III Seminário Infância e Educação do corpo na obra de Portinari

14/07/2023 14:35

No dia 20 de julho de 2023, às 14h, no Centro de Convenções da UFSC, realizaremos o III Seminário Infância e Educação do Corpo na obra de Portinari, um evento de formação pedagógica, cultural e artística. O evento é uma iniciativa do Projeto Portinari na Ilha, em parceria com a Secretaria de Cultura, Arte e Esporte da Universidade Federal de Santa Catarina (SeCArtE/UFSC), com a Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura de Florianópolis/SC  e o Projeto Portinari, dirigido por João Candido Portinari (fundador e Diretor-geral).

O evento se propõe a refletir e projetar ações coletivas em torno do Projeto Portinari na Ilha, coordenado pelos professores Dr. Fábio Machado Pinto, Dra. Caroline Machado, Ms. Cristiane Ker de Mello na UFSC, que tem como objetivo realizar exposições e oficinas de arte-educação em diferentes comunidades periféricas de Florianópolis, articuladas às unidades escolares e Núcleos de Desenvolvimento Infantil do município.

Na ocasião teremos o privilégio de dialogar com Angélica Fabbri museóloga, diretora executiva da ACAM Portinari – Organização Social de Cultura gestora do Museu Casa de Portinari em Brodowski-SP.

Contamos ainda com a presença de Guilherme de Almeida (doutorando da UNICAMP e coordenador do Núcleo de Arte e Educação do Projeto Portinari), entre outros colegas do Centro de Comunicação e Expressão (Italiano e Design), do Centro de Desportos (Educação Física), Centro de Educação (Pedagogia e Núcleo de Desenvolvimento Infantil).

Este esforço de promover uma relação forte entre Universidade e a educação básica pública, ambas para além de seus muros, indo ao encontro da comunidade, também se faz interdisciplinar, ao promover uma relação forte entre as disciplinas escolares, especialmente aquelas que se encontram na Área das Linguagens.

Um projeto de formação humana que contempla escolares, estudantes em formação inicial e professoras/es em formação continuada, entre outros sujeitos da comunidade escolar.

Uma concepção de educação ampliada, em que os conhecimentos relacionados à ética e estética, conceitos e  práticas, são articulados por meio da arte brasileira, nossa história e cultura, tendo nosso grande artista Candido Portinari ensinando a olhar para o país, nossa terra e nossas gentes, com maior sensibilidade e comprometimento social.

Inscrições no local do evento.

Maiores informações: portinarinailha@gmail.com