Formação dos Docentes do NDI

PROFESSORES PESQUISA DE MESTRADO PESQUISA DE DOUTORADO

Andressa Joseane da Silva

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.  

Título: A Organização dos espaços na educação infantil e sua influência na expressão cultural das crianças de 0 a 3 anos. Ano de Obtenção: 2010.

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Angélica D’Avila Tasquetto Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.  

Título: Memória Docente: uma construção a partir de narrativas com relação a educação das artes visuais em escolas rurais. Ano de Obtenção: 2009.

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: Vermelhar-se em mar: uma viagem-resistência com arte e ciência e formação de professores. Ano de obtenção: 2018. 

Carolina Shimomura Spinelli

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: As metodologias de pesquisa com criança na escola: o “ouvir” como uma tendência. Ano de Obtenção: 2012.

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Caroline Machado Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: Entre Memória e História: estudos sobre a infância em Walter Benjamin. Ano de Obtenção: 2006.

Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: Sobre infância e sua educação: Walter Benjamin e Hannah Arendt. Ano de obtenção: 2012. 

Débora Cristina de Sampaio Peixe

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  

Título: Material Lúdico na Educação Infantil: um estudo sobre a distribuição e o uso de brinquedos e jogos nos NEIs de Florianópolis/SC. Ano de Obtenção: 1999.

Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: Concepções de didática nas publicações da área da educação Infantil no período de 2000-2014: uma investigação a partir da perspectiva da ontologia crítica. Ano de obtenção: 2018. 

Giandrea Reuss Strenzel

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: A Educação Infantil na produção dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil: indicações pedagógicas das pesquisas para a educação da criança de 0 a 3 anos. Ano de Obtenção: 2000.

Doutorado em Estudos da Criança. Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. 

Título: As concepções de criança nas pesquisas sobre a formação do professor de Educação Infantil no Brasil e do Educador de Infância em Portugal: tendências teóricas e metodológicas 1997-2003.  Ano de obtenção: 2009. 

Giseli Day Mestrado em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças. Ano de Obtenção: 2008.

 Doutorado em Teoria Literária. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: O Texto Visual: Processos de criação e fabulação nos desenhos infantis. Ano de obtenção: 2019.

Josiana Piccolli Mestrado em Educação (conceito CAPES 5). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: O processo de mercadorização do brinquedo e as implicações para a educação na infância. Ano de Obtenção: 2006.

Doutorado em Educação (conceito CAPES 5). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: O brinquedo como expressão objetiva dos processos de subjetivação contemporâneos, Ano de obtenção: 2015.

Jucilaine Zucco

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  

Título: A idéia de autoridade na educação: uma perspectiva arendtiana. Ano de Obtenção: 2008.

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Juliana da Silva Euzébio

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: Criança, Infância e Conhecimento Matemático: um estudo a partir da Teoria Histórico-Cultural. Ano de Obtenção: 2015.

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Juliete Schneider Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946-1969). Ano de Obtenção: 2008.

Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: Formadores de professores: um estudo sobre os docentes do Curso de Pedagogia e sua relação com a educação básica. Ano de obtenção: 2014. 

Juliane Mendes Rosa La Banca

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: O professor de educação infantil: uma análise das concepções de docência na produção acadêmica. Ano de Obtenção: 2014.

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Letícia Cunha da Silva Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A Infância como Conteúdo Formativo no Curso de Pedagogia: Tendências, Dilemas e Possibilidades. Ano de Obtenção: 2016.

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Ligia Mara Santos

Mestrado em Educação. Universitat de Barcelona, UB, Espanha. 

Título: O trabalho psicomotor com crianças que apresentam uma fragilidade na estruturação da totalidade corporal. Ano de Obtenção: 1996.

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Maria Eliza Chierighini Pimentel

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O “direito à infância na escola”: o estágio docente como campo de pesquisa. Ano de Obtenção: 2014.
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC.  Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 
Maria Raquel Barreto Pinto Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A CONDIÇÃO SOCIAL DO BRINCAR NA ESCOLA: O PONTO DE VISTA DA CRIANÇA. Ano de Obtenção: 2003.

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Moema Helena Koche de Albuquerque Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A Educação Infantil nos Currículos de Formação de Professores no Brasil. Ano de Obtenção: 2007.

Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Manuel Jacinto Sarmento). 

Título: Formação Docente para Educação Infantil no Brasil: configurações curriculares nos cursos de Pedagogia. Ano de obtenção: 2013.

Regina Ingrid Bragagnolo

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: CRIANÇAS EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIAS SEXUAIS: A GESTÃO DO ATENDIMENTO NUM PROGRAMA SENTINELA DE SANTA CATARINA. Ano de Obtenção: 2006.

Doutorado em Psicologia (Conceito CAPES 5). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. com período sanduíche em École de Hautes Etudes Sciences Sociales- Université Toulouse Le Mirail – (Orientador: Agnès Fine). 

Título: Experiências e lições em uma vara criminal e juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher em Santa Catarina. Ano de obtenção: 2012. 

Rodrigo Antonio Chioda 

 Mestrado em Educação na área de “Educação, Conhecimento, Linguagem e Arte” pela Faculdade de Educação FE/UNICAMP.

Título: A Roda de Conversa e o Processo Civilizador. Ano de obtenção: 2004.

Doutorado em Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas – FEF/UNICAMP. (Orientador: Marco Antonio Coelho Bortoleto). 

Título: UMA AVENTURA DA ALEGRIA E DO RISCO: Narrativas de um professor de educação física sobre o ensino das atividades circenses. Ano de obtenção: 2018.

Rubia Vanessa Vicente Demetrio Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras. Ano de Obtenção: 2016.

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Thaisa Neiverth

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis. Ano de Obtenção: 2009.

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