SIGPEX

O SIGPEX (Sistema Integrado de Gerenciamento de Projetos de Pesquisa e de Extensão) foi desenvolvido para o registro dos projetos de pesquisa e extensão realizados na Universidade Federal de Santa Catarina de forma mais eficiente e dinâmica, com várias funcionalidades visando à facilidade de preenchimento e de obtenção de relatórios para que sirva como instrumento de gestão.

Visando à transparência e ao acesso rápido aos projetos de pesquisa pela comunidade externa, é possível ver a lista dos projetos em desenvolvimento à medida que eles forem sendo registrados no novo sistema.

Abaixo é possível ter maiores informações sobre o SIGPEX além de um FAQ com respostas a dúvidas frequentes

Dúvidas frequentes:

  • O projeto de pesquisa do Sigpex não está aparecendo no PAAD, como proceder?
    O PAAD (gerenciado pela Prograd) é alimentado pelos registros do Sigpex (gerenciado pela Propesq), porém não o faz automaticamente. Primeiro verifique, no Sigpex, se o projeto está em um dos status abaixo, que são importados pelo PAAD: 1. Aprovado; 2. Ativo; 3. Atrasado; 4. Relatório final em preenchimento; 5. Relatório final em aprovação; 6. Encerrado. De acordo com a página de ajuda do PAAD, é necessário que seja acionado (por quem gerencia o PAAD no departamento) o botão “Recarregar informações” para que o projeto registrado no Sigpex entre no PAAD. Se essa ação não efetivar a alteração necessária, orientamos que entre em contato com a Prograd: den.prograd@contato.ufsc.br
  • Como ocorre o trâmite de aprovação acadêmica de projetos, realizado no SIGPEX?
    O processo de revisão e aprovação no Sigpex segue a sequência: o coordenador de pesquisa e o chefe de departamento entrarão no sistema através de seus próprios idUFSC e a aprovação deverá ser feita primeiro pelo coordenador de pesquisa e depois pelo chefe de departamento, após aprovação do colegiado.
  • Professores substitutos podem coordenar e/ou participar de um projeto de pesquisa?
    De acordo com o contrato de trabalho, os professores substitutos são contratados para substituir um professor efetivo para atuar no ensino, ou seja, em sala de aula. Dessa forma, professores substitutos não podem ser coordenadores nem participantes de projetos de pesquisa.
    Caso o professor substituto tenha vinculação como aluno da UFSC, poderá ser incluído como participante, ou – ainda – ser incluído como participante externo.
  • Meu projeto está com status Atrasado, como devo proceder?
    O status “Atrasado” foi criado a fim de identificar os projetos de pesquisa que alcançaram a data de término, mas ainda não foram finalizados com o relatório.
    Para sair do status “atrasado”, o coordenador do projeto tem duas opções:
    – providenciar o envio do relatório final
    ou
    – ampliar o prazo de término do projeto de pesquisa, clicando em “devolver para revisão” – conforme as orientações do FAQ.Dessa forma, os e-mails deixarão de ser enviados, uma vez o relatório entregue ou o prazo do projeto ampliado.
  • Como faço para ativar meu projeto? Qual o prazo para ativá-lo e o que fazer em caso de cancelamento?
    O projeto – somente após ser aprovado pelo coordenador de pesquisa e pelo departamento – deverá ser ativado pelo coordenador do projeto, indicando o seu início efetivo, no prazo máximo de 90 dias após a data de previsão de início. Para realizar esse procedimento, o coordenador do projeto deverá clicar no botão “Informar início efetivo” e selecionar a data.Após 60 dias da data de previsão de início, o sistema irá enviar uma notificação informando sobre a necessidade de informar o início efetivo em até 30 dias.
    Caso não seja informado o início efetivo dentro do prazo limite de 90 dias,  o projeto será cancelado.
    O coordenador do projeto poderá clicar em “devolver para revisão”, atualizar as informações e enviar novamente para aprovação.
  • Qual a duração máxima de um projeto no Sigpex?
    Os projetos de pesquisa no Sigpex não estão mais limitados a cinco anos. Entretanto, lembramos que, a cada quatro anos, um relatório deverá ser anexado, conforme a Resolução de Pesquisa.

Maiores informações em https://atendimento.ufsc.br/otrs/public.pl?;Action=PublicFAQExplorer;CategoryID=32;SortBy=FAQID;Order=Down;StartHit=1