Pesquisas anteriores

Pesquisas desenvolvidas em 2019/2

TÍTULO DA PESQUISA PARTICIPANTES
Traços de crianças: pensando matemática por meio de imagens da arte. Angélica D’Avila Tasquetto (NDI/UFSC).
Pressupostos teórico-metodológicos para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos no NDI/UFSC. Caroline Machado (Coordenadora NDI/UFSC);

Letícia Cunha (NDI/UFSC);

Rúbia Vanessa Vicente Demétrio (NDI/UFSC).

De ingressos a egressos: estudo longitudinal com ênfase no currículo, da trajetória de crianças  ingressas do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/CED/UFSC até sua transição para o 1º ano do Ensino Fundamental. Débora Cristina de Sampaio Peixe (Coordenadora NDI/UFSC).
A constituição do ser social do homem e suas implicações para o desenvolvimento humano: estudo do complexo problemático: “atividade, consciência e linguagem”. Giandréa Reuss Strenzel (NDI/UFSC).
Existencialismo e sociologia crítica da educação: contribuições dos estudos (auto) biográficos à pesquisa educacional. José Ricardo Silva (NDI/UFSC).
Boi-de-mamão do NDI: da cultura popular à cultura da escola. Juliane Mendes Rosa La Banca (NDI/UFSC).
O papel da escola na produção social da deficiência intelectual. Maria Sylvia Cardoso Carneiro (CED/UFSC).
O processo do drama na Educação Infantil. Melaine Pilatto (Mestrado em Teatro/UDESC).

 

Pesquisas desenvolvidas em 2019/1

TÍTULO DA PESQUISA COORDENADORA
Traços de Crianças: Pensando matemática por meio de imagens da arte. Angelica D’Avila Tasquetto (NDI/UFSC).
Pressupostos Teórico-Metodológicos para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos no NDI/UFSC. Caroline Machado (NDI/UFSC).
De ingressos a egressos: Estudo longitudinal com ênfase no currículo, da trajetória das crianças ingressas no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/CED/UFSC até sua transição para o 1º ano do ensino fundamental. Débora Cristina de Sampaio Peixe (NDI/UFSC).
Relatório de Pesquisa: A constituição do ser social do homem e suas implicações para o desenvolvimento humano: Estudo do complexo problemático: “Atividade, consciência e linguagem”. Giandréa Reuss Strenzel (NDI/UFSC).
Boi-de-mamão do NDI: Da cultura popular à cultura da escola. Juliane Mendes Rosa la Banca (NDI/UFSC).
As bases metodológicas da relação entre criança e natureza na creche e pré-escola. Thaisa Neiverth (NDI/UFSC).

Pesquisas desenvolvidas em anos anteriores

TÍTULO DA PESQUISA ANO PARTICIPANTES
Indicações curriculares do último ano no NDI e a transição para o Ensino Fundamental 2017 Giandréa Reuss Strenzel – Integrante (NDI/UFSC);

Thaisa Neiverth – Coordenadora (NDI/UFSC);

Juliane Mendes Rosa La Banca – Integrante (NDI/UFSC).

As múltiplas determinações da formação continuada de professores de educação infantil em Santa Catarina: trabalho, gênero e formação. 2013 Maria Raquel Barreto Pinto – Integrante;

Débora Cristina de Sampaio Peixe – Integrante;

Regina Ingrid Bragagnolo – Integrante;

Soraya Franzoni Conde – Coordenadora.