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Atendimento do NDI nos dias de jogos do Brasil na Primeira Fase da Copa do Mundo
Prezada Comunidade.
Conforme ofício circular da Pró Reitoria de Graduação (PROGRAD/UFSC), informamos que nos dias de jogos do Brasil na Primeira Fase da Copa do Mundo, o atendimento as crianças será realizado da seguinte forma:
Nos dias 24/11 e 02/12 – o jogo será às 16hs – haverá dispensa no turno vespertino;
No dia 28/11 – jogo será às 13hs – haverá dispensa no turno vespertino e manteremos as aulas no turno matutino até as 11hs.
Caso o Brasil se classifique para a próxima fase, estaremos encaminhando como se dará o atendimento nos dias dos jogos.
Atenciosamente
Direção do NDI
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Convite: IX Piquenique Literário – trajetos pela literatura catarinense
Convidamos a todos para nosso próximo Piquenique Literário que se realizará no dia 10 de dezembro. Na ocasião, apresentaremos algumas histórias produzidas contemporaneamente em Santa Catarina para a infância e realizaremos algumas oficinas que dialogam com a temática proposta para o encontro.
Sugerimos que, além das frutas e suco natural indicados no convite, possam trazer suas canecas para que nosso evento seja também sustentável.
Esperamos por vocês!Organização: Projeto de Extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores, com a colaboração de profissionais do NDI e estudantes do Curso de Pedagogia da UFSC.
Apoio: Grupo de Pesquisa: Literatura e Design de Artefatos para Crianças e Jovens no Mundo Digital (CNPq) e Editoras Cruz e Sousa, Aletria, Cia Mafagafos e Gato Leitor. -
Edital de vagas 06/NDI/2022 – Vagas e lista de espera para Comunidade 2023
A Diretora em exercício do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições, e tendo em vistao inciso V do artigo 53 da Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), conforme a nova redação dada pela Lei nº 13.845, de 18 de junho de 2019, as definições da Lei Nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002, da Lei Nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 e da Lei Nº 9.784, de 29 de janeiro de 1999, as Resoluções Normativas nº024/GR/2009 e 168/2022/CUn, a Ação Civil Pública nº 5004893-11.2012.404.7200/SC, com o Inquérito Civil nº 1.33.000.003569/2014-34, e a Portaria Normativa 001/CED/2019, torna público, para a comunidade em geral, a abertura das inscrições para o sorteio de vagas e formação de listas de espera para o ano letivo de 2023.
Para ter acesso ao Edital 06/NDI/2022, clique aqui
Para ter acesso ao Edital Complementar 08/NDI/2022, clique aqui
Onde lê-se:
6.2. Os pais ou responsáveis legais das crianças convocadas para validação de deficiência deverão entregar entre os dias 23/01/2022 e 27/01/2022 pelo e-mail “equipemulti.ndi@contato.ufsc.br” ou pessoalmente na Secretaria ou na Coordenação Pedagógica do NDI a documentação comprobatória da deficiência.
6.2.1A. O atendimento presencial entre os dias 23/01/2022 e 27/01/2022 dar-se-á das 8h às 12h.
Leia-se:
6.2. Os pais ou responsáveis legais das crianças convocadas para validação de deficiência deverão entregar entre os dias 23/01/2023 e 27/01/2023 pelo e-mail “equipemulti.ndi@contato.ufsc.br” ou pessoalmente na Secretaria ou na Coordenação Pedagógica do NDI a documentação comprobatória da deficiência.
6.2.1A. O atendimento presencial entre os dias 23/01/2023 e 27/01/2023 dar-se-á das 8h às 12h.
Formulário geral para recurso: clique aqui.
As inscrições foram encerradas em 18/11/2022.
Listas de inscrições homologadas para ampla concorrência: Clique aqui
Listas de inscrições não homologadas para ampla concorrência: Clique aqui
Listas de inscrições homologadas de crianças com deficiência: Clique aqui
Listas de inscrições não homologadas de crianças com deficiência: Clique aqui
Listas de inscrições homologadas de crianças declaradas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas: Clique aqui
Listas de inscrições não homologadas de crianças declaradas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas : Clique aqui
Listas de inscrições homologadas para ampla concorrência, após recursos: Clique aqui
Listas próprias de inscrições homologadas de crianças com deficiência, após recursos: Clique aqui
Listas próprias de inscrições homologadas de crianças declaradas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas, após recursos: Clique aqui
Sorteio das vagas: https://youtu.be/Dxo-Ooo5MVY, 30/11/2021 às 10:00
Sementes do sorteio: Clique aqui
Resultado preliminar das crianças com deficiência sorteados em vagas: Clique aqui
Resultado preliminar das crianças com deficiência sorteados em lista de espera: Clique aqui
Resultado preliminar das crianças declaradas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas sorteados em lista de espera: Clique aqui
Resultado preliminar das crianças de ampla concorrência sorteadas em lista de espera: Clique aqui
Não foram apresentados recursos aos resultados preliminares.
Resultado final das crianças com deficiência sorteados em vagas: Clique aqui
Resultado final das crianças com deficiência sorteados em lista de espera: Clique aqui
Resultado final das crianças declaradas negras (pretas e pardas), indígenas e quilombolas sorteados em lista de espera: Clique aqui
Resultado final das crianças de ampla concorrência sorteadas em lista de espera: Clique aqui
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Conselho Universitário aprova desobrigação de uso de máscaras em ambientes da UFSC
Prezada comunidade do NDI,
O Conselho Universitário (CUn) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou a flexibilização do uso de máscaras faciais nos ambientes da Universidade. A decisão ocorreu em sessão extraordinária do Conselho realizada nesta terça-feira, 11 de outubro. A minuta de Resolução Normativa a ser assinada pelo reitor estabelece que fica desobrigado o uso de máscara de proteção facial nos ambientes da instituição, com algumas exceções.
As exceções apontadas são para pessoas que apresentem sintomas gripais ou que tiveram contato com caso suspeito ou confirmado de covid nos últimos sete dias; para quem possui fator de risco de agravamento da doença, tal como idade superior a 60 anos, obesidade ou imunossupressão, entre outros. A flexibilização também não alcança as pessoas que desenvolvem atividades em ambientes fechados nos quais não seja possível manter distanciamento físico de um metro ou não exista ventilação natural – por meio de ao menos duas aberturas – ou fluxo de ar por ventilação forçada.
Para acessar o conteúdo completo da notícia e a sessão do CUn, clique aqui
Estamos à disposição para quaisquer dúvidas nos e-mails:
direcao.ndi@contato.ufsc.br
cp.ndi@contato.ufsc.br
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Nota do Grupo de Estudos e Pesquisas Alteritas: Diferenças, Arte, Educação, em apoio à estudante vítima de racismo.
Universidade Federal de Santa Catarina
Centro de Ciências da Educação
Alteritas – Grupo de Estudos e Pesquisas em Diferenças, Arte e Educação
PELO APOIO À ESTUDANTE VÍTIMA DE CRIME RACIAL
O Grupo de Estudos e Pesquisas Alteritas: Diferenças, Arte Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) manifesta-se publicamente em defesa e apoio à estudante do curso de Pedagogia do CED/UFSC, vítima de crime de racismo nesta quarta feira dia 28/09/2022, materializado no banheiro feminino do Centro de Educação da UFSC.
Entendemos que práticas racistas hegemônicas nos ambientes universitários retroalimentam a intolerância, ameaçam à democracia, reforçam o racismo e os racistas levando suas vítimas ao adoecimento em diversos níveis. Impedem a troca e o compartilhamento de conhecimentos e experiências plurais reproduzindo na cultura institucional universitária vigente, padrões coloniais que em nada alteram a realidade posta. Daí a necessidade de crimes desta natureza, serem apurados, e, havendo comprovação, os criminosos punidos nos rigores da lei.
Por isso, manifestamos nosso apoio e solidariedade à estudante, nos colocamos na defesa incansável de ações antirracistas, exigimos as providências cabíveis, além de nos somarmos à coordenação do curso de Pedagogia e ao Movimento Estudantil no acompanhamento do caso.
Florianópolis, 29 de setembro de 2022
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VI SELIPRAM – Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária
O Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/NDI/UFSC) convida:O VI Seminário Internacional de Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (VI SELIPRAM): Mediação da leitura como arte dos (re)encontros acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina, no campus da Trindade, Florianópolis, no período de 03 a 04 de outubro de 2022, congregando pesquisadores envolvidos com o estudo da leitura, das práticas educativas construídas em diálogo com a literatura infantil e juvenil e formação do leitor literário.
O evento é organizado pelo LITERALISE – Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e Práticas de Mediação Literária (UFSC/CNPq) e o Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (GEPILEd/NDI/UFSC). Conta com o apoio institucional dos Programas de Pós-Graduação em Educação(PPGE/UFSC), Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP) e da Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SECARTE/UFSC) e Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (PMF).
No Seminário apresentaremos algumas ações desenvolvidas pelo projeto na mesa redonda intitulada Mediação de literatura e pequena infância. Também organizaremos a segunda edição dos Trajetos Literários, convidando a comunidade interna e externa da UFSC a ampliar seus repertórios de literatura produzida para a infância em Santa Catarina. Alguns dos autores das histórias selecionadas para exposição realizarão a apresentação das mesmas em frente ao auditório do Núcleo de Desenvolvimento Infantil.
Para conhecer a programação e para maiores informações, acesse o site https://www.even3.com.br/6selipram ou entre em contato com a organização pelo e-mail literatura.ndi@contato.ufsc.br.
COMISSÃO ORGANIZADORA
Eliane Santana Dias Debus (UFSC)
Maria Laura Pozzobon Spengler (UDESC)
Caroline Machado (UFSC)
PROMOÇÃO DO EVENTO
Literalise – Grupo de pesquisa em Literatura infantil e juvenil e práticas de mediação literária (UFSC/CNPq) e GEPILEd – Grupo de Estudos e pesquisas Infância, Literatura e Educação (NDI/UFSC/CNPq)
APOIO
Mestrado Profissional em Letras – PROFLETRAS, da Universidade Estadual do norte do Paraná (UENP)
Fundação Auracária – Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná
Programas de Pós-Graduação em Educação (UFSC)
Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alfabetização e Ensino da Língua Portuguesa (NEPALP/UFSC)
Secretaria de Cultura, Arte e Esporte (SECARTE/UFSC)
Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (PMF)
Programa de Pós-Graduação em Educação (UNISUL)
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem (UNISUL)
Universidade do Minho (Uminho/Portugal)
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Sábado Letivo – NDI de Portas Abertas – 17/09
Realizaremos, no dia 17/09, o sábado letivo: “NDI de Portas Abertas”, evento destinado a todas as famílias do NDI e à comunidade externa que deseja conhecer melhor o trabalho realizado na instituição.
Teremos oficina de máscaras do Boi de Mamão, brincadeiras, mensagens para o NDI, tour para conhecer a instituição, ciranda e a Feira de Trocas.
A Feira de Trocas é uma prática de economia solidária que envolve a troca direta de produtos. É uma iniciativa de promover a troca de objetos, brinquedos, roupas, sapatos, etc (em condições de uso). Para participar, selecione e traga itens para serem trocados.
As atividades iniciam a partir de 08h30min até às 11h30min.
Trazer: Água, Sucos naturais, frutas secas ou frescas, canga para o lanche, que será individual. Protetor e repelente.
Em caso de chuva, o evento será mantido.
Contamos com sua presença.
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Edital de vagas 05/NDI/2022 – Rematrícula e vagas de irmãos para o ano letivo 2023
A Direção do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições, e tendo em vista o inciso V do artigo 53 da Lei nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), conforme a nova redação dada pela Lei nº 13.845, de 18 de junho de 2019, torna público, para a comunidade interna do NDI, a abertura do edital de rematrícula e vagas para irmãos para o ano letivo de 2023.
O referido edital (05/NDI/2022) é somente para irmãos de crianças regularmente matriculadas no NDI. O edital com novas vagas será publicado nas próximas semanas. A rematrícula é automática para as famílias que não tiverem interesse na troca de turno.
Para ter acesso ao Edital 05/NDI/2022, clique aqui
Para ter acesso ao Edital Complementar 07/NDI/2022, clique aqui (NOVO)
Formulário geral para recurso: clique aqui.
Inscrições homologadas: clique aqui
Inscrições não homologadas: clique aqui
Inscrições homologadas após recursos: clique aqui
Sorteio das vagas: https://www.youtube.com/watch?v=0pLPH5tA9jY , 21/09/2021 às 10:00
Sementes: G1 “1663765418743”; G2 “1663765504953”.
Resultado preliminar – Sorteados para vagas – G1 2023
Resultado preliminar -Sorteados em lista de espera – G2, G3, G4 e G6 2023
Resultado final do sorteio, após recursos:
Resultado final – Sorteados para vagas – G1 2023
Resultado final – Após recursos – Sorteados em lista de espera – G2, G3, G4 e G6 2023
Atenciosamente, Comissão de ingresso e matrícula de novas crianças para 2023.
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NDI terá Política de Ações Afirmativas
A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) agora possui Políticas de Ações Afirmativas em todos os níveis de ensino. O Conselho Universitário (CUn), em sessão realizada na terça-feira, 30 de agosto, aprovou a PAA do Colégio de Aplicação e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI). A minuta de resolução normativa aprovada prevê reservar 20% das vagas de ampla concorrência oferecidas na Educação Básica da UFSC para negros, indígenas e quilombolas, independentemente do percurso escolar ou da renda. Além das cotas, a Política de Ações Afirmativas prevê também a adoção de medidas visando a permanência estudantil. A reserva de vagas para crianças com deficiência, que já era garantida nos editais de ingresso do CA e do NDI, permanece inalterada.
A reserva de vagas deverá constar dos editais de sorteio de vagas das duas escolas. No Colégio de Aplicação, a maior parte do ingresso ocorre no primeiro ano do ensino fundamental e no Núcleo de Desenvolvimento Infantil o ingresso se dá principalmente no primeiro ano da educação infantil.
A proposta já vinha sendo construída há cerca de dois anos, quando foi criada uma comissão para elaborar a PAA da educação básica. A sugestão resultante desse trabalho tramitou e foi aprovada com amplo apoio nos colegiados do NDI, do Colégio de Aplicação, no Conselho do Centro de Ciências da Educação (CED) e na Câmara de Graduação.
No parecer que elaborou para apreciação no Conselho do CED, a professora Patrícia de Moraes Lima lembrou que há alguns anos prevalecia a ideia de que o Colégio de Aplicação e o NDI eram exclusivos para filhos de servidores da UFSC. “Durante muito tempo vivemos sobre essa linha “abissal” que separou e segregou as infâncias provenientes de contextos familiares muito próximos à cidade universitária, como por exemplo, a comunidade da Serrinha que compõe o Maciço do Morro da Cruz”, exemplificou ela.
“A aprovação da Política de Ações Afirmativas para Educação Básica representa um avanço para o NDI na sua integração nas políticas da universidade como um todo, pois agora na UFSC teremos as cotas desde a Educação Infantil até a Pós-Graduação. Esse é um passo importante para a construção de uma educação de fato inclusiva e democrática, princípios tão fundamentais em todos os níveis de ensino da universidade. Um dos próximos desafios a ser enfrentado é a garantia de políticas de permanência para a Educação Básica, que são inexistentes até o momento. A garantia do ingresso é apenas o primeiro passo, continuaremos na luta em ações conjuntas entre o NDI e o Colégio de Aplicação para seguir avançando na consolidação da educação básica na UFSC”, avalia a diretora do NDI, Juliane Mendes Rosa La Banca.
O coordenador de Educação Básica da Prograd, George França, ressalta que a política de ações afirmativas é importante para que a educação básica da UFSC passe a cumprir ainda mais sua função social e para que possa atender a um público mais diverso do que é atingido atualmente. “A UFSC tem historicamente compromisso com as ações afirmativas, mas a educação básica ainda não tinha uma política própria voltada à questão étnico-racial”.
França, que também é professor do Colégio de Aplicação, foi um dos integrantes da comissão instituída para formular a política. “Por dois anos, levantamos dados que mostraram que a população negra está sub-representada em nossa comunidade escolar, o que evidencia a exclusão dentro da exclusão que atinge esse grupo”, afirma. De acordo com ele, a aprovação dessa normativa no mesmo ano em que se discute nacionalmente a revisão da política de cotas evidencia a necessidade de ações afirmativas em todos os níveis da universidade.
Permanência
Além da reserva de vagas para o ingresso, a resolução normativa prevê também ações com vistas a apoiar a permanência dos estudantes. Entre elas estão o apoio pedagógico oferecido por programa específico; ações de acolhimento visando a integração dos novos estudantes; apoio econômico a estudantes em situação de vulnerabilidade, por meio de programas já existentes e acesso a bolsas acadêmicas e auxílios e atenção à formação político-social.
“Para além do acesso, precisamos, ainda, caminhar no sentido da permanência dos estudantes da educação básica da UFSC, demanda para a qual ainda não há política específica e que certamente aumentará a partir do momento em que melhorarmos o acesso das populações historicamente alijadas da universidade”, diz George França.
A Política de Ações Afirmativas do Colégio de Aplicação e do NDI adotou o critério étnico-racial para a reserva de vagas, visando à ampliação da presença de pessoas negras (pretas ou pardas), indígenas e quilombolas em ambas as instituições escolares. “Essa orientação se alicerçou no levantamento socioeconômico que nós temos no CA e NDI, através do pessoal do serviço social. Diagnosticamos, no caso do Colégio de Aplicação, que a grande maioria das famílias que ele atende tem renda de até três salários mínimos”, explica França.
Os dados evidenciam que a escola já atinge um público socioeconomicamente mais vulnerável, mas a análise da constituição étnico-racial da comunidade discente mostra que a representatividade da população negra ainda é menor do que a projeção estatística do IBGE para a proporção de pessoas negras na população de Santa Catarina, ao redor de 18%. “Foi a percepção de que, mesmo atingindo a população mais pobre, a gente não tem conseguido atingir o recorte dos excluídos dentro da exclusão socioeconômica, que é a exclusão étnico-racial causada pelo racismo estrutural na sociedade brasileira”, observa o professor.
A validação das autodeclarações será realizada por comissões específicas para cada grupo com vagas reservadas. As comissões serão formadas pelas próprias escolas e nomeadas pela Pró-reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe). As validações são realizadas nos mesmos padrões já adotados pela Proafe em relação a candidatos cotistas que ingressam nos cursos de graduação. Como serão realizadas com crianças, haverá cuidado para não causar constrangimento e será garantida a presença dos pais no procedimento de heteroidentificação.
Inclusão
A UFSC adota políticas de ações afirmativas há quase quinze anos. Em agosto de 2007, o Conselho Universitário (CUn) da UFSC aprovou a política de ações afirmativas da Universidade, para ingresso nos cursos de graduação. A UFSC foi a 17ª universidade federal a implementar políticas de cotas, contemplando alunos oriundos de escolas públicas, negros e indígenas.
A partir do vestibular de 2008 foram reservadas 20% das vagas de todos os cursos de graduação para estudantes que tivessem cursado os ensinos fundamental e médio em escolas públicas e 10% para estudantes pertencentes ao grupo racial negro procedentes de escolas públicas. Além dessas, foi autorizada também a criação de vagas suplementares para estudantes pertencentes a povos indígenas.
Atualmente, a PAA da Graduação reserva metade das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas, com recortes de renda e, dentro desses grupos, vagas específicas para estudantes negros (pretos e pardos), indígenas e quilombolas. Também são garantidas vagas para pessoas com deficiência. Desde a instituição da sua própria Política de Ações Afirmativas, em 2008, um total de 23.885 pessoas ingressaram na UFSC em vagas reservadas.
De acordo com a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve), a UFSC oferece ainda, em outros processos seletivos inclusivos, 22 vagas suplementares para indígenas (até 3 por curso); nove vagas suplementares para quilombolas (uma por curso); duas vagas suplementares para negros por curso; e mais duas vagas para deficientes por curso de qualquer percurso escolar no SISU.
Recentemente, a Universidade realizou também um processo seletivo para ingresso de pessoas refugiadas. Foram oferecidas 10 vagas em cursos de Graduação, com ingresso no segundo semestre letivo de 2022.
Na pós-graduação, a política de ações afirmativas foi institucionalizada em 2020, mas antes disso alguns cursos já tinham iniciativas próprias de inclusão. A PAA foi estendida à pós-graduação lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado). Conforme a Resolução Normativa nº 145/2020, os programas de pós-graduação da UFSC deverão destinar, anualmente, no mínimo 20% das vagas para candidatos negros(as) (pretos e pardos) e indígenas, e 8% para pessoas com deficiência e outras categorias de vulnerabilidade social.
Nas vagas reservadas a pessoas em vulnerabilidade socioeconômica, os cursos de pós-graduação podem incluir estudantes quilombolas, estrangeiros e refugiados humanitários, professores da rede pública, travestis, transexuais e transgêneros, estudantes beneficiários do Programa Universidade para Todos (Prouni), entre outros.
Adaptado a partir de: https://noticias.ufsc.br/2022/09/ufsc-tera-politica-de-acoes-afirmativas-na-educacao-basica/
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Inscrições Abertas – Curso Combate à Violência Contra a Mulher e Respeito aos Direitos da População LGBTQIA+
Estão abertas, até 11 de setembro, as inscrições para o curso Combate à Violência Contra a Mulher e Respeito aos Direitos da População LGBTQIA+. O curso será realizado na modalidade a distância com encontros síncronos por webconferência e é destinado a servidores(as), docentes e técnico-administrativos em educação, da UFSC.
Apesar do curso estar direcionado aos Servidores docentes e técnico-administrativos em educação da UFSC, é de suma importância que o tema se torne de conhecimento da comunidade escolar como um todo.
Maiores informações podem ser acessadas por meio do link: https://prodegesp.ufsc.br/inscricoes-combate-violencia/




