Projeto de Educação Ambiental traz na coluna “Você sabia” duas novas publicações

24/01/2022 13:59

Olá prezada comunidade!

De antemão desejamos um ótimo 2022.

Conforme informamos no início do mês de dezembro, o projeto traria duas publicações da coluna “Você sabia”.

Você sabia que alimentos orgânicos fazem bem à saúde do meio ambiente e à sua saúde, mas que por outro lado as gorduras trans não nos fazem bem?

Desta vez trazemos duas publicações do “Você sabia” sobre alimentação saudável para que nesse verão você possa se alimentar de forma mais saudável, leve, respeitando o meio ambiente e à sua própria saúde.

Essa semana traremos mais duas receitas, uma doce e uma salgada usando alimentos orgânicos e livre de gorduras trans.

 

#paratodosverem: A figura traz na parte de cima à direita o símbolo do projeto de educação ambiental, abaixo dele o título da postagem “Você sabia que os orgânicos fazem bem a você e ao meio ambiente?” e abaixo deste título o texto conforme escrito.

A agricultura orgânica deve assentar-se nos ciclos biológicos, harmonizando e sustentando os sistemas ecológicos. Assim, a produção deve basear-se nos processos ecológicos e na reciclagem. As culturas, as criações e o extrativismo devem ajustar-se aos ciclos e balanços ecológicos da natureza. O manejo orgânico deve ser adaptado às condições locais, à ecologia da região, às tradições e cultura locais. Os insumos externos devem ser reduzidos através da reutilização, da reciclagem e do manejo eficiente dos recursos naturais, inclusive da energia, para que seja possível conservar esses recursos. A caça e a coleta devem observar um plano de manejo que não prejudique a sobrevivência das espécies da região. O balanço ecológico deve ser obtido através do desenho de sistemas de produção e do manejo da diversidade genética, tanto das plantas cultivadas como da cobertura vegetal em geral. Todos que participam da produção orgânica, como produtores, processadores, distribuidores e consumidores, devem proteger o ambiente, incluindo a paisagem, o clima, a biodiversidade, o ar e a água, mas também os homens e os animais.

#paratodosverem: A figura traz na parte de cima à direita o símbolo do projeto de educação ambiental, abaixo dele o título da postagem “Você sabia? Gorduras trans” e abaixo deste título o texto conforme escrito.

Você sabia que as gorduras podem fazer tanto bem como mal a saúde? O nosso corpo precisa de uma quantidade diária de gordura para a formação das células e também para nos dar energia, porém, o problema está no excesso do consumo de alimentos gordurosos que estão relacionados diretamente ao ganho de peso e a problemas cardíacos. Portanto, é muito importante conhecermos um pouco mais sobre a diferença entre os tipos de gorduras, seus benefícios e malefícios para nossa nossa saúde. As gorduras tran são um tipo de gordura formada por um processo de hidrogenação industrial. São lipídios insaturados que contêm uma ou mais ligações duplas em uma configuração trocada (ou trans). A hidrogenação também ocorre durante o processo de ruminações de alguns animais, fazendo com que em suas carnes haja uma pequena porcentagem. Onde estão as gorduras trans: Estão presentes principalmente nos produtos industrializados, que usam gordura hidrogenada em suas receitas, como margarinas, biscoitos, massas instantâneas, sorvetes, chocolates, pratos congelados e pipoca de micro-ondas por exemplo. Os alimentos de origem animal, como carne e leite, possuem quantidades insignificantes dessas gorduras, de acordo com a Anvisa. Malefícios das gorduras trans: Aumenta as taxas de colesterol total e de LDL (chamado de colesterol ruim), além de reduzir os níveis de HDL (colesterol bom). Benefícios das gorduras trans: As gorduras trans são utilizadas para melhorar a consistência e o sabor dos alimentos, mas de acordo com a Anvisa, não há nenhum estudo que comprove benefícios para a saúde.