NDI – Núcleo de Desenvolvimento Infantil
  • Projeto de Educação Ambiental publica uma nova receita

    Publicado em 23/11/2021 às 8:00

    Olá prezada comunidade.

    Nas nossas últimas publicações falamos tanto sobre a intolerância ao glúten, como sobre a alergia e a intolerância ao leite.

    Hoje nós trazemos uma opção de uma deliciosa torta salgada sem leite. 😛

     

     

    #paratodosverem: A figura traz na parte de cima à direita o símbolo do projeto, abaixo dele o título da receita: “Torta salgado deliciosa sem glúten e sem lactose” e abaixo do nome uma foto dos ingredientes separados e da torta já finalizada. O resto da figura é composta pela receita. Para preparar a torta salgado você deve inicialmente separar em um brócolis os buquês maiores e os menores. Após essa etapa coloque no copo do liquidificador: dois ovos, meia xícara de óleo de canola ou girassol, uma cenoura crua sem casca em pedaços, os talinhos maiores de um buquê de brócolis, quatro folhas de manjericão fresco e um ramo de alecrim. Bata tudo até ficar bem misturado. Acrescente seis colheres de sopa de farinha de arroz e 3 colheres de sopa de amido de milho e bata mais um pouco ou misture com uma colher. Junte a essa mistura os buquês pequenos (separados) do brócolis, seis folhas de rúcula picada, um tomate cortado em cubinhos, meio pimentão vermelho, cebolinha verde picada e quatro azeitonas sem caroço picadas. Misture tudo. Acrescente meia colher de fermento em pó e mexa bem. Coloque em um prato refratário untado com óleo. Leve ao forno a 180ºC até dourar. Aproveite!


  • Comissão Eleitoral publiciza a abertura de inscrições para as eleições dos cargos de Direção, Coordenação Administrativa, Coordenação de Ensino, Coordenação de Pesquisa e Extensão e Coordenação de Estágio do NDI

    Publicado em 16/11/2021 às 16:00

    A Comissão Eleitoral, designada pela Direção do Centro de Ciências da Educação pela Portaria nº 143/2021/CED de 27 de outubro de 2021, no uso de suas atribuições, torna pública  a abertura de inscrições para as eleições dos cargos de Direção, Coordenação Administrativa, Coordenação de Ensino, Coordenação de Pesquisa e Extensão e Coordenação de Estágio do  Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

    Para acessar o Edital clique aqui.

    Edital Complementar Nº 05/NDI/2021 (retificação dos horários das eleições), clique aqui

    Requerimento de inscrição – coordenações

    Requerimento de inscrição – direção e coordenação administrativa

    Inscrições homologadas, clique aqui

    Não foram apresentados recursos à homologação das inscrições.

    Lista final dos candidatos inscritos, clique aqui

    Síntese da proposta de trabalho apresentada pelas candidatas aos cargos da chapa de direção/coordenação administrativa, clique aqui.

    A comissão eleitoral divulga o resultado da eleição:

    Direção e Coordenação administrativa:

    Foram eleitas as candidatas: Professora Juliane Mendes Rosa La Banca (diretora) e TAE Isabel Cristina da Rosa (Coordenadora Administrativa).

    Coordenação de Ensino: Professora Giseli Day

    Coordenação de Estágio: Professora Jucilaine Zucco

    Coordenação de Pesquisa e Extensão: Professora Caroline Machado.

    Votos para a chapa direção/coordenação administrativa:

    Válidos – 75

    Nulos – 6

    Votos para as coordenações de ensino, estágio e pesquisa e extensão:

    Válidos – 35


  • Colégio de Aplicação e NDI retomam atividades semipresenciais de ensino

    Publicado em 11/11/2021 às 18:28

    A segunda-feira, 18 de outubro, marcou o início das atividades semipresenciais de ensino no Colégio de Aplicação (CA) e no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). Desde o início do dia, famílias se dirigiram à Universidade Federal de Santa Catarina acompanhadas de suas filhas e seus filhos para as primeiras experiências de uma nova modalidade de aprendizagem. O retorno, que será escalonado, contará com turmas divididas em grupos que frequentarão as unidades presencialmente em dias alternados, com o ensino remoto permanecendo nos dias em que não haverá atividades presenciais.

    Além de alunos frequentando as unidades de ensino, o CA e NDI também recebem, nesta semana, equipes responsáveis pela medição de níveis de CO2 e pela testagem dos trabalhadores, medidas que estão determinadas pelo Guia de Orientações para a Pré-Fase 2. A equipe do Laboratório de Biologia Molecular, Microbiologia e Sorologia (LBMMS/CCB), coordenado pela professora Maria Luiza Bazzo, efetuou nesta segunda-feira a coleta e testagem de amostras dos os servidores e estagiários que trabalham presencialmente no NDI e no CA. Já a Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico deverá visitar as salas de aula para fazer medições durante o decorrer da semana.

    “Aguardamos com muita ansiedade o retorno ao novo normal e esperamos que tudo corra bem. Nossa expectativa é cumprir os combinados da segurança sanitária e conseguirmos, nestes dias que restam para finalizar o ano letivo de 2021, prepararmos o início para o ano letivo de 2022”, disse o diretor do Colégio de Aplicação, Edson Souza de Azevedo.

    “Os parâmetros de CO2 por ambiente para determinar a ocupação máxima das salas é uma metodologia adotada pela UFSC que difere-se do distanciamento espacial adotado em outros sistemas de ensino. Pode ser que o monitoramento aponte que é possível até ampliar o número de pessoas em sala de aula, isso é algo que poderá mudar nessas primeiras semanas de ajustes. São parâmetros inéditos, um grande diferencial que temos conseguido como instituição, com a colaboração dos nossos pesquisadores, com referências científicas para as tomadas de decisão”, salienta o chefe do Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes.

    “O sentimento é de satisfação, pelo retorno, e por presenciar a alegria dos estudantes, e de toda a comunidade escolar”, disse Moraes, que visitou as estruturas durante a manhã de segunda-feira, juntamente com Paulo Botelho, diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp) e Tiago Aurélio Alves, coordenador de Promoção e Vigilância em Saúde. “Os espaços estão muito bem sinalizados, distanciamento marcado no piso, salas organizadas, uso adequado de máscaras. Consertos e manutenções foram feitos, mas temos mais ajustes de infraestrutura que ainda precisarão acontecer, então é um recomeço que ainda terá muito trabalho para se consolidar”, ressaltou.

    Além dos ajustes pontuais, medições e testagens, as salas de aula recebem apenas os alunos cujas famílias optaram por retornar. O Colégio de Aplicação (CA) tem cerca de 40% das famílias que optaram por permanecer com as aulas remotas, e no NDI, o primeiro dia foi reservado a receber as crianças maiores. A recepção foi feita conforme previsto no Plano de Contingência e divulgado antecipadamente às famílias.

    O Colégio preparou uma série de vídeos, em parceria com a TV UFSC, para orientar sobre o início das aulas, além de manuais de retorno às aulas semipresenciais com informações para estudantes, famílias, docentes e técnicos. Ao todo, o Aplicação conta com 38 turmas, um total de 994 estudantes, dos quais 503 optaram pelo retorno semipresencial. Trabalham no CA 99 professores efetivos, 18 professores substitutos, 50 técnicos-administrativos em Educação, 18 terceirizados lotados no CA e outros 15 trabalhadores terceirizados que foram remanejados para Colégio recentemente.

    O NDI também preparou um vídeo com orientações e, segundo a diretora Juliane La Banca, o primeiro dia foi “muito tranquilo”. “Trabalhamos muito nas semanas que antecederam para que as questões principais estivessem todas encaminhadas. Ver a alegria das crianças por poder retornar não tem preço. É por elas que trabalhamos, então foi muito gratificante tê-las num contexto mais seguro em que já estamos vacinados e num ambiente cuidadosamente preparado com o apoio do DAS/Prodegesp e da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico. A equipe do NDI é muito qualificada e todos se engajaram para que tudo ocorresse de forma acolhedora, cuidadosa e segura!”, qualificou.

    A partir de: https://noticias.ufsc.br/2021/10/colegio-de-aplicacao-e-ndi-retomam-atividades-semipresenciais-de-ensino/

     


  • Projeto de Educação Ambiental apresenta a coluna “Você sabia?” com informações sobre intolerância e alergia à lactose

    Publicado em 11/11/2021 às 9:00

    Olá prezada comunidade.

    O projeto de Educação Ambiental traz novamente a coluna “Você Sabia?”, desta vez com maiores informações sobre a intolerância e a alergia ao leite.

    A intolerância é uma doença que se caracteriza pela deficiência ou pela redução dos níveis da enzima lactase no organismo, esta, responsável pela quebra da lactose, o açúcar do leite. Assim, o organismo tem dificuldades em digerir esta substância, que é encontrada no leite e em outros produtos lácteos. Maiores informações podem ser encontradas na imagem abaixo ou na descrição da imagem no final do post em #paratodosveremintolerância.

    A alergia,por sua vez, se dá por uma reação inflamatória contra um determinado antígeno, nesse caso o leite de vaca. No caso de uma pessoa alérgica o sistema imunológico reage como se estivesse sendo atacado. Essa é uma reação de hipersensibilidade. Maiores informações podem ser encontradas na imagem abaixo ou na descrição da imagem no final do post em #paratodosveremalergia.

    Ao longo do mês de novembro nós traremos duas publicações de receitas sem lactose, uma receita salgada e uma receita doce, dando continuidade à nossa coluna “Receitas sustentáveis” 😛. Fiquem de olho nas nossas publicações. 😉

    #paratodosveremintolerância: A imagem traz à direita acima o símbolo do projeto e abaixo deste a imagem de uma caixa de leite e um pedaço de queijo com um traço vermelho e grosso sobre ele indicando proibição. O texto informa que: “Estima-se que a intolerância a lactose atinge até 70% dos adultos brasileiros. É uma doença que se caracteriza pela deficiência ou pela redução dos níveis da enzima lactase no organismo, esta, responsável pela quebra da lactose, o açúcar do leite. Assim, o organismo tem dificuldades em digerir esta substância, que é encontrada no leite e em outros produtos lácteos. Essa condição pode ser temporária ou persistir durante toda a vida do indivíduo. Não é possível prever, entretanto, se a intolerância vai durar pouco ou muito tempo, visto que cada organismo tem suas particularidades. O problema pode ser congênito ou surgir durante o processo de envelhecimento ou em decorrência de alguma doença ou lesões intestinais.”

    #paratodosveremalergia: A imagem traz à direita acima o símbolo do projeto e à direita na parte de baixo da imagem o desenho de uma vaca pequena, com uma cara de tristeza e infelicidade com um traço vermelho e grosso sobre ela indicando proibição. O texto informa que: “Os lactos são derivados do leite e que apresentam na sua composição diversas proteínas além de um açúcar chamado lactose, que no nosso corpo é “digerido” por uma enzima denominada lactase. Porém, como já tratamos deste assunto anteriormente, agora vamos destacar a questão da alergia à proteínas do leite. Mas afinal, o que seria esta alergia e sua causa? A alergia se dá por uma reação inflamatória contra um determinado antígeno, nesse caso o leite de vaca. No caso de uma pessoa alérgica o sistema imunológico reage como se estivesse sendo atacado. Essa é uma reação de hipersensibilidade. A fase mais comum do aparecimento desta alergia é em crianças e bebês durante a troca do leite materno pelo de vaca. Muitas vezes, o organismo da criança ainda é frágil demais para se adaptar a esse novo tipo de alimento. O problema costuma desaparecer entre os três e os cinco anos de idade”.

    Para maiores informações é possível acessar o site do projeto: https://projetoeducacaoambientalndi.paginas.ufsc.br/


  • O Projeto de Extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores informa sobre publicação de e-book

    Publicado em 08/11/2021 às 9:45

    O Projeto de Extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores avisa:

    Já se encontra disponível no Repositório institucional da Universidade do Minho, o livro Práticas de formação leitora, e-book elaborado no âmbito do Plano Local de Leitura – Braga, Cidade Leitora, organizado pelos professores Fernando Azevedo (UMinho), Eliane Debus (UFSC) e Maria Laura P. Spengler (UDESC), publicado pelo Instituto de Educação da Universidade do Minho (UMinho/Portugal).

    Nele você encontrará vários relatos e artigos sobre práticas de mediação de leitura. Convidamos a acessar o capítulo Piqueniques Literários: ações de mediação literária que contribuem para formar uma comunidade de leitores, de Caroline Machado (NDI/UFSC) e Lilane Chagas (MEN/UFSC), no qual as autoras apresentam aspectos dessa ação desenvolvida pelo Projeto de extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores, desde 2014.

    Acesse o Ebook na íntegra e gratuitamente no RepositóriUM a partir do seguinte identificador: http://hdl.handle.net/1822/73762.

    Boa leitura!


  • O GEPILEd está no Jogo do Livro!

    Publicado em 03/11/2021 às 12:56

    O Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/NDI/CNPq) apresentará nos próximos dias duas comunicações no 14º Jogo do Livro e 4º Seminário Internacional Latino-Americano, importante evento sobre literatura do país, sediado na Universidade Federal de Minas Gerais.

    Esse ano o evento terá atividades síncronas e assíncronas, no formado de podcast e videocast que serão disponibilizados na grade da programação e ficarão disponíveis para acesso em momentos posteriores. Serão apresentadas comunicações de relatos de experiência e de pesquisa, atividades culturais, lançamentos de livros, oficinais, minicursos, dentre outras atividades.

    Os resultados parciais de pesquisa Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores, em desenvolvimento pelas professoras Caroline Machado, Juliete Schneider, Letícia Cunha da Silva, Lilane Maria de Moura Chagas e Rubia Vanessa Vicente Demétrio serão apresentados no dia 03/11, às 13 horas.

    No dia 19/11, às 16 horas, será disponibilizado o videocast que apresenta o trabalho desenvolvido pela acadêmica do Curso de Letras Português e Literaturas, Eduarda Sedrez Schollemberg, bolsista de Iniciação Científica na pesquisa acima citada. Seu projeto é um desdobramento da pesquisa, que visa investigar as Implicações da censura na literatura infantil brasileira para a formação dos pequenos leitores e é orientado pela professora Caroline Machado, em parceria com as integrantes da pesquisa supracitadas.

    Convidamos os/as interessados/as a conferirem a programação em: https://linktr.ee/JogoDoLivro

    As atividades serão transmitidas pelo canal  do YouTube da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais:

    https://www.youtube.com/channel/UCI9Pl_2XMRWO0aX8ZzY294A


  • Projeto de Educação Ambiental traz mais uma indicação de filme: “Nausicaä do Vale do Vento”

    Publicado em 31/10/2021 às 10:00

    Prezada comunidade escolar.

    O Projeto de Educação Ambiental traz mais uma publicação de sua coluna “Quem já viu” com indicações de filmes para que as famílias, comunidade escolar e público alvo do projeto possam assistir e se apropriar do debate ambiental, introduzindo o debate com as crianças trazendo mais uma indicação de filme.

    A primeira indicação fora: “Lorax: Em busca da trúfula perdida”, a segunda indicação Wall-e, uma animação Disney/Pixar sobre um simpático robô.

    Nessa terceira traz “Nausicaä do Vale do Vento”. A protagonista de Nausicaä do Vale do Vento é princesa de uma localidade aparentemente protegida de todos os males, região abençoada com a brisa que sopra do mar e afasta os perigos. Celebrada como liderança, afinal de contas o rei jaz doente na cama, impossibilitado de governar, ela será a grande responsável por reestabelecer um vínculo essencial entre o homem e a natureza da qual invariavelmente faz parte. É um filme extremamente atual, por abordar questões ainda latentes e urgentes. O filme foi lançado em 25 de dezembro de 1984, tem duração de 116 minutos e está atualmente disponível na plataforma de streaming Netflix.

     

     

    #paratodosverem: A figura traz do lado direito o cartaz do filme no qual uma mulher segura uma espada que aponta para baixo. Ela está olhando de forma altiva para a esquerda, para o sol poente. Ela veste um tipo de armadura e seus cabelos estão soltos.

    Maiores informações em: https://projetoeducacaoambientalndi.paginas.ufsc.br/2021/10/15/quem-ja-viu-nausicaa/


  • Edital de vagas 01/NDI/2021 – Rematrícula e vagas de irmãos para o ano letivo 2022

    Publicado em 25/10/2021 às 8:00

    A Direção do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições, e tendo em vista o inciso V do artigo 53 da Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), conforme a nova redação dada pela Lei nº 13.845, de 18 de junho de 2019, torna público, para a comunidade interna do NDI, a abertura do edital de rematrícula e vagas para irmãos para o ano letivo de 2022.

    Lembrando que a rematrícula é automática para as famílias que não tiverem interesse na troca de turno.

    O referido edital (01/NDI/2021) é somente para irmãos de crianças regularmente matriculadas no NDI. O edital com novas vagas será publicado nas próximas semanas.

    Para ter acesso ao edital, clique aqui.

    Formulário geral para recurso: clique aqui.

    Inscrições homologadas: clique aqui

    Inscrições não homologadas: clique aqui

    Não foram apresentados recursos às inscrições homologadas.

    Sorteio das vagas: https://youtu.be/yqinLJbKkh0, 27/10/2021 às 10:00

    Resultado do sorteio: Resultado preliminar do sorteio do Edital 01/NDI/2021 (Vagas irmãos 2022)

    Não foram apresentados recursos ao resultado do sorteio.

    Resultado final: Resultado final do Sorteio Edital 01/NDI/2021 (Vagas irmãos 2022)

     

     

    1. DA MATRÍCULA

    7.1. Cabe aos pais e/ou responsável legal da criança sorteada nas vagas realizar as matrículas que serão informadas em edital suplementar a ser publicado posteriormente. 

    7.2. Os pais e/ou responsável legal serão comunicados da vaga para matrícula via e-mail e sendo responsabilidade do interessado acompanhar a publicação dos Editais de Convocação, bem como, manter atualizado junto à Secretaria e Coordenação Pedagógica do NDI o(s) endereço(s) eletrônico(s).

    7.3. É necessário para a matrícula a carteira de vacinação e a certidão de nascimento digitalizadas.

    7.4. A frequência da criança no NDI no ano de 2021, estará condicionada às normas sanitárias decorrentes da Pandemia do Covid-19 adotadas pela Universidade Federal de Santa Catarina.


  • Setores do NDI atendem também por meio do Whatsapp

    Publicado em 22/10/2021 às 15:54

    Os setores do NDI e seus representantes atendem, prioritariamente, pelo canal principal de comunicação, seus e-mails, mas tendo em vista a facilidade que a ferramenta WhatsApp proporciona, os setores do NDI também se organizaram para atender por esta ferramenta.

    Seguem os contatos:

    Coordenação Pedagógica: +55 48 3721-2322

    Direção: +55 48 3721-2787

    Nutrição: +55 48 3721-3569

    Secretaria: +55 48 3721-9432

    Saúde: +55 48 3721-4621


  • GEPILEd/UFSC convida para o evento IX SLIJ e V SELIPRAM

    Publicado em 22/10/2021 às 8:55

    O Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC) convida a todes para o IX SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (IX SLIJ) E V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA (V SELIPRAM).

    Esse ano o SLIJ está completando 20 anos, e a celebração se dará em encontro (remoto, já que a pandemia ainda nos distancia) que se realizará entre os dias 3 e 5 de novembro, em mesas redondas com convidades muito querides que fizeram parte dessa história!

    O evento é organizado pelo Grupo de Pesquisa em literatura infantil e juvenil e práticas de mediação de leitura (LITERALISE/UFSC), em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (Nepalp/UFSC) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/UFSC), grupos de pesquisa sediados no Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, com o apoio de UDESC, UNISUL, UNESP, UCS, Prefeitura Municiapla de Palhoça e Universidade do Minho (Portugal).

    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas no site do evento, a partir do seguinte link de acesso:

    http://inscricoes.ufsc.br/ixslijparticipante.

    O evento será transmitido pelo canal do Grupo de Pesquisa em literatura infantil e juvenil e práticas de mediação de leitura no YouTube: https://www.youtube.com/c/LiteraliseUFSC.

    Maiores informações: https://literalise.wordpress.com/9slij/

    Esperamos por vocês!

    Marco comemorativo: 20 anos do seminário
    Com imensa alegria nos aproximamos do nosso

    IX SEMINÁRIO DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL (IX SLIJ)
    E V SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE LITERATURA INFANTIL E JUVENIL E PRÁTICAS DE MEDIAÇÃO LITERÁRIA (V SELIPRAM)

    e gostaríamos muito de ter você conosco
    para celebrar os 20 anos do evento.

    SOBRE A TRANSMISSÃO
    Mesas-redondas com diferentes temáticas acontecerão nos três dias, de 3 a 5 de novembro, com transmissão pelo Canal do Grupo Literalise no YouTube: Inscreva-se no Canal do Grupo Literalise no YouTube
    CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA no blog do Literalise: Programação Completa
    FAÇA HOJE SUA INSCRIÇÃO! Faça sua Inscrição no 9º SLIJ
    O evento terá certificados para participantes
    e a inscrição deve ser realizada no link abaixo:
    Obs.: Preste bastante atenção nos dados fornecidos
    pois serão utilizados na confecção dos certificados.
    Para realizar a inscrição, o participante precisa ter o ID UFSC.
    Nesse link você encontrará um tutorial para criar o ID UFSC:
    Como criar o ID UFSC

    Esperamos por você!

    Organização do 9ª SLIJ

    NÚCLEOS DE PESQUISA
    INSTITUIÇÕES PARCEIRAS
    9º SLIJ - Blog do Literalise 9º SLIJ – Blog do Literalise
    literalise.grupodepesquisa literalise.grupodepesquisa
    LITERALISE LITERALISE
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