Ações realizadas pelo NDI em Maio/22

18/05/2022 18:44

A página “Notícias da UFSC” divulgou as seguintes ações realizadas pelo NDI:

NDI realiza exposição com obras de crianças no Espaço Estético do Colégio de Aplicação

Será realizada até a próxima segunda-feira, 23 de maio, a Exposição Pintura-Corpo, no Espaço Estético do Colégio de Aplicação, com produções de autoria de crianças de 5 e 6 anos que fazem parte dos grupos 6 do Núcleo de Educação Infantil (NDI), a última faixa etária atendida pela Educação Infantil. As pinturas-corpo, produzidas durante a disciplina de Artes Visuais, sob a docência da professora Angélica D’Ávila Tasquetto, tiveram como referência a obra do artista francês Odilon Redon.

Com seu simbolismo, Redon criou uma espécie de universo de seres fantásticos. Aranhas sorridentes, ciclopes, cabeças sem corpos são apenas algumas das criaturas às quais as crianças foram apresentadas. A atividade consistiu em completar o corpo faltante para uma das obras de Redon, em que somente a cabeça era apresentada.

Uma das produções é uma pintura-corpo na qual uma criança vestia um avental- tela e a outra realizava a pintura. Na sequência, trocavam de lugar e a pintura ocorria novamente, em outro avental-tela. “Com isso, houve um desejo de mobilização do tempo, do espaço e do próprio corpo, já que as pinturas eram realizadas em pé e num corpo móvel. Na exposição poderemos ver parte do processo e também o resultado final das produções”, afirma a diretora do Núcleo, Juliane Mendes Rosa La Banca.

Ainda conforme Juliane, esta etapa da educação infantil é marcada pelas expectativas em relação à mudança de escola que irá ocorrer no próximo ano, na qual as crianças irão se inserir no Ensino Fundamental. “Então, além de terem todo a possibilidade de expor e visitar suas produções num espaço estético fora do NDI, a exposição também foi uma oportunidade para conhecer um espaço escolar diferente, que abriga o Ensino Fundamental e Médio.”

Projeto do NDI reúne crianças e familiares em atividade de educação ambiental

O projeto de extensão de Educação Ambiental do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC reuniu, no último sábado, 14 de maio, mais de cinquenta famílias e crianças em atividades envolvendo a sustentabilidade e a relação com a natureza. Depois de dois anos sem realizar o evento por conta da pandemia, o encontro foi marcado por oficinas com elementos da natureza, exposição científica das crianças, exposição de fotos, Feira de Trocas e plantio de mudas de árvores nativas no Bosque da UFSC.

projeto de extensão de educação ambiental do NDI, atualmente coordenado pela professora Carolina Shimomura Spinelli, atua desde 2014 desenvolvendo atividades, materiais, estudos, formação e propostas de educação ambiental com crianças de 0 a 6 anos de idade. A proposta é atuar no ensino, na pesquisa e na extensão, com foco no paisagismo do NDI, horta educativa, destino dos resíduos sólidos, reaproveitamento de materiais recicláveis, plantio, manejo e colheita de hortaliças, frutas silvestres e plantas alimentícias não convencionais (PANC), canteiro de chás com plantas medicinais e aromáticas, alimentação saudável e estudos sobre a relação criança e natureza.

“O ponto alto da programação foi a realização da V Feira de Trocas, que desde a sua primeira edição em 2017, tem como objetivo trabalhar aspectos da Economia Solidária, valorizando o ser humano e o respeito à natureza, substituindo o lucro e a competição por solidariedade e cooperação. Tanto as crianças quanto as famílias têm a oportunidade de rever o valor das coisas, ao trocar itens que foram doados e que passam a ter um novo significado e uso”, pontuou a diretora do NDI, Juliane Mendes Rosa La Banca.

A atividade foi concluída com plantio de mais de cinquenta mudas de árvores nativas da mata atlântica em parceria com o projeto de Recuperação Ambiental do Bosque do CFH. Além da proposta de plantio, a parceria irá contemplar o planejamento de um projeto de construção de uma Trilha da Infância.