Colégio de Aplicação e NDI recebem vistoria de inspeção da circulação de ar em espaços físicos

24/08/2021 10:49

O coordenador da Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico da UFSC, Sergio Freitas, esteve na tarde desta segunda-feira, 23 de agosto, acompanhado dos diretores do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) e do Colégio de Aplicação (CA), realizando uma primeira visita de inspeção, para monitorar a circulação de ar nas salas de aula e espaços físicos dos prédios. A vistoria marca o início do processo de preparação de uma ação integrada para monitorar as condições de trabalho seguro nos ambientes da UFSC.

Também participaram da visita os pesquisadores Amir Antônio Martins de Oliveira Jr. e Saulo Güths, do Departamento de Engenharia Mecânica, o pró-reitor de Graduação, Daniel Vasconcelos, a vice-diretora do Centro de Ciências da Educação (CED), Rose Cerny; o diretor do Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp), Paulo Botelho e o chefe do Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes. Outro grupo de pesquisadores, do Departamento de Engenharia Sanitária, coordenado pelo professor Paulo Belli Filho também irá atuar nas ações de monitoramento do ar.

Durante a vistoria a equipe visitou cada ambiente – administrativos e de salas de aula, a fim de identificar como se dá a circulação de ar por meio de janelas e portas (ventilação cruzada) e, a partir do agendamento de testes, definir os parâmetros que vão classificar os ambientes e o percentual de ocupação seguros para cada um. As ações de monitoramento vão servir para definir quantos estudantes, docentes e técnicos poderão estar, ao mesmo tempo, em cada ambiente. A medição é condição estipulada pela Comissão Permanente de Monitoramento Epidemiológico, que também estabeleceu que a ventilação, associada a uma Política de Testagem e o uso de máscaras de qualidade, do tipo PFF2, são premissas prévias para atividades presenciais.

Segundo o chefe de Gabinete, Aureo Moraes, nos próximos dias serão agendados testes nos espaços visitados do NDI e CA, e definidos os parâmetros de classificação de cada sala, a serem adotados quando do retorno, parcial e escalonado, das atividades. O mesmo trabalho será levado posteriormente para as demais unidades da UFSC, mesmo durante a Pré-Fase 2 e a Fase 2, quando ainda não haverá retorno presencial de aulas nos níveis de Graduação e Pós-Graduação.

“Estamos atendendo rigorosamente as recomendações dos especialistas, e verificando, com muito cuidado, cada espaço e suas condições para termos uma mudança de fases segura e responsável”, salienta o gestor.

Grupo de Trabalho

O reitor Ubaldo Cesar Balthazar nomeou, na última sexta-feira, dia 20, um Grupo de Trabalho formado por membros da Secretaria de Planejamento e Orçamento (Seplan), a Pró-Reitoria de Administração (Proad) e a Secretaria de Obras, Manutenção e Ambiente (Seoma) para adotar as medidas cabíveis e necessárias a fim de executar ações de manutenção e reforma predial, além da formalização de contratos e compras.

Segundo Fernando Richartz, presidente do GT, o grupo é uma força-tarefa, que buscará garantir que todas as medidas para um retorno seguro das atividades presenciais sejam cumpridas. “Disponibilização de EPIs, reformas, atualizações, estão inseridas no dia-a-dia dos nossos setores, que lidam com orçamento, aquisições e infraestrutura. Esperamos nos próximos dias iniciar os processos de compra – hoje já solicitamos empenho de um primeiro lote de máscaras PFF2, essenciais para a Pré-Fase 2 e fases seguintes”, conta o gestor.

Adaptado a partir de: https://noticias.ufsc.br/2021/08/colegio-de-aplicacao-e-ndi-recebem-vistoria-de-inspecao-da-circulacao-de-ar-em-espacos-fisicos/