NDI – Núcleo de Desenvolvimento Infantil
  • Divulgação do curso de extensão: Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil

    Prezada comunidade escolar.

    Segue para ampla divulgação a pedido da Profª Drª Débora Cristina de Sampaio Peixe divulgação do curso de extensão: Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil que ocorrerá de 03 de março a 30 de junho ocorrerá esta oportunidade de formação no âmbito de um curso no canal do Histedbr (https://www.youtube.com/c/histedbroficial) focalizando a PHC e a THC, com mais de 10 universidades públicas parceiras, dentre elas a Ufscar e a UFSC em que serão abordados temas como “Ciência e suas implicações para o currículo” e “A didática na Educação Infantil”. Os encontros serão às quintas-feiras e as inscrições são gratuitas.

    #paratodosverem: A imagem traz três crianças ao fundo, sorrindo, e as informações na frente da imagem. Divulga-se o curso de extensão “Pedagogia Histórico-Crítica e Educação Infantil” que ocorrerá de 03 de março a 30 de junho com encontros semanais às quintas-feiras a partir do canal no Youtube do HistedBR (https://www.youtube.com/c/histedbroficial), das 09:00 as 12:00 com certificação de 60 horas. As inscrições são gratuitas de 23/02/2022 a 10/03/2022 a partir do link: http://inscricoes.ufsc.br/activities/7142.

     


  • Convite para Assembleia da Comunidade Escolar do NDI

    O Núcleo de Desenvolvimento da Universidade Federal de Santa Catarina, convida a comunidade para a “Assembleia da Comunidade Escolar do NDI”, a ser realizada nesta quinta-feira, 03/02/2022, às 18h00m a partir do link: https://meet.google.com/psm-qeoz-uxi, com transmissão em tempo real pelo Youtube a partir do link: https://youtu.be/QDIByH3LcK4

    A Assembleia como pauta as condições de funcionamento do NDI em 2022: 1- Informe sobre a ação no Ministério Público em relação à contratação de profissionais; 2- Informe sobre as obras e reformas; 3- Informe sobre a constituição da APP – Associação de Pais e Profissionais; 4- Aspectos sanitários e orientações de biossegurança – Fase 3 no NDI; 5- Adequação do horário de funcionamento do NDI.

    Além de discutir a constituição de comissão formada por famílias, técnicos e docentes para pensar em ações e estratégias para viabilizar a ampliação do horário de atendimento educacional às crianças.

     


  • Colégio de Aplicação e NDI preparam estruturas para início das aulas presenciais em fevereiro

    Notícia disponível no “Notícias da UFSC”, clicando aqui.

    Visita de gestores ao Colégio de Aplicação nesta quinta-feira, 27. (Foto: Agecom/UFSC)

    O Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC receberam as equipes da Administração Central e do Centro de Ciências da Educação (CED) nesta quinta-feira, 27 de janeiro, para uma visita às estruturas e para conhecer as rotinas de preparação dos espaços para receber a comunidade escolar. O CA inicia o ano letivo em 10 de fevereiro e o NDI no dia 14 de fevereiro, com aulas presenciais para todos os alunos.

    Dentre os esforços das unidades escolares estão a adequação e manutenção do espaço físico e a definição de protocolos para o convívio presencial – como o uso de máscaras do tipo PFF2, vacinação e testagem dos servidores.

    No Colégio de Aplicação, por exemplo, a Direção anunciou às famílias que o retorno presencial será para todos os alunos, e não haverá ensino remoto síncrono. O Colégio está definindo a ocupação das salas de aula de acordo com as medições de qualidade do ar e espera receber uma comunidade de 1.882 pessoas, sendo 956 alunos e 115 professores. Serão fornecidas máscaras PFF2 para os docentes, técnicos, estagiários e estudantes em vulnerabilidade socioeconômica cadastrados no setor de Serviço Social junto ao Colégio.

    Edson de Souza, diretor do Colégio de Aplicação e Cátia Carvalho, reitora em exercício visitam projeto do CA. (Foto: Agecom/UFSC)

    O diretor do CA, Edson Souza de Azevedo, salienta que a ventilação dos ambientes e os cuidados nos locais de alimentação estão entre as prioridades. “Alteramos os nossos refeitórios, para proporcionar uma circulação mais segura entre as turmas do ensino médio e fundamental, e estamos prevendo que todas as salas de aula possam ter ventilação adequada, com portas e janelas abertas e os aparelhos de ar condicionado ligados no modo ventilação”, explica o diretor. “O planejamento de como será o funcionamento do CA com o ensino presencial para todos está em andamento, e pedimos às famílias que mantenham-se atentos às informações que estamos divulgando no site do Colégio”, ressaltou.

    O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), que recebe uma comunidade de 305 pessoas, sendo 212 crianças de 3 meses a 6 anos, prepara os ambientes com ampla circulação de ar e com reformas no espaço físico. As equipes serão recebidas na próxima semana para a definição de turmas e atividades de planejamento pedagógico.

    Visita ao Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) nesta quinta-feira. (Foto: Agecom/UFSC)

    A diretora do NDI, Juliane La Banca informa que há grande antecipação das equipes para receber as crianças. “O momento é de expectativa e também de apreensão, com a alta dos casos de Covid-19. Mesmo assim, estamos confiantes e com esperança nas camadas de proteção – a vacinação que agora chega às crianças de mais de 5 anos, vacinação e testagem das equipes e uso de máscaras e atenção à qualidade do ar. Avaliamos positivamente o período que tivemos no final de 2021 de atividades presenciais em revezamento, apesar dos desafios que surgiram e que enfrentaremos em 2022. Mesmo assim, foi muito positivo a volta da socialização, desenvolvimento das crianças com propostas pedagógicas especiais para elas e temos a expectativa que este ano letivo também será muito especial”, ressalta.

    A Administração Central irá divulgar em breve as orientações para a Fase 3 no CA e no NDI. São esperadas alterações em algumas das rotinas e a manutenção e possível ampliação das medidas de proteção.

    Investimento em infraestrutura

    Núcleo de Desenvolvimento Infantil atende crianças de 3 meses a 6 anos. (Foto: Agecom/UFSC)

    As equipes que visitaram o Colégio de Aplicação e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil nesta quinta-feira conheceram as principais demandas dos diretores e suas equipes, e buscaram soluções em conjunto para as necessidades, principalmente de infraestrutura. Participaram da visita a vice-reitora da UFSC e reitora em exercício, Cátia Carvalho Pinto, o diretor-geral do Gabinete da Reitoria, Álvaro Lezana, o chefe de Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes, a vice-diretora do Centro de Ciências da Educação, Larissa Moreira Ferreira, o secretário de Planejamento e Orçamento, Fernando Richartz, e o coordenador de Promoção e Vigilância em Saúde, Tiago Aurélio Alves.

    A reitora em exercício destacou os esforços das equipes envolvidas em preparar os espaços para receber a comunidade escolar. “É motivo de muito orgulho ver o resultado de todo o trabalho realizado pelo CA e o NDI na preparação dos espaços, e estamos buscando formas de viabilizar o retorno com os investimentos necessários. Estamos com uma situação orçamentária que requer cautela, mas já disponibilizamos, por meio da Seplan e do projeto Recupera UFSC uma atenção especial para receber de forma adequada a comunidade. Serão os primeiros da UFSC a voltarem com o ensino presencial, após quase dois anos de pandemia, e voltarão ainda durante um período pandêmico. Por isso, estamos preparando orientações e políticas que preservem, em primeiro lugar, a saúde de todos”, frisou Cátia.

    A vice-diretora do CED destacou a importância do NDI e do CA, estruturas que contribuem de forma social e educacional para toda a comunidade. “Outras atribuições não tão conhecidas da educação básica da UFSC incluem pesquisa e extensão, além de ser diretamente conectada à formação de professores. Apesar de realizar funções de tamanha magnitude, são frequentes manifestações de desapreço e falta de reconhecimento da qualidade do trabalho realizado, lamentavelmente”, disse Larissa.

    “Nesse contexto, o CED se orgulha da resiliência das direções e de demais instâncias da UFSC que resistem aos sucessivos ataques e que, em vez de ceder às pressões, realizaram estudos com parâmetros científicos claros e objetivos para poder oferecer à sua comunidade um retorno seguro às atividades presenciais. A UFSC é a casa da ciência e resguarda o conhecimento pautado em evidências como a instância máxima para pautar suas decisões. É admirável que assim permaneça apesar de todas as dificuldades. O comprometimento das equipes com a qualidade é inquestionável, que continuarão trabalhando para oferecer educação pública, gratuita e da maior qualidade.”, conclui a diretora.

     


  • Projeto de Educação Ambiental publica nova receita: Geleia de casca de melão orgânico.

    Olá prezada comunidade.

    Nas nossas últimas publicações falamos tanto sobre como os alimentos orgânicos fazem bem à saúde do meio ambiente e à sua saúde, mas por outro lado as gorduras trans não nos fazem bem.

    Na nossa última publicação trouxemos uma receita de pão de liquidificador com iogurte e cenoura que preferencialmente deve ser feita com alimentos orgânicos.

    Desta vez traremos uma proposta de receita de geleia de casca de melão orgânico.

    #paratodosverem: A figura traz na parte de cima à direita o símbolo do projeto, abaixo dele o título da postagem “Receitas saudáveis” e abaixo deste os ingredientes e a receita do prato “Geleia de casca de melão orgânico”. Para preparar a geleia: Bata duas xícaras de chá de cascas de melão orgânico, bem lavadas e picadas com uma xícara de água no liquidificador. Leve ao fogo com meia xícara de açúcar demerara, um pau de canela e seis cravos da Índia, cozinhando em fogo brando e mexendo sempre, até dar o ponto de geleia. Está pronto!


  • Projeto de Educação Ambiental publica nova receita: Pão de liquidificador com iogurte e cenoura.

    Olá prezada comunidade.

    Nas nossas últimas publicações falamos tanto sobre como os alimentos orgânicos fazem bem à saúde do meio ambiente e à sua saúde, mas por outro lado as gorduras trans não nos fazem bem.

    Dessa vez trazemos uma receita de pão de liquidificador com iogurte e cenoura que preferencialmente deve ser feita com alimentos orgânicos. 😛

    #paratodosverem: A figura traz na parte de cima à direita o símbolo do projeto, abaixo dele o título da postagem “Receitas saudáveis” e abaixo deste os ingredientes e a receita do pão de liquidificador com iogurte e cenoura. Para preparar o pão liquidifique três ovos, um pote de iogurte natural light, 1 colher de café de sal, meia xícara de óleo, podendo ser de canola ou de girassol e uma cenoura sem casca até que a cenoura fique bem desmanchada. Acrescente uma xícara e meia de farinha de arroz, meia xícara de polvilho doce e bata mais. Se ficar pesado no liquidificador, misture com uma colher. Por último misture uma colher de sopa de fermento químico em pó. Coloque a massa em uma forma de pão média untada com óleo, polvilhe o mix de sementes moídas (linhaça, quinoa e chia) por cima e leve ao forno 180ºC por mais ou menos 25 a 30min. Teste com o palito.

     


  • Boas vindas ao NDI

    Prezadas famílias,

    Sejam bem vindos(as) ao NDI!

    Segue vídeo de boas vindas e esclarecimentos:

    Vídeo produzido pela professora Giseli Day mostrando os espaços do NDI:

    Cordialmente,

    Equipe do NDI.


  • Projeto de Educação Ambiental traz na coluna “Você sabia” duas novas publicações

    Olá prezada comunidade!

    De antemão desejamos um ótimo 2022.

    Conforme informamos no início do mês de dezembro, o projeto traria duas publicações da coluna “Você sabia”.

    Você sabia que alimentos orgânicos fazem bem à saúde do meio ambiente e à sua saúde, mas que por outro lado as gorduras trans não nos fazem bem?

    Desta vez trazemos duas publicações do “Você sabia” sobre alimentação saudável para que nesse verão você possa se alimentar de forma mais saudável, leve, respeitando o meio ambiente e à sua própria saúde.

    Essa semana traremos mais duas receitas, uma doce e uma salgada usando alimentos orgânicos e livre de gorduras trans.

     

    #paratodosverem: A figura traz na parte de cima à direita o símbolo do projeto de educação ambiental, abaixo dele o título da postagem “Você sabia que os orgânicos fazem bem a você e ao meio ambiente?” e abaixo deste título o texto conforme escrito.

    A agricultura orgânica deve assentar-se nos ciclos biológicos, harmonizando e sustentando os sistemas ecológicos. Assim, a produção deve basear-se nos processos ecológicos e na reciclagem. As culturas, as criações e o extrativismo devem ajustar-se aos ciclos e balanços ecológicos da natureza. O manejo orgânico deve ser adaptado às condições locais, à ecologia da região, às tradições e cultura locais. Os insumos externos devem ser reduzidos através da reutilização, da reciclagem e do manejo eficiente dos recursos naturais, inclusive da energia, para que seja possível conservar esses recursos. A caça e a coleta devem observar um plano de manejo que não prejudique a sobrevivência das espécies da região. O balanço ecológico deve ser obtido através do desenho de sistemas de produção e do manejo da diversidade genética, tanto das plantas cultivadas como da cobertura vegetal em geral. Todos que participam da produção orgânica, como produtores, processadores, distribuidores e consumidores, devem proteger o ambiente, incluindo a paisagem, o clima, a biodiversidade, o ar e a água, mas também os homens e os animais.

    #paratodosverem: A figura traz na parte de cima à direita o símbolo do projeto de educação ambiental, abaixo dele o título da postagem “Você sabia? Gorduras trans” e abaixo deste título o texto conforme escrito.

    Você sabia que as gorduras podem fazer tanto bem como mal a saúde? O nosso corpo precisa de uma quantidade diária de gordura para a formação das células e também para nos dar energia, porém, o problema está no excesso do consumo de alimentos gordurosos que estão relacionados diretamente ao ganho de peso e a problemas cardíacos. Portanto, é muito importante conhecermos um pouco mais sobre a diferença entre os tipos de gorduras, seus benefícios e malefícios para nossa nossa saúde. As gorduras tran são um tipo de gordura formada por um processo de hidrogenação industrial. São lipídios insaturados que contêm uma ou mais ligações duplas em uma configuração trocada (ou trans). A hidrogenação também ocorre durante o processo de ruminações de alguns animais, fazendo com que em suas carnes haja uma pequena porcentagem. Onde estão as gorduras trans: Estão presentes principalmente nos produtos industrializados, que usam gordura hidrogenada em suas receitas, como margarinas, biscoitos, massas instantâneas, sorvetes, chocolates, pratos congelados e pipoca de micro-ondas por exemplo. Os alimentos de origem animal, como carne e leite, possuem quantidades insignificantes dessas gorduras, de acordo com a Anvisa. Malefícios das gorduras trans: Aumenta as taxas de colesterol total e de LDL (chamado de colesterol ruim), além de reduzir os níveis de HDL (colesterol bom). Benefícios das gorduras trans: As gorduras trans são utilizadas para melhorar a consistência e o sabor dos alimentos, mas de acordo com a Anvisa, não há nenhum estudo que comprove benefícios para a saúde.


  • Horário de atendimento do NDI até 31/01/2023

    Informamos que até 31/01/2023 o horário de atendimento do NDI será das 7h30 às 13h30 conforme determinado pela portaria normativa nº 455/2022/GR.

    A medida leva em conta os princípios da razoabilidade, da economicidade e da eficiência e a redução de demandas e serviços internos nos períodos de recesso escolar, bem como atenta para a uniformidade e a adequação dos horários de maior atendimento ao público.


  • Projeto de Educação Ambiental publica nova receita: Guimis.

    Olá prezada comunidade!

    De antemão desejamos boas festas e um Feliz Natal.

    Conforme informamos no início deste mês de dezembro, o projeto de Educação Ambiental seguirá tendo publicações de dois colunas: “Você sabia” e “Receitas sustentáveis” até o mês de janeiro do ano que vem, 2022.

    Para sugestão de receita para compor a ceia de Natal, conforme indicamos no “Você sabia” sobre o Guimis. 🙂

    Segue, portanto, a receita deste prato delicioso. 😛

     

    #paratodosverem: A figura traz na parte de cima à direita o símbolo do projeto, abaixo dele o título da postagem “Receitas susentáveis” e abaixo deste os ingredientes e a receita do prato. Para preparar o Guimis inicialmente em uma panela coloque meio litro de água, seis batatas com casca, um pouco de sal e coloque para ferver. Depois da batata pré cozida, acrescente junto as batatas quatro folhas de couve e quatro buquês de brócolis com os talos bem picadinhos e deixe cozinhar por mais dez minutos. Enquanto a couve e a batata terminam de cozinhar, em uma frigideira esquente três colheres sopa de óleo de girassol e frite uma cebola pequena, um dente de alho picado e depois de refogados, acrescente cinquenta gramas de cebolinha e salsinha e deixe dar uma leve murchada, em seguida acrescente todas as batatas. Depois de cozidos misture tudo e amasse bem as batatas até virar um purê. Pode ser acompanhado por: arroz, carne ou peixe e salada de tomate com cebola e cenoura ralada.


  • [Divulgação] Live de planejamento ao retorno presencial – CED/UFSC

    Divulgamos e convidamos a todos a participarem da I Live de planejamento do retorno presencial ao CED, a ocorrer no dia 14 de dezembro, a partir das 18h00, com acesso pelo link: https://youtu.be/NwMzvgLjct0