NDI – Núcleo de Desenvolvimento Infantil
  • Formação sobre transição para o Ensino Fundamental

    Publicado em 10/09/2021 às 13:32

    No dia 08/09/2021, quarta-feira passada, às 19h, as famílias dos Grupos 6 do NDI foram convidadas para um encontro sobre o processo de transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, com as professoras  Adriana da Costa e Marilei Silva, ambas atuam no 1º ano do EF do Colégio de Aplicação da UFSC, que esclareceram algumas dúvidas das famílias em relação a esse processo de mudança de etapa da Educação Básica, que será vivenciado pelas crianças que hoje estão no Grupo 6. Para fazer um relato sobre a experiência dessa transição, convidamos, também,  o Marcelo, pai do Samuel do G6 vespertino no NDI e da Francisca, egressa do NDI e atualmente está matriculada no 2º ano do EF no Colégio de Aplicação.
    O encontro teve 28 participantes dentre eles tivemos famílias, a Direção, Coordenação Pedagógica e Equipe Multidisciplinar do NDI, além das professoras dos Grupos 6, Rubia, Juliete e Elisandra. Foi um momento de acolhimento, de escuta e de troca para apoiar as famílias e crianças nesse processo de transição.

    Qualquer dúvida, nos contatem pelos e-mails: copex.ndi@contato.ufsc.br, cp.ndi@contato.ufsc.br ou direcao.ndi@contato.ufsc.br.


  • Divulgação da live: Experiências com materiais e materialidades das Artes Visuais na Educação Infantil

    Publicado em 08/09/2021 às 13:43

    O Projeto de Extensão Apotheke na Escola – uma relação entre ensino das Artes Visuais, escola, espaço e tempo, caracteriza-se por uma parceria entre o Núcleo de Desenvolvimento Infantil/NDI, da Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC e o Programa de Pós Graduação em Artes Visuais/PPGAV, da Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. Com esta parceria, o objetivo principal do projeto dá-se em torno da oferta de ações formativas em Artes Visuais, por meio de palestras, lives e divulgações.


  • Rodas de conversa do NUVIC – Agonias do corpo e afirmação da vida.

    Publicado em 01/09/2021 às 15:43

    Prezada/o:

    Convidamos você a participar do projeto “Rodas de Conversa do NUVIC”, que tem como objetivo promover a partilha de experiências, reflexões e ampliação de conhecimentos teórico-metodológicos de profissionais que atuam em escolas, organizações sociais e outros espaços onde ocorrem práticas e relações educativas;
    Nesta edição do projeto, o foco da abordagem estará voltado para as agonias do corpo e a afirmação da vida. Na perspectiva de uma “ética da não violência”, buscaremos lançar olhares sensíveis, críticos e propositivos para as travessias do cuidado na educação em tempos de pandemia;
    As inscrições serão feitas no formulário disponível neste link: https://forms.gle/pHgZRURJduEyjswh7
    Os encontros serão realizados de maneira integralmente virtual, por meio da Plataforma Google Meet;
    Os/As participantes receberão materiais para leituras e certificação ao final da formação.

    Serão quatro (04) encontros, no período compreendido entre 08 de setembro a 07 de dezembro de 2021, das 18h30 às 20h, e com
    carga horária total de 10h horas;
    Ficaremos muito felizes com a sua participação….

    Coordenação:
    Profª Drª Regina Ingrid Bragagnolo (NDI-CED-UFSC)
    Profª Drª Marta Corrêa de Moraes (MEN- CED-UFSC)
    Prof. Dr. Rogério Machado Rosa (MEN- CED-UFSC)

     


  • Projeto de Educação Ambiental traz a publicação: “Você sabia? Glúten”.

    Publicado em 01/09/2021 às 9:11

    Olá prezada comunidade.

    Trazemos nesta publicação do “Você Sabia?” maiores informações sobre o glúten.

    O Glúten é uma proteína amorfa e é encontrado naturalmente na semente de muitos cereais. O glúten ainda é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães, mas também está relacionado a dois tipos de problemas mais comuns como, a doença celíaca e sensibilidade ao glúten. Os sintomas são variados e a pesquisa sobre tratamentos estão avançando.

    Na nossa próxima publicação traremos uma receita de bolo de banana que usa as cascas da fruta e que não contém glutén! 😛

    Maiores informações em: https://projetoeducacaoambientalndi.paginas.ufsc.br/ ou em https://projetoeducacaoambientalndi.paginas.ufsc.br/2021/09/01/voce-sabia-gluten/

     

    #paratodosverem: A figura traz no topo o título “Você sabia”, e embaixo deste título informações sobre restrição e intolerância ao glúten. O Glúten é uma proteína amorfa composta pela mistura de cadeias proteicas longas de gliadina e glutenina. O glúten é obtido através da mistura destas proteínas que se encontram naturalmente na semente de muitos cereais como o trigo, cevada, triticale e centeio. E ainda na aveia, que naturalmente não contém glúten, porém quando é cultivada e processada juntamente com o trigo, geralmente acontece o que se chama de “contaminação cruzada” O glúten é responsável, por exemplo, por dar maciez aos pães, mas também está relacionado a dois tipos de problemas mais comuns como, a doença celíaca e sensibilidade ao glúten. Sintomas doença celíaca: Diarreia com cólica, anemia não explicada, perda de massa óssea, perda de sensibilidade ou formigamento nos pés ou mãos, perda de peso súbita em momento de crise. Sintomas da sensibilidade ao glúten: depressão, autismo, labilidade emocional, parestesias pelo corpo, vertigem, eczemas, dermatites, prurido idiopático, mudança nos odores corporais, sudorese protusa, constipação intestinal, diarreia, síndrome do cólon irritável, gases, distensão abdominal e deficit imunitário. Tratamento: Já existem alguns estudos e testes com uma possível vacina e alguns remédios, porém atualmente, o mais recomendado como tratamento é a adesão a uma dieta sem glúten.


  • Divulgação da live: Como pensamos… Re-criar-se

    Publicado em 26/08/2021 às 18:09

    Divulgamos a live: “Como pensamos… Re-criar-se” ação do projeto de extensão Apotheke em parceria com a Udesc.

     


  • Colégio de Aplicação e NDI recebem vistoria de inspeção da circulação de ar em espaços físicos

    Publicado em 24/08/2021 às 10:49

    O coordenador da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da UFSC, Sergio Freitas, esteve na tarde desta segunda-feira, 23 de agosto, acompanhado dos diretores do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e do Colégio de Aplicação (CA), realizando uma primeira visita de inspeção, para monitorar a circulação de ar nas salas de aula e espaços físicos dos prédios. A vistoria marca o início do processo de preparação de uma ação integrada para monitorar as condições de trabalho seguro nos ambientes da UFSC.

    Também participaram da visita os pesquisadores Amir Antônio Martins de Oliveira Jr. e Saulo Güths, do Departamento de Engenharia Mecânica, o pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos, a vice-diretora do Centro de Ciências da Educação (CED), Rose Cerny; o diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp), Paulo Botelho e o chefe do Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes. Outro grupo de pesquisadores, do Departamento de Engenharia Sanitária, coordenado pelo professor Paulo Belli Filho também irá atuar nas ações de monitoramento do ar.

    Durante a vistoria a equipe visitou cada ambiente – administrativos e de salas de aula, a fim de identificar como se dá a circulação de ar por meio de janelas e portas (ventilação cruzada) e, a partir do agendamento de testes, definir os parâmetros que vão classificar os ambientes e o percentual de ocupação seguros para cada um. As ações de monitoramento vão servir para definir quantos estudantes, docentes e técnicos poderão estar, ao mesmo tempo, em cada ambiente. A medição é condição estipulada pela Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico, que também estabeleceu que a ventilação, associada a uma Política de Testagem e o uso de máscaras de qualidade, do tipo PFF2, são premissas prévias para atividades presenciais.

    Segundo o chefe de Gabinete, Aureo Moraes, nos próximos dias serão agendados testes nos espaços visitados do NDI e CA, e definidos os parâmetros de classificação de cada sala, a serem adotados quando do retorno, parcial e escalonado, das atividades. O mesmo trabalho será levado posteriormente para as demais unidades da UFSC, mesmo durante a Pré-Fase 2 e a Fase 2, quando ainda não haverá retorno presencial de aulas nos níveis de Graduação e Pós-Graduação.

    “Estamos atendendo rigorosamente as recomendações dos especialistas, e verificando, com muito cuidado, cada espaço e suas condições para termos uma mudança de fases segura e responsável”, salienta o gestor.

    Grupo de Trabalho

    O reitor Ubaldo Cesar Balthazar nomeou, na última sexta-feira, dia 20, um Grupo de Trabalho formado por membros da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), a Pró-Reitoria de Administração (Proad) e a Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente (Seoma) para adotar as medidas cabíveis e necessárias a fim de executar ações de manutenção e reforma predial, além da formalização de contratos e compras.

    Segundo Fernando Richartz, presidente do GT, o grupo é uma força-tarefa, que buscará garantir que todas as medidas para um retorno seguro das atividades presenciais sejam cumpridas. “Disponibilização de EPIs, reformas, atualizações, estão inseridas no dia-a-dia dos nossos setores, que lidam com orçamento, aquisições e infraestrutura. Esperamos nos próximos dias iniciar os processos de compra – hoje já solicitamos empenho de um primeiro lote de máscaras PFF2, essenciais para a Pré-Fase 2 e fases seguintes”, conta o gestor.

    Adaptado a partir de: https://noticias.ufsc.br/2021/08/colegio-de-aplicacao-e-ndi-recebem-vistoria-de-inspecao-da-circulacao-de-ar-em-espacos-fisicos/


  • Crianças no Fazendo Gênero – Edição 2021

    Publicado em 23/08/2021 às 8:47

    Crianças Fazendo Gênero faz parte do Seminário Internacional “Fazendo Gênero”, sendo uma ação de extensão do NDI em parceria com Usina da Imaginação.  Se configurou nessa edição de 2021 com oficinas de diálogo e participação criativa e lúdica das crianças e adolescentes.  Os encontros, nesse ano virtuais, aconteceram de 13 a 23 de julho, com a participação de 24 crianças e adolescentes, ao todo sendo 10 crianças de 04 a 07 anos e 14 crianças e adolescentes de 08 a 14 anos.

    As crianças pequenas contaram e ouviram histórias, cantaram, aprenderam a fazer audiodescrição e a se comunicar em Libras. No grupo de crianças e adolescentes, construímos o roteiro, criamos personagens e filmamos várias cenas que resultaram na produção de um filme de ficção “Renata e os Monstros”. Num processo lúdico e alegre, valorizamos as falas e os olhares sobre temas como gênero, raça, classe e dinâmicas intergeracionais, tomando como tema central as diferenças culturais e identitárias. No dia 27 de julho, os dois grupos se reuniram na Conferência das Crianças do Seminário Internacional para uma troca das suas experiências no evento, onde contaram os detalhes da sua participação.

    A Coordenação e execução foram feitas numa parceria institucional entre Usina da Imaginação, Secretaria e Coordenação Geral do Fazendo Gênero e o NDI/UFSC, representado pelo projeto de extensão Diferenças na Educação Infantil: gênero, corpo e infância. No NDI contamos ainda com a colaboração do projeto de extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores e da pedagoga e estagiárias de Educação Especial. Contamos ainda com a participação especial nas atividades dos músicos do grupo “Acorda em Si e ” da produtora Flor do Vento. Vale destacar, que crianças e adolescentes de diversas cidades e seus familiares, fizeram parte do evento, sendo que o entusiasmo dessas crianças garantiram encontros dinâmicos, lúdicos e de muitas vozes infantis.

     

     


  • Núcleo de Desenvolvimento Infantil inicia preparação para ensino semipresencial

    Publicado em 23/08/2021 às 8:02

    O Colégio de Aplicação (CA) e o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) começarão, nos próximos dias, a preparar um retorno às atividades semipresenciais de ensino. As unidades foram autorizadas, por meio da Portaria Normativa nº 406/2021/GR, a retomar, de modo gradual e em horário integral, a partir de 20 de setembro de 2021, as atividades administrativas na modalidade presencial, na Pré-Fase 2. A Portaria foi publicada nesta segunda-feira, 16 de agosto.

    A oferta de atividades de ensino deverá começar entre o final de setembro e início de outubro, após a imunização dos professores e técnicos-administrativos contra a Covid-19, bem como a adequação dos ambientes às medidas sanitárias necessárias para garantir a segurança de toda comunidade escolar.

    O NDI, que atende 212 crianças de 0 a 6 anos prevê o retorno semipresencial de forma gradual e escalonada realizando a divisão dos grupos (turmas) que irão presencialmente em dias alternados. Ao contemplar as atividades presenciais, também serão mantidas as propostas pedagógicas de aproximação virtual com as crianças e famílias – que já vêm sendo realizadas -, para as famílias que optarem por não retornar presencialmente. Os ambientes serão preparados incluindo manutenção de pisos, portas e pinturas de salas. Toda a escola receberá marcações para orientar o distanciamento e será equipada com totens de álcool em gel.

    “A escola aguarda um cronograma que deve sair nos próximos dias em relação às obras e reformas necessárias na estrutura física do NDI, que necessita de reparos relacionados especialmente à parte elétrica e hidráulica para que possa definir mais concretamente a data do retorno semipresencial”, afirma a diretora do Núcleo, Juliane La Banca.

    Planos de Contingência

    A Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da UFSC concluiu recentemente a análise dos Planos de Contingência do Colégio de Aplicação e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil. No documento de resposta, os especialistas da comissão sugerem um conjunto de medidas e atitudes a serem observadas para retomada de atividades educacionais presenciais, no momento em que houver “condições comunitárias” para tal. Os Planos de Contingência serão agora encaminhados à secretaria de Educação do Município.

    As orientações são relacionadas aos espaços físicos, medidas de proteção individual de toda comunidade escolar e até comportamentos que garantam a segurança sanitária quando houver o retorno às salas de aula.

    Impactos relevantes

    A comissão reconhece que “o fechamento das escolas provoca impactos negativos relevantes na aprendizagem, na evasão escolar, na renda familiar e no aprofundamento das desigualdades sociais”. Ressalta que, apesar de os riscos de quadros graves de Covid-19 serem menores entre crianças e adolescentes, eles existem e merecem atenção. Infecções e aumento de casos graves neste grupo etário têm sido observados mesmo em países com elevadas taxas de vacinação de idosos e adultos. “Por isso é essencial que gestores e demais atores atuem fortemente para viabilizar as condições sanitárias que permitam segurança na abertura dos espaços educacionais”.

    Entre as medidas para segurança na retomada de atividades presenciais, os especialistas da comissão apontaram a necessidade de vacinação completa para toda a equipe profissional das escolas, além do distanciamento físico, a ampla ventilação das salas e o uso de máscaras. As medidas ajudarão a evitar o contágio por gotículas de saliva e pelos chamados aerossóis, que se espalham pelos ambientes. Todos na sala de aula devem usar máscaras, assim como eventuais visitantes. Para os servidores, a Universidade irá fornecer máscaras de alta qualidade (PFF2 ou N95).

    Aulas de música ou de educação física em ambientes fechados foram desaconselhados pela comissão neste momento. Durante a maior parte do tempo, devem ser priorizadas atividades externas. As refeições, momento em que é inevitável a retirada das máscaras, devem ser feitas preferencialmente em áreas externas, segundo a comissão.

    Após o retorno semipresencial, deve-se acompanhar atentamente a evolução da pandemia na cidade (número de novos casos) e monitorar os casos suspeitos e confirmados de Covid-19 e de seus contatos no ambiente escolar.

    Adaptada a partir de: https://noticias.ufsc.br/2021/08/colegio-de-aplicacao-e-nucleo-de-desenvolvimento-infantil-iniciam-preparacao-para-ensino-semipresencial/


  • Convite para a live: Ações Afirmativas nos Colégios de Aplicação

    Publicado em 20/08/2021 às 14:05

    A Comissão de Formulação da Política de Ações Afirmativas do Colégio de Aplicação e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina (Portaria 883/GR/2021) convida para a live “Ações Afirmativas nos Colégios de Aplicação”. Com presenças confirmadas de Professoras de Colégios de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, da Universidade Federal de Uberlândia e da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a atividade é a quinta de uma série de eventos iniciada em dezembro de 2020 com a finalidade de oportunizar informação e formação acerca da implementação das ações afirmativas – reserva de vagas para pretos, pardos, indígenas e quilombolas na educação básica da UFSC.  O convite se estende a docentes, servidores técnicos, estudantes, pais e responsáveis, comunidade UFSC e demais interessados. A transmissão será pelo canal do Núcleo de Desenvolvimento Infantil na terça-feira, dia 24/08/2021 às 18h30. Link do evento: youtu.be/NAXeEgKrf3w


  • Convite para a discussão do texto: Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020, do autor Prof. Dr. Luiz Renato Martins da Rocha

    Publicado em 19/08/2021 às 14:58

    Prezada comunidade escolar.
    O Grupo de Estudos de Educação Especial na Educação Básica, formado por profissionais do Núcleo de Desenvolvimento Infantil e Colégio de Aplicação da UFSC, retornará às suas atividades de estudo neste semestre, a partir de 20/08/2021, com reunião em plataforma virtual, das 8h30 às 10h.
    Para nosso primeiro encontro,  teremos como convidado, o pesquisador Doutor Luiz Renato Martins da Rocha, autor do texto estudado pelo grupo no 1º semestre de 2021, intitulado: Políticas de Educação Especial em disputa: uma análise do Decreto Nº 10.502/2020.
    O autor  fará uma breve discussão sobre a Política de Educação Especial e dialogará com os presentes a partir das reflexões trazidas.
    Para realizar a inscrição no evento, favor acessar o link: http://inscricoes.ufsc.br/roda-de-convesa-ed-especialO link para a reunião é: https://conferenciaweb.rnp.br/spaces/grupo-de-estudos-pnee/Será um prazer contar com sua participação em nosso encontro.