NDI – Núcleo de Desenvolvimento Infantil
  • Fase 3: veja como foi a retomada das aulas presenciais no NDI

    Publicado em 15/02/2022 às 17:59

    O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC) iniciou as atividades de ensino presencial para mais de 180 alunos, com idades entre três meses e seis anos, nesta segunda-feira, 14 de fevereiro. O NDI ingressa, assim, na Fase 3 de combate à Pandemia de Covid-19 na UFSC a partir dessa data.

    Tiago Aurélio Alves e Paulo Eduardo Botelho do DAS/PRODEGESP, reunidos com Juliane Mendes Rosa La Banca, diretora do NDI e Isabel Cristina da Rosa, coordenadora administrativa do NDI. (Foto: Dyego Anderson Silva Pereira)

    Cuidados com a saúde

    O retorno às atividades 100% presenciais no NDI demanda cuidados em tempo integral para garantir a saúde plena dos trabalhadores e alunos. A Portaria Normativa nº 423/2022/GR, publicada em 4 de fevereiro, apresentou as regras para o ingresso na Fase 3 do NDI e do Colégio de Aplicação (CA). O CA ingressou na Fase 3 em 10 de fevereiro.

    Dentre os cuidados estão os protocolos de distanciamento, uso de máscaras e vacinação dos trabalhadores, e também a realização de testes para detectar casos de Covid-19 dentre os trabalhadores. Nesta terça-feira, dia 15, todos os servidores e estagiários passaram pela testagem. A equipe da enfermagem do NDI, atuando em parceria com o Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp) também conduz casos suspeitos e confirmados, além de terem atualizado os protocolos sanitários, que foram compartilhados com toda a comunidade escolar.

    “O retorno às aulas aqui no NDI está sendo muito gratificante, porque estamos conseguindo observar nas crianças uma colaboração incrível. Elas estão fazendo o uso adequado da máscara, dentro do possível, estão preocupadas no uso do álcool gel e na lavagem das mãos. É interessante observar que elas vem de casa com esses cuidados. Então a gente entende que as famílias estão sendo nossas parceiras nesse processo”, explica Karla Gomes Sifroni, enfermeira do NDI.

    Acolhimento

    Parque do módulo I. (Foto: Juliane Mendes Rosa La Banca)

    Os primeiros dias de aula, conforme planejamento do Núcleo, são marcados por atividades de inserção das crianças e famílias no espaço escolar, prevendo períodos de adaptação e acolhimento. “Os horários são organizados de forma diferenciada, com a possiblidade da presença das famílias conforme a faixa etária e as necessidades das crianças. Para muitas famílias é o primeiro momento de separação de seus filhos, então todo o trabalho pedagógico é pensado para garantir a segurança e o acolhimento desse processo”, explica a diretora Juliane Mendes Rosa La Banca. “Tivemos um grande trabalho no planejamento e preparação dos ambientes para receber as crianças e famílias de forma segura e acolhedora”, ressalta.

     

    Roberta Krahe Edelweiss é mãe do Martin, de 10 meses. Ela conta que o período de adaptação é difícil, mas se sente acolhida pela equipe do NDI. “Eu estou muito feliz. Esse ambiente é muito lindo e muito alegre, cheio de estímulos. O carinho que ele está recebendo e a atenção. Todo mundo está bem preparado. Eu achei que ia ser mais difícil. Estou com o coração partido de deixar ele aqui e sair da sala. É o primeiro momento que a gente se separa. Mas a gente fica muito confortável porque ele está em ótimas mãos e com muito cuidado”, conta.

     

    Parque da frente do NDI. (IFoto: Juliane Mendes Rosa La Banca)

    Outros grupos de crianças maiores também receberam novos alunos. “Crianças entre quatro e seis anos de idade também têm necessidade de adaptação, portanto o planejamento pedagógico do NDI também considera as necessidades das crianças e famílias nesse contexto inicial de criação de vínculos com a nova professora e os novos estagiários, de socialização com os colegas e de exploração dos espaços, materiais e brinquedos”, complementa a diretora Juliane.

    Daniele Detanico, mãe do Pedro Lucca de 7 meses, conta que ter sido sorteada para a vaga no NDI foi motivo de comemoração na família. “A gente ficou super feliz por ter conseguido a vaga, por ser um lugar bem bacana, com uma proposta pedagógica bem diferenciada. Esse primeiro momento tem sido um desafio mais pros pais do que propriamente para as crianças. Mas pra minha surpresa ele ficou super à vontade com as professoras e aí a gente vai vendo ao longo da semana como ele vai se comportando. Mas a expectativa é muito boa. A cada dia ele vai se soltando um pouco mais,” relata.

    Fila para testagem de trabalhadores. (Foto: Juliane Mendes Rosa La Banca)


    “Esta está sendo a primeira experiência na minha filha no NDI e o que a gente sente já de diferença é na inclusão, na preocupação no bem estar com a criança. Ela está à vontade, tá curtindo o espaço, e tem a liberdade de se sentir bem antes que a gente vá embora, o que é muito vantajoso pra ela. Agradeço muito pela oportunidade de estar aqui”, conta Carla Alecssandra Bruckmann, mãe da Alice Leona, de quatro anos.

    Professoras e famílias relataram a saudade da interação presencial. A professora Andressa Joseane da Silva conta que a expectativa pelo primeiro dia de aulas era grande. “Eu senti falta de estar no presencial com as crianças e estou na expectativa de poder ter esse trabalho letivo com as crianças como já costumávamos ter. Tenho curiosidade de saber como será o retorno das crianças. De saber qual será o impacto de todo esse tempo distante da convivência com outras crianças, de saber as outras experiências que elas tiveram na escola. Enfim, como é esse retorno para as crianças. No período de inserção, que no meu grupo está sendo muito tranquilo, umas das coisas que tenho me interessado é nesse retorno das crianças, como elas vão se comportar, que experiências vão relatar, quais vão ser os interesses. Tenho registrado esse movimento e falas das crianças nesse momento de retorno presencial”, conta.

    Ana La Banca Francisco, aluna do NDI (Foto: Juliane Mendes Rosa La Banca)

    Os primeiros dias já foram preenchidos de sorrisos, sons, conversas e muita animação. A diretora Juliane relata que o momento de brincar no parque da escola preenche de vida o pátio do NDI. “Reencontro com os amigos, a hora de brincar no parque, que é uma unanimidade entre os pequenos. Ainda de máscaras, tomando cuidado e seguindo as orientações, o reencontro com o ambiente escolar e com tudo o que ele representa na aprendizagem e desenvolvimento das crianças faz valer a pena todo o trabalho dispendido para que o NDI pudesse iniciar a fase 3”, pontua.

    “Eu trabalho no NDI há aproximadamente 23 anos. Esse momento antes do início das aulas foi de muita preparação, muita preocupação em garantir o conforto, a segurança e a qualidade do trabalho, questões que sempre foram prioritárias para o NDI. E agora quando pudemos receber as crianças de uma forma 100% presencial, todo esse trabalho que envolve reuniões, discussões e cuidado minucioso com todos os detalhes, passa a fazer sentido. Eu me sinto muito contente em estar aqui, pois a equipe toda pegou junto e vestiu a camisa e agora podemos estar nesse momento de escutar os risos, os gritos, as corridas, todo esse movimento dentro da escola,”  diz o assistente em administração do NDI, Gilberto Lopes Lerina.

    Para Ana La Banca Francisco, de cinco anos, a experiência é muito simples de definir: “O primeiro dia de aula foi ótimo! No NDI eu gosto de brincar e de fazer aventuras”, sorri

    com contribuições e fotos do NDI


  • Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) inicia 2022 100% presencial em 14 de fevereiro

    Publicado em 09/02/2022 às 11:44

    O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) iniciará o ano letivo de 2022 de forma 100% presencial a partir de 14 de fevereiro. A data marca a entrada na Fase 3 com o retorno às atividades presenciais, acompanhadas de uma série de medidas visando preservar a saúde da comunidade, entre as quais está a exigência de comprovante de vacinação para os trabalhadores.

    Todos os servidores docentes e técnicos administrativos em educação, estagiários, colaboradores terceirizados e qualquer trabalhador que realize atividades no NDI e no CA deverão apresentar comprovação de que realizaram o ciclo vacinal completo de imunização contra a Covid-19 até a data de início das atividades presenciais. A determinação está expressa na Portaria Normativa nº 423/2022/GR.

    Quem não puder ser vacinado contra a Covid-19 por contraindicação médica deverá encaminhar à Comissão Médica um atestado justificando a condição, conforme as orientações contidas no site Prodegesp Coronavírus. Os servidores que recusarem a vacinação contra a Covid-19 não poderão frequentar o ambiente escolar e estarão sujeitos “às medidas administrativas cabíveis” definidas na Portaria Normativa nº 424/2022/GR.

    A forma e os procedimentos para a comprovação de vacinação por parte dos servidores da UFSC estão contidos na Portaria Normativa nº 422/2022/GR. Os procedimentos de envio digital dos documentos estão disponíveis na página Setic.ufsc.br/vacina.

    Todas as Portarias citadas que detalham e regulamentam o funcionamento das atividades presenciais (PN nº 421/2022/GR, PN nº 422/2022/GR, PN nº 423/2022/GR, PN nº 424/2022/GR) podem ser consultadas no link: https://boletimoficial.paginas.ufsc.br/files/2022/02/BO-UFSC_07.02.2022.pdf. Iremos apresentar os desdobramentos dessas portarias para o NDI e as orientações para o nosso funcionamento na reunião de boas-vindas que acontecerá amanhã, dia 09/02/2022, às 18h30m pelo link https://youtu.be/nDMtuaqv4B4

    Medidas sanitárias

    Além do comprovante de vacinação, a retomada das aulas presenciais no NDI segue as medidas sanitárias indicadas no Plano de Contingência da escola que está sendo atualizado a partir das orientações das mencionadas portarias. A ocupação das salas de aula e dos ambientes administrativos será feita com base nas medições de trocas de ar realizadas nas escolas, sendo dispensado o distanciamento por metro quadrado. Cada ambiente terá sinalização visual indicando a capacidade de ocupação simultânea.

    O uso de máscaras de proteção facial por todos os envolvidos nas atividades presenciais continua obrigatório. As máscaras deverão ser usadas durante todo o período de permanência nas escolas e poderão ser retiradas rapidamente apenas para alimentação e hidratação. As escolas deverão providenciar dispensadores de álcool em gel em diversos pontos das unidades e intensificar a higienização dos ambientes e equipamentos, principalmente os de uso comum.

    Servidores que apresentarem sintomas gripais sugestivos de Covid-19 ou que tiverem contatos de risco (sem uso de máscara) com pessoas contaminadas deverão comunicar o fato à chefia imediata e ao Departamento de Atenção à Saúde (DAS) por meio do e-mail coronavirus.das@contato.ufsc.br. Neste caso, deverão permanecer afastados das atividades presenciais até a confirmação do diagnóstico por teste RT-PCR realizado pelo Laboratório de Biologia, Microbiologia e Sorologia do Centro de Ciências da Saúde (LBMMS).

    A testagem poderá ser aplicada a alunos com sintomas gripais ou que tiveram contatos de risco. No caso de confirmação do diagnóstico, apenas o servidor ou aluno contaminado deverá submeter-se aos protocolos e cuidados, como o isolamento social.

    As unidades deverão organizar equipes de saúde, que ficarão encarregadas, entre outras coisas, de fiscalizar a correta utilização das máscaras e realizar o monitoramento diário dos servidores e estudantes para identificar quem apresenta sintomas gripais, isolando-os, indicando a realização de trabalho ou ensino remoto e comunicando a Vigilância Epidemiológica.

    Adaptado a partir de: https://noticias.ufsc.br/2022/02/colegio-de-aplicacao-e-ndi-voltam-as-aulas-presenciais-com-exigencia-de-comprovante-de-vacinacao-para-trabalhadores/#more-233927


  • Convocações dos Editais 01/NDI/2021 (Irmãos) e 02/NDI/2021 (Vagas gerais e reservadas)

    Publicado em 04/02/2022 às 11:09

     

    Edital de vagas 02/NDI/2021 – Vagas gerais e reservadas 2022

    Para acompanhar as convocações e homologações de matrícula anteriores de vagas gerais e reservadas, clique aqui.

    Edital de vagas 01/NDI/2021 – Rematrícula e vagas de irmãos para o ano letivo 2022

    Para acompanhar as convocações e homologações de matrícula, clique aqui.


  • Convite para a formação “Ações afirmativas na Educação Básica: por que sim?”

    Publicado em 03/02/2022 às 20:25

    O Núcleo de Desenvolvimento e o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina, convida a comunidade escolar dos dois colégios de aplicação para discutirmos as “Ações afirmativas na Educação Básica: por que sim?”.

    A formação ocorrerá no dia 04/02/2022, das 13:30 as 16:30 a partir do link https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/e-direcao-do-ca.

    Obs.: No caso de lotação da sala, a reunião poderá ser acompanhada pelo seguinte link no Google Meet: https://meet.google.com/yaq-gxnb-yci


  • Reunião de apresentação institucional e esclarecimentos sobre o período de inserção

    Publicado em 03/02/2022 às 20:24

    O Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina, convida as famílias dos alunos regularmente matriculados no NDI para a reunião de apresentação institucional e esclarecimentos sobre o período de inserção.

    A reunião ocorrerá na quarta feira, dia 09/02/2022, às 18h30m, antes das entrevistas iniciais para início do ano letivo.

    A apresentação se dará com transmissão para o Youtube, a partir do link: https://youtu.be/nDMtuaqv4B4


  • Projeto de Literatura seleciona bolsista

    Publicado em 03/02/2022 às 20:21

    A professora ­­­Caroline Machado­­­­­­­, no uso de suas atribuições, conforme disposto no EDITAL Nº 10/2021/PROEX (PROBOLSAS 2022) torna pública a abertura das inscrições destinadas a classificar alunos que irão desenvolver atividades de extensão no âmbito do Projeto Literatura e Infância: experiência estética e formação de pequenos leitores.

    O edital pode ser acessado por meio do documento disponível aqui.

    Inscrições deferidas, clique aqui.

    Resultado final da seleção, clique aqui.


  • Divulgação do curso de extensão: Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil

    Publicado em 03/02/2022 às 18:03

    Prezada comunidade escolar.

    Segue para ampla divulgação a pedido da Profª Drª Débora Cristina de Sampaio Peixe divulgação do curso de extensão: Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil que ocorrerá de 03 de março a 30 de junho ocorrerá esta oportunidade de formação no âmbito de um curso no canal do Histedbr (https://www.youtube.com/c/histedbroficial) focalizando a PHC e a THC, com mais de 10 universidades públicas parceiras, dentre elas a Ufscar e a UFSC em que serão abordados temas como “Ciência e suas implicações para o currículo” e “A didática na Educação Infantil”. Os encontros serão às quintas-feiras e as inscrições são gratuitas.

    #paratodosverem: A imagem traz três crianças ao fundo, sorrindo, e as informações na frente da imagem. Divulga-se o curso de extensão “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil” que ocorrerá de 03 de março a 30 de junho com encontros semanais às quintas-feiras a partir do canal no Youtube do HistedBR (https://www.youtube.com/c/histedbroficial), das 09:00 as 12:00 com certificação de 60 horas. As inscrições são gratuitas de 23/02/2022 a 10/03/2022 a partir do link: http://inscricoes.ufsc.br/activities/7142.

     


  • Convite para Assembleia da Comunidade Escolar do NDI

    Publicado em 03/02/2022 às 9:17

    O Núcleo de Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Catarina, convida a comunidade para a “Assembleia da Comunidade Escolar do NDI”, a ser realizada nesta quinta-feira, 03/02/2022, às 18h00m a partir do link: https://meet.google.com/psm-qeoz-uxi, com transmissão em tempo real pelo Youtube a partir do link: https://youtu.be/QDIByH3LcK4

    A Assembleia como pauta as condições de funcionamento do NDI em 2022: 1- Informe sobre a ação no Ministério Público em relação à contratação de profissionais; 2- Informe sobre as obras e reformas; 3- Informe sobre a constituição da APP – Associação de Pais e Profissionais; 4- Aspectos sanitários e orientações de biossegurança – Fase 3 no NDI; 5- Adequação do horário de funcionamento do NDI.

    Além de discutir a constituição de comissão formada por famílias, técnicos e docentes para pensar em ações e estratégias para viabilizar a ampliação do horário de atendimento educacional às crianças.

     


  • Colégio de Aplicação e NDI preparam estruturas para início das aulas presenciais em fevereiro

    Publicado em 28/01/2022 às 16:17

    Notícia disponível no “Notícias da UFSC”, clicando aqui.

    Visita de gestores ao Colégio de Aplicação nesta quinta-feira, 27. (Foto: Agecom/UFSC)

    O Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC receberam as equipes da Administração Central e do Centro de Ciências da Educação (CED) nesta quinta-feira, 27 de janeiro, para uma visita às estruturas e para conhecer as rotinas de preparação dos espaços para receber a comunidade escolar. O CA inicia o ano letivo em 10 de fevereiro e o NDI no dia 14 de fevereiro, com aulas presenciais para todos os alunos.

    Dentre os esforços das unidades escolares estão a adequação e manutenção do espaço físico e a definição de protocolos para o convívio presencial – como o uso de máscaras do tipo PFF2, vacinação e testagem dos servidores.

    No Colégio de Aplicação, por exemplo, a Direção anunciou às famílias que o retorno presencial será para todos os alunos, e não haverá ensino remoto síncrono. O Colégio está definindo a ocupação das salas de aula de acordo com as medições de qualidade do ar e espera receber uma comunidade de 1.882 pessoas, sendo 956 alunos e 115 professores. Serão fornecidas máscaras PFF2 para os docentes, técnicos, estagiários e estudantes em vulnerabilidade socioeconômica cadastrados no setor de Serviço Social junto ao Colégio.

    Edson de Souza, diretor do Colégio de Aplicação e Cátia Carvalho, reitora em exercício visitam projeto do CA. (Foto: Agecom/UFSC)

    O diretor do CA, Edson Souza de Azevedo, salienta que a ventilação dos ambientes e os cuidados nos locais de alimentação estão entre as prioridades. “Alteramos os nossos refeitórios, para proporcionar uma circulação mais segura entre as turmas do ensino médio e fundamental, e estamos prevendo que todas as salas de aula possam ter ventilação adequada, com portas e janelas abertas e os aparelhos de ar condicionado ligados no modo ventilação”, explica o diretor. “O planejamento de como será o funcionamento do CA com o ensino presencial para todos está em andamento, e pedimos às famílias que mantenham-se atentos às informações que estamos divulgando no site do Colégio”, ressaltou.

    O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), que recebe uma comunidade de 305 pessoas, sendo 212 crianças de 3 meses a 6 anos, prepara os ambientes com ampla circulação de ar e com reformas no espaço físico. As equipes serão recebidas na próxima semana para a definição de turmas e atividades de planejamento pedagógico.

    Visita ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) nesta quinta-feira. (Foto: Agecom/UFSC)

    A diretora do NDI, Juliane La Banca informa que há grande antecipação das equipes para receber as crianças. “O momento é de expectativa e também de apreensão, com a alta dos casos de Covid-19. Mesmo assim, estamos confiantes e com esperança nas camadas de proteção – a vacinação que agora chega às crianças de mais de 5 anos, vacinação e testagem das equipes e uso de máscaras e atenção à qualidade do ar. Avaliamos positivamente o período que tivemos no final de 2021 de atividades presenciais em revezamento, apesar dos desafios que surgiram e que enfrentaremos em 2022. Mesmo assim, foi muito positivo a volta da socialização, desenvolvimento das crianças com propostas pedagógicas especiais para elas e temos a expectativa que este ano letivo também será muito especial”, ressalta.

    A Administração Central irá divulgar em breve as orientações para a Fase 3 no CA e no NDI. São esperadas alterações em algumas das rotinas e a manutenção e possível ampliação das medidas de proteção.

    Investimento em infraestrutura

    Núcleo de Desenvolvimento Infantil atende crianças de 3 meses a 6 anos. (Foto: Agecom/UFSC)

    As equipes que visitaram o Colégio de Aplicação e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil nesta quinta-feira conheceram as principais demandas dos diretores e suas equipes, e buscaram soluções em conjunto para as necessidades, principalmente de infraestrutura. Participaram da visita a vice-reitora da UFSC e reitora em exercício, Cátia Carvalho Pinto, o diretor-geral do Gabinete da Reitoria, Álvaro Lezana, o chefe de Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes, a vice-diretora do Centro de Ciências da Educação, Larissa Moreira Ferreira, o secretário de Planejamento e Orçamento, Fernando Richartz, e o coordenador de Promoção e Vigilância em Saúde, Tiago Aurélio Alves.

    A reitora em exercício destacou os esforços das equipes envolvidas em preparar os espaços para receber a comunidade escolar. “É motivo de muito orgulho ver o resultado de todo o trabalho realizado pelo CA e o NDI na preparação dos espaços, e estamos buscando formas de viabilizar o retorno com os investimentos necessários. Estamos com uma situação orçamentária que requer cautela, mas já disponibilizamos, por meio da Seplan e do projeto Recupera UFSC uma atenção especial para receber de forma adequada a comunidade. Serão os primeiros da UFSC a voltarem com o ensino presencial, após quase dois anos de pandemia, e voltarão ainda durante um período pandêmico. Por isso, estamos preparando orientações e políticas que preservem, em primeiro lugar, a saúde de todos”, frisou Cátia.

    A vice-diretora do CED destacou a importância do NDI e do CA, estruturas que contribuem de forma social e educacional para toda a comunidade. “Outras atribuições não tão conhecidas da educação básica da UFSC incluem pesquisa e extensão, além de ser diretamente conectada à formação de professores. Apesar de realizar funções de tamanha magnitude, são frequentes manifestações de desapreço e falta de reconhecimento da qualidade do trabalho realizado, lamentavelmente”, disse Larissa.

    “Nesse contexto, o CED se orgulha da resiliência das direções e de demais instâncias da UFSC que resistem aos sucessivos ataques e que, em vez de ceder às pressões, realizaram estudos com parâmetros científicos claros e objetivos para poder oferecer à sua comunidade um retorno seguro às atividades presenciais. A UFSC é a casa da ciência e resguarda o conhecimento pautado em evidências como a instância máxima para pautar suas decisões. É admirável que assim permaneça apesar de todas as dificuldades. O comprometimento das equipes com a qualidade é inquestionável, que continuarão trabalhando para oferecer educação pública, gratuita e da maior qualidade.”, conclui a diretora.

     


  • Projeto de Educação Ambiental publica nova receita: Geleia de casca de melão orgânico.

    Publicado em 28/01/2022 às 13:57

    Olá prezada comunidade.

    Nas nossas últimas publicações falamos tanto sobre como os alimentos orgânicos fazem bem à saúde do meio ambiente e à sua saúde, mas por outro lado as gorduras trans não nos fazem bem.

    Na nossa última publicação trouxemos uma receita de pão de liquidificador com iogurte e cenoura que preferencialmente deve ser feita com alimentos orgânicos.

    Desta vez traremos uma proposta de receita de geleia de casca de melão orgânico.

    #paratodosverem: A figura traz na parte de cima à direita o símbolo do projeto, abaixo dele o título da postagem “Receitas saudáveis” e abaixo deste os ingredientes e a receita do prato “Geleia de casca de melão orgânico”. Para preparar a geleia: Bata duas xícaras de chá de cascas de melão orgânico, bem lavadas e picadas com uma xícara de água no liquidificador. Leve ao fogo com meia xícara de açúcar demerara, um pau de canela e seis cravos da Índia, cozinhando em fogo brando e mexendo sempre, até dar o ponto de geleia. Está pronto!