Projetos de Extensão do NDI – Educação Ambiental

02/07/2020 16:36

Prezados (as),

Nesta semana vamos rememorar o projeto de extensão de Educação Ambiental.

O projeto de extensão Educação Ambiental do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/CED/UFSC), atualmente intitulado Educação Ambiental – refletindo sobre a relação criança e natureza na educação infantil, iniciou suas atividades em 1995, articulado com o curso de Agronomia da UFSC. Desde então, o NDI vem se preocupando com as questões voltadas aos processos de preservação da natureza e do desenvolvimento sustentável.

Atualmente, o projeto vem se debruçando sobre estudos e pesquisas que procuram aprofundar o estudo da relação entre criança e natureza, a partir de uma perspectiva materialista histórica, entendendo que a criança se constitui nessa relação e, portanto, é preciso compreender que, ao longo da história da humanidade, o homem estabeleceu uma relação de dependência com a natureza, mas também de transformação da mesma em busca de sua subsistência.

As ações desenvolvidas por este projeto de extensão têm sua inserção no ensino por meio das atividades realizadas com e pelas crianças, articuladas aos projetos de ensino dos professores do NDI. Para além da ampliação dos conhecimentos das crianças e também de seus professores, o projeto contribui ainda sobre a formação dos acadêmicos que atuam diretamente nele e daqueles que, no cotidiano da instituição, estabelecem alguma aproximação (estagiários obrigatórios e não obrigatórios). Após 2002, o projeto foi redimensionado, abrangendo instituições de educação infantil da rede pública municipal da Grande Florianópolis, envolvendo, além do trabalho com as crianças do NDI, a formação de professores.

Algumas das atividades de ensino desenvolvidas por meio desse projeto referem-se à gestão de resíduos, que incluiu:

• Minhocários e compostagem;
  • Reutilização e reciclagem de papéis e de materiais;
  • Uso sustentável de água da chuva;
  • Plantio e colheita de hortaliças, frutas silvestres e PANC’s (Plantas Alimentícias não Convencionais) cultivadas no NDI e atividades culinárias com a equipe de nutrição;
  • Canteiro de chás com plantas medicinais e aromáticas;
  • Exposições, oficinas e feira de trocas, entre outras.

Na perspectiva que articula o âmbito universitário com a comunidade externa, este projeto busca viabilizar o diálogo entre diferentes, porém, complementares saberes. Estabeleceu parcerias com outros projetos e departamentos da UFSC, tais como, o “Uso sustentável da água no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/UFSC) ” do Departamento de Ecologia e Zoologia do curso de Ciências Biológicas; a Sala Verde; o Núcleo de Educação Ambiental (NEAmb) da Engenharia, o Centro de Estudos e Promoção da Agricultura de Grupo (CEPAGRO) e o SESC – Cacupé, por meio da doação de mudas, de adubo, de materiais, de informativos e de trocas de conhecimentos e de experiências.

Em consonância com as legislações nacionais referentes à educação ambiental, este projeto de extensão procura discutir as questões ambientais articuladas à compreensão das conjunturas culturais, políticas e econômicas que compõem o cotidiano, tendo como objetivo principal propor, planejar, criar atividades concernentes ao desenvolvimento sustentável e à emancipação humana, integrando a comunidade escolar e a comunidade externa à UFSC.

Participantes: Docentes: Carolina Shimomura Spinelli, Jucilaine Zucco (Coordenadora), Juliana da Silva Euzebio; TAEs: Caroline Franz Broering de Menezes, Dyego Anderson Silva Pereira, Valdete de Oliveira Martins; Bolsistas de Extensão: Cláudia de Moura Dias, Laura Aparecida Santos; Voluntário: Ismael Andrada Bernardes.

Estamos à disposição através do seguinte e-mail: copex.ndi@contato.ufsc.br