Cursos de Especialização em Educação Infantil

INFORMAÇÕES CURSOS DE ESPECIALIZAÇÃO

I Edição do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Período: 2010-2012

Coordenadoras: Profª Marilene Dandolini Raupp, Profª Eloisa Helena Teixeira Fortkamp (2010) e Profª. Giseli Day (2011-2012)

Polos atendidos: Florianópolis, Chapecó e Joinville

Número de concluintes: 125

Publicações decorrentes:

• COUTINHO, Angela Scalabrin, DAY, Giseli, WIGGERS, Verena (Orgs.). Práticas pedagógicas na educação infantil: diálogos possíveis a partir da formação profissional. São Leopoldo: Oikos; Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. 372 p.
  • FLÔR, Dalânea C. e DURLI, Zenilde (Org.). Educação Infantil e formação de professores. Florianópolis: Editora da UFSC, 2012. 256 p.
  • VAZ, Alexandre F. e MOMM, Caroline M. (Orgs.). Educação infantil e sociedade: questões contemporâneas. Nova Petrópolis: Nova Harmonia, 2012. 189p.
  • PEIXE, Débora Cristina de Sampaio; NEIVERTH, Thaisa. Creches Catarinenses: experiências de formação e práticas pedagógicas. CEEI/NDI/CED/MEC. Núcleo de Publicações. UFSC. Blumenau: Nova Letra , 2013.

II Edição do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Período:2012-2014

Coordenadoras: Soraya Franzoni Conde e Regina Ingrid Bragagnolo

Polos atendidos: Florianópolis e Araranguá

Número de alunos concluintes: 46

Publicações decorrentes:

• PEIXE, Débora Cristina de Sampaio; BRAGAGNOLO, Regina Ingrid; CONDE, Soraya Franzoni (orgs). Desafios e perspectivas da formação continuada de professores de educação infantil em Santa Catarina. Florianópolis: NUP/UFSC, 2016.
  • PINTO, Maria Raquel Barreto; RAUPP, Marilene Dandolini (orgs). Educação Infantil: reflexões decorrentes de um processo de formação continuada. Florianópolis: NUP/UFSC, 2017.

III Edição do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil

Período: 2014-2016

Coordenadores: Jodete Bayer Gomes Fullgraf, Profª Eloisa Helena Teixeira Fortkamp e Verena Wiggers

Polos atendidos: Balneário Camboriú e Tubarão

Número de alunos concluintes: 60

Publicações decorrentes:

• FORTKAMP, E. H. T.; FULLGRAF, J. B.G; WIGGERS, V. Educação Infantil: alguns aspectos que constituem o debate. Tubarão: Copiart: Unisul, 2017. 232p.
  • STRENZEL, G. R; SPINELLI, C. S. ; PIMENTEL, M. E. C. (Orgs.) . Educação infantil e formação continuada: reflexões sobre a prática docente. 1. ed. Florianópolis: NUP/CED/UFSC, 2017. 320p .

Para ter acesso à documentação produzida clique neste link.