Divulgação do Projeto de Pesquisa: “Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores”

28/05/2021 14:12

Projeto de Pesquisa “Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores”

Tomando a literatura como importante mediador entre a criança e a cultura, destacamos, como objetivo central deste trabalho aprofundar o conhecimento sobre a relação entre infância e experiência estética, considerando principalmente a literatura na formação de bebês e crianças pequenas (0 a 3 anos), de forma a buscar a geração de bases teórico-metodológicas para o trabalho com essa faixa-etária. Nessa direção, a pesquisa dialoga com o projeto de extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores (2011-atual) e dá continuidade e aprofundamento à pesquisa de pós-doutorado da professora Caroline Machado, também intitulada Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores (2018). Partimos da reflexão sobre a relação entre infância e experiência, com destaque para a relação que as crianças estabelecem com os livros, na obra do filósofo Walter Benjamin. A investigação do par conceitual nomeado, possibilitará ampliar e aprofundar conceitos fundamentais para esse estudo que emergem da articulação das atividades de ensino, pesquisa e extensão: experiência, narrativa, arte, infância, literatura, estética, mediação, censura/interdição, entre outros. Espera-se que os resultados beneficiem o trabalho de ensino, pesquisa e extensão em desenvolvimento, especificamente, mas não só nesta Universidade, refletindo diretamente na educação dos pequenos leitores, mas também na formação dos professores que com eles atuam.

Integrantes: Caroline Machado (Coordenadora), Eduarda Sedrez Schollemberg (Acadêmica de Letras/UFSC), Juliete Schneider, Letícia Cunha da Silva, Lilane Maria de Moura Chagas (MEN/CED/UFSC), Rosiane Pinto Machado (UMinho/UFSC), Rubia Vanessa Vicente Demetrio.

Período de desenvolvimento: maio/2020 a março/2022.

Para mais informações, é possível entrar em contato com a coordenação do projeto de pesquisa no seguinte endereço: carolmachadom@yahoo.com.br.