Projeto de extensão – Educação Ambiental no NDI – “Faça você mesmo”

16/10/2020 17:03

O projeto de extensão em Educação Ambiental do NDI traz, nesta publicação, informações relevantes sobre o uso de materiais no nosso dia a dia.

Faça você mesmo: Detergente ecológico

A poluição das águas (rios, lagos, mares e oceanos) não ocorre apenas pelo despejo de uma ou outra substância, mas principalmente pela reação química resultante da soma dos inúmeros produtos de limpeza que usamos em nossas casas: detergentes, sabão em pó, amaciante, sabonetes, shampoos, cremes dentais, desinfetantes, limpa-vidros, água sanitária (com 2% de cloro ativo), amoníaco, entre outros.

Uma substância presente em detergentes, desengordurantes e em muitos outros produtos de limpeza e higiene é o LAURIL SULFATO DE SÓDIO*, um derivado de petróleo, que é irritante para o organismo humano (associado a dermatites), tóxico para organismos aquáticos e poluente para corpos hídricos.

Uma boa alternativa é optarmos por produtos de limpeza chamados ecológicos, já disponíveis no mercado, menos agressivos aos ecossistemas.

Usar produtos ecológicos é uma atitude positiva que é benéfica e limpa para o seu corpo e para o ambiente. É também uma opção mais autônoma e econômica.

 * Mais informação sobre esta e outras substâncias podem ser acessadas no site da ANVISA  

 

Que tal fazer você mesmo o seu próprio detergente ecológico?! 

Outras dicas: 

  • Evitar adquirir produtos em cuja fórmula contenha: cloro, formaldeído e solventes.
  • Buscar alternativas para limpeza com produtos caseiros e igualmente eficientes. Exemplos: a) Vinagre: tira manchas de tecidos, neutraliza odores fortes, remove gordura e limpa azulejos, fogões e panelas. b) Bicarbonato de Sódio: serve para limpar pias e vasos sanitários em banheiros. Também substitui o cloro na remoção de limo. Basta deixá-lo agir por uma hora e depois retirar o limo com uma mistura de suco de limão e sal.