Projeto de extensão Infância e Literatura: Memória dos piqueniques literários e vídeo de contação de poemas

21/05/2021 10:41

O Projeto de Extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores, rememora o segundo piquenique literário e apresenta um vídeo de contação de poemas, com as professoras Caroline Machado, Juliete Schneider, Lilane Chagas, Rosiane Machado, Rubia Demetrio e Saskya Bodenmuller.

 

No segundo piquenique literário, em 2014, optamos por enfatizar os poemas, esse gênero textual que, apesar de tanta proximidade com a experiência infantil, muitas vezes encontra pouco espaço nas instituições de educação ou é demasiadamente instrumentalizado.

Convidamos toda a comunidade à fruição de poemas (para todas as idades!) de vários poetas e poetisas brasileiros: Paulo Leminski, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Manoel de Barros, Ferreira Gullar, Alice Ruiz, Conceição Evaristo, José Paulo Paes, Marina Colasanti, Lalau e Laurabeatriz, entre outros.

“O poeta dizia que os versos libertam as coisas. Que quando percebemos a poesia de uma pedra, libertamos a pedra de sua “pedridade”. Salvamos tudo com a beleza. Salvamos tudo com poemas. Olhamos para um ramo morto e ele floresce. Estava apenas esquecido de quem era. Temos de libertar as coisas. Isso é um grande trabalho” (Vamos comprar um poeta, de Afonso Cruz).

 

Antologia ilustrada da poesia brasileira para crianças de qualquer idade

A multiartista Adriana Calcanhoto inaugura, com essa Antologia ilustrada da poesia brasileira para crianças de qualquer idade (Editora Casa da Palavra, 2013), sua carreira de escritora e ilustradora. Composto por 48 poemas de impressionante variedade formal, como observa Eduardo Coelho em sua apresentação do livro: poesia “metrificada e rimada; em versos livres, com linguagem mais prosaica; textos sintéticos e visuais, típicos da poesia concreta ou, no caso dos haicais, em diálogo com a poesia japonesa”. Apresentando diferentes gerações de poetas, representantes de distintos momentos da literatura brasileira (entre os séculos XIX e XXI), a autora faz valer o que propõe no subtítulo do livro: oferecer poesia para qualquer idade. Ao final da publicação, antes da bibliografia, encontramos curtas biografias dos poetas que incluem indicações de suas principais obras. Em 2014, o livro teve sua relevância reconhecida recebendo, entre outros, o prêmio da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil – FNLIJ de melhor livro de Poesia.

Livro: Antologia ilustrada da poesia brasileira

Organização e ilustração: Adriana Calcanhotto

Editora Casa da Palavra (2013) e Edições de Janeiro (2014)

Resenha de Caroline Machado

Referências:

CALCANHOTTO, Adriana. Antologia ilustrada da poesia brasileira para crianças de qualquer idade. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2013. 136p.

CALCANHOTTO, Adriana. Antologia ilustrada da poesia brasileira para crianças de qualquer idade. Rio de Janeiro: Edições de Janeiro, 2014. 144p.

MACHADO, Caroline. Poesia brasileira para crianças de qualquer idade. In: DEBUS, E.; SPENGLER, M. L. P.; SILVEIRA, R. de F. K. (Orgs.). – 1 ed. – Tubarão (SC): Copiart, 2020. p. 66-71.