Formação dos Docentes do NDI

PROFESSORES PESQUISA DE MESTRADO PESQUISA DE DOUTORADO

Andressa Joseane da Silva

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Brasil.  

Título: A Organização dos espaços na educação infantil e sua influência na expressão cultural das crianças de 0 a 3 anos. Ano de Obtenção: 2010.

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Angélica D’Avila Tasquetto Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Brasil.  

Título: Memória Docente: uma construção a partir de narrativas com relação a educação das artes visuais em escolas rurais. Ano de Obtenção: 2009.

Doutorado em Educação Científica e Tecnológica (Conceito CAPES 6). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: Vermelhar-se em mar: uma viagem-resistência com arte e ciência e formação de professores. Ano de obtenção: 2018. 

Carolina Shimomura Spinelli

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: As metodologias de pesquisa com criança na escola: o “ouvir” como uma tendência. Ano de Obtenção: 2012.

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Caroline Machado Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: Entre Memória e História: estudos sobre a infância em Walter Benjamin. Ano de Obtenção: 2006.

Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: Sobre infância e sua educação: Walter Benjamin e Hannah Arendt. Ano de obtenção: 2012. 

Débora Cristina de Sampaio Peixe

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  

Título: Material Lúdico na Educação Infantil: um estudo sobre a distribuição e o uso de brinquedos e jogos nos NEIs de Florianópolis/SC. Ano de Obtenção: 1999.

Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: Concepções de didática nas publicações da área da educação Infantil no período de 2000-2014: uma investigação a partir da perspectiva da ontologia crítica. Ano de obtenção: 2018. 

Giandrea Reuss Strenzel

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: A Educação Infantil na produção dos programas de pós-graduação em Educação no Brasil: indicações pedagógicas das pesquisas para a educação da criança de 0 a 3 anos. Ano de Obtenção: 2000.

Doutorado em Estudos da Criança. Universidade do Minho, UMINHO, Portugal. 

Título: As concepções de criança nas pesquisas sobre a formação do professor de Educação Infantil no Brasil e do Educador de Infância em Portugal: tendências teóricas e metodológicas 1997-2003.  Ano de obtenção: 2009. 

Giseli Day Mestrado em Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A produção de desenhos na proposta pedagógica para educação infantil: que lugar ocupam as crianças. Ano de Obtenção: 2008.

Doutorado em andamento em Doutorado em Teoria Literária. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

José Ricardo Silva

Mestrado em Educação. Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, UNESP, Brasil. 

Título: A brincadeira na Educação Infantil: uma experiência de pesquisa-intervenção. Ano de Obtenção: 2012.

Doutorado em Educação (Conceito CAPES 5). 

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, UNESP, Brasil. 

Título: O movimento do bebê na creche: indício orientador do trabalho docente. Ano de obtenção: 2017.

Josiana Piccolli Mestrado em Educação (conceito CAPES 5). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.

Título: O processo de mercadorização do brinquedo e as implicações para a educação na infância. Ano de Obtenção: 2006.

Doutorado em Educação (conceito CAPES 5). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: O brinquedo como expressão objetiva dos processos de subjetivação contemporâneos, Ano de obtenção: 2015.

Jucilaine Zucco

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.  

Título: A idéia de autoridade na educação: uma perspectiva arendtiana. Ano de Obtenção: 2008.

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Juliana da Silva Euzébio

Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC. Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: Criança, Infância e Conhecimento Matemático: um estudo a partir da Teoria Histórico-Cultural. Ano de Obtenção: 2015.

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Juliete Schneider Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A democratização do acesso ao ensino secundário pela expansão do ciclo ginasial normal em Santa Catarina (1946-1969). Ano de Obtenção: 2008.

Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: Formadores de professores: um estudo sobre os docentes do Curso de Pedagogia e sua relação com a educação básica. Ano de obtenção: 2014. 

Juliane Mendes Rosa La Banca

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: O professor de educação infantil: uma análise das concepções de docência na produção acadêmica. Ano de Obtenção: 2014.

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Letícia Cunha da Silva Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A Infância como Conteúdo Formativo no Curso de Pedagogia: Tendências, Dilemas e Possibilidades. Ano de Obtenção: 2016.

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Ligia Mara Santos

Mestrado em Educação. Universitat de Barcelona, UB, Espanha. 

Título: O trabalho psicomotor com crianças que apresentam uma fragilidade na estruturação da totalidade corporal. Ano de Obtenção: 1996.

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Maria Eliza Chierighini Pimentel

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil.
Título: O “direito à infância na escola”: o estágio docente como campo de pesquisa. Ano de Obtenção: 2014.
Doutorado em andamento em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC.  Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 
Maria Raquel Barreto Pinto Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A CONDIÇÃO SOCIAL DO BRINCAR NA ESCOLA: O PONTO DE VISTA DA CRIANÇA. Ano de Obtenção: 2003.

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Moema Helena Koche de Albuquerque Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A Educação Infantil nos Currículos de Formação de Professores no Brasil. Ano de Obtenção: 2007.

Doutorado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil, com período sanduíche em Universidade do Minho (Orientador: Manuel Jacinto Sarmento). 

Título: Formação Docente para Educação Infantil no Brasil: configurações curriculares nos cursos de Pedagogia. Ano de obtenção: 2013.

Pricilla Cristine Trierweiller

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A formação artístico-cultural do professor da educação infantil: Experiências, trajetórias e significações. Ano de Obtenção: 2008.

Doutorado em andamento em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: O Sentido Dialógico do Sensível e do Inteligível na Formação Estética dos/as Professores/as da Infância. 

Regina Ingrid Bragagnolo

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: CRIANÇAS EM CONTEXTOS DE VIOLÊNCIAS SEXUAIS: A GESTÃO DO ATENDIMENTO NUM PROGRAMA SENTINELA DE SANTA CATARINA. Ano de Obtenção: 2006.

Doutorado em Psicologia (Conceito CAPES 5). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. com período sanduíche em École de Hautes Etudes Sciences Sociales- Université Toulouse Le Mirail – (Orientador: Agnès Fine). 

Título: Experiências e lições em uma vara criminal e juizado de violência doméstica e familiar contra a mulher em Santa Catarina. Ano de obtenção: 2012. 

Rubia Vanessa Vicente Demetrio Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A dimensão corporal na relação educativa com bebês: na perspectiva das professoras. Ano de Obtenção: 2016.

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Thaisa Neiverth

Mestrado em Educação (Conceito CAPES 4). Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. 

Título: A transição do financiamento das creches conveniadas em Florianópolis. Ano de Obtenção: 2009.

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