Formação dos Docentes do NDI
PROFESSORES | PESQUISA DE MESTRADO |
PESQUISA DE DOUTORADO |
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.
Título: A Organização dos espaços na educação infantil e sua influência na expressão cultural das crianças de 0 a 3 anos. Ano de Obtenção: 2010. Especialização em Fundamentos Metodológicos da educação infantil e das séries iniciais do ensino fundamental. Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil. |
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Angélica D’Avila Tasquetto | Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.
Título: Memória Docente: uma construção a partir de narrativas com relação a educação das artes visuais em escolas rurais. Ano de Obtenção: 2009. |
Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: Vermelhar-se em mar: uma viagem-resistência com arte e ciência e formação de professores. Ano de obtenção: 2018. |
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: As metodologias de pesquisa com criança na escola: o “ouvir” como uma tendência. Ano de Obtenção: 2012. |
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Caroline Machado | Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Entre Memória e História: estudos sobre a infância em Walter Benjamin. Ano de Obtenção: 2006. |
Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: Sobre infância e sua educação: Walter Benjamin e Hannah Arendt. Ano de obtenção: 2012. Pós-doutorado em Literatura para a Infância. Universidade do Minho, UMinho, Portugal. Título: Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores. Ano de Obtenção: 2018 |
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Material Lúdico na Educação Infantil: um estudo sobre a distribuição e o uso de brinquedos e jogos nos NEIs de Florianópolis/SC. Ano de Obtenção: 1999. |
Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Concepções de didática nas publicações da área da educação Infantil no período de 2000-2014: uma investigação a partir da perspectiva da ontologia crítica. Ano de obtenção: 2018. |
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Elisandra de Souza Peres |
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, Santa Catarina, Brasil.
Título: Limites e possibilidades na Proposta Curricular de Santa Catarina: uma análise histórico-filosófica. Ano de Obtenção: 2008. |
Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Currículo e Emancipação: uma articulação possível? Ano de Obtenção: 2016. |
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A Educação Infantil na produção dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil: indicações pedagógicas das pesquisas para a educação da criança de 0 a 3 anos. Ano de Obtenção: 2000. |
Doutorado em Estudos da Criança. Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. Título: As concepções de criança nas pesquisas sobre a formação do professor de Educação Infantil no Brasil e do Educador de Infância em Portugal: tendências teóricas e metodológicas 1997-2003. Ano de obtenção: 2009. Estágio pós-doutoral em Serviço Social. Universidade Federal de Juiz de Fora. Supervisão: Professor Dr. Ronaldo Vielmi Fortes Título da pesquisa: A constituição do ser social do homem e suas implicações para o desenvolvimento humano. Ano de Obtenção: 2018-2019 . |
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Giseli Day | Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças. Ano de Obtenção: 2008. |
Doutorado em Teoria Literária. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: O Texto Visual: Processos de criação e fabulação nos desenhos infantis. Ano de obtenção: 2019. |
Josiana Piccolli | Mestrado em Educação (conceito CAPES 5). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O processo de mercadorização do brinquedo e as implicações para a educação na infância. Ano de Obtenção: 2006. |
Doutorado em Educação (conceito CAPES 5). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: O brinquedo como expressão objetiva dos processos de subjetivação contemporâneos, Ano de obtenção: 2015. |
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A idéia de autoridade na educação: uma perspectiva arendtiana. Ano de Obtenção: 2008. |
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Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Criança, Infância e Conhecimento Matemático: um estudo a partir da Teoria Histórico-Cultural. Ano de Obtenção: 2015. |
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Juliete Schneider | Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946-1969). Ano de Obtenção: 2008. |
Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: Formadores de professores: um estudo sobre os docentes do Curso de Pedagogia e sua relação com a educação básica. Ano de obtenção: 2014. |
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O professor de educação infantil: uma análise das concepções de docência na produção acadêmica. Ano de Obtenção: 2014. |
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Letícia Cunha da Silva | Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A Infância como Conteúdo Formativo no Curso de Pedagogia: Tendências, Dilemas e Possibilidades. Ano de Obtenção: 2016. |
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Mestrado em Educação. Universitat de Barcelona, UB, Espanha.
Título: O trabalho psicomotor com crianças que apresentam uma fragilidade na estruturação da totalidade corporal. Ano de Obtenção: 1996. |
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Especialização em Educação Infantil . Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 2010-2012
Título: “Professora quero desenhar”: O desenho infantil e seu processo de complexificação a partir da mediação docente. |
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Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: O “direito à infância na escola”: o estágio docente como campo de pesquisa. Ano de Obtenção: 2014. |
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. | |
Maria Raquel Barreto Pinto | Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A condição social do brincar na escola: O ponto de vista da criança. Ano de Obtenção: 2003. |
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Moema Helena Koche de Albuquerque | Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A Educação Infantil nos Currículos de Formação de Professores no Brasil. Ano de Obtenção: 2007. |
Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Manuel Jacinto Sarmento). Título: Formação Docente para Educação Infantil no Brasil: configurações curriculares nos cursos de Pedagogia. Ano de obtenção: 2013. |
Pricilla Cristine Trierweiller | Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A formação artístico-cultural do professor da educação infantil: experiências, trajetórias e significações. Ano de obtenção: 2008 |
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Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Crianças em contextos de violências sexuais: A gestão do atendimentos num programa sentinela de Santa Catarina. Ano de Obtenção: 2006. |
Doutorado em Psicologia (Conceito CAPES 5). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. com período sanduíche em École de Hautes Etudes Sciences Sociales- Université Toulouse Le Mirail – (Orientador: Agnès Fine). Título: Experiências e lições em uma vara criminal e juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher em Santa Catarina. Ano de obtenção: 2012. Pós doutorado Psicologia Social na Universidade Autónoma de Barcelona (UAB). Ano de obtenção: 2019. |
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Mestrado em Educação na área de “Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte” pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas – FE/UNICAMP. (Orientadora: Ana Maria Fonseca de Almeida; Co-orientador: Guilherme do Val Toledo Prado)
Título: A Roda de Conversa e o Processo Civilizador. Ano de obtenção: 2004. |
Doutorado em Educação Física na área de “Educação Física e Sociedade” pela Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas – FEF/UNICAMP. (Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto) Título: Uma aventura da alegria e do risco: Narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses. Ano de obtenção: 2018. |
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Rubia Vanessa Vicente Demetrio | Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras. Ano de Obtenção: 2016. |
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Saskya Carolyne Bodenmuller | Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: Orientações curriculares para a pequena infância na América Latina: uma análise da educação infantil obrigatória no Equador, Peru e Uruguai. Ano de Obtenção: 2017. |
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Thaisa Neiverth |
Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Título: A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis. Ano de Obtenção: 2009. |
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