Como resultado buscamos sistematizar as experiências de diversas formas: fotos, registros escritos, artigos, trabalhos em eventos científicos.

 Ms. Thaisa Neiverth (NDI/CED) Ms. Juliana da Silva Euzebio 


Ms. Jucilaine Zucco (NDI/CED) –


Ms. Dyego Anderson Silva Pereira (NDI/CED) – 


Ms. Carolina Shimomura Spinelli (NDI/CED) 


Camila da Silva Almeida (NDI/CED)

 AS BASES TEÓRICO METODOLÓGICAS DO TRABALHO PEDAGÓGICO COM AS CRIANÇAS DE 4 A 6 ANOS: UMA INVESTIGAÇÃO A PARTIR DA TEORIA HISTÓRICO CULTURALResumo:

A pesquisa se trata de uma investigação bibliográfica cujo objetivo principal é a compreensão e indicação de possíveis caminhos teórico-metodológicos à luz da teoria histórico cultural para a organização do trabalho pedagógico com crianças da faixa etária 4 a 6 anos, com intuito de contribuir com a elaboração do Caderno II da Proposta Curricular do NDI e com as discussões da área da educação infantil. Para tanto, estão sendo realizados encontros periódicos com ações de revisão da proposta curricular do NDI, levantamento bibliográfico sobre conceitos relacionados à atividade de ensino e atividade de aprendizagem, leitura e sistematização do material bibliográfico, registros por meio de relatórios parciais e elaboração de relatório final ao término do segundo ano da pesquisa. Os materiais elaborados nesta pesquisa serão voltados para a sistematização do segundo volume da proposta curricular e à atividade de ensino orientada aos grupos de crianças de 4 a 6 anos bem como para a divulgação científica.

Palavras-chave: Educação infantil; teoria histórico-cultural; desenvolvimento infantil; atividade de ensino; atividade de aprendizagem.

 Dra. Giandrea Reuss Strenzel (coordenador) Dra. Moema Helena Köche de Albuquerque (NDI/CED)
Ms. Maria Raquel Barreto Pinto  (NDI/CED)
Luana Maria Silva Adao 

Juliana da Silva Euzebio (NDI/CED) 
Dra. Giseli Day (NDI/CED) – 
Ms. Juliana da Silva Euzébio

(NDI/CED) 
Dra. Elisandra de Souza Peres (NDI/CED)