Coleta Seletiva Solidária no NDI

22/06/2017 18:07

A Coleta Seletiva Solidária (CSS) é uma ação para realizar a separação dos resíduos recicláveis descartados e destiná-los a associações e cooperativas de catadores. Esta é instituída pelo  Decreto Federal no 5940/2006 que determina a “separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da administração pública federal direta e indireta, na fonte geradora, e a sua destinação às associações e cooperativas dos catadores de materiais recicláveis”.

A iniciativa prevê que todo resíduo segregado pela comunidade universitária seja depositado nos coletores seletivos, para serem selecionados e supervisionados. Na sequência, associações e cooperativas de catadores farão a destinação correta do material.

Com essa ação inédita na UFSC, a instituição assume um compromisso ambiental, educacional e ético, com forte viés social, uma vez que integra ao processo as cooperativas e associações de catadores.

A princípio serão distribuídos 20 coletores, sendo, um deles, destinado ao NDI. Nesta primeira fase de implantação da CSS, será feita a reciclagem de papel, plástico, vidro e metal. Atualmente a equipe de Gestão de Resíduos trabalha para a implementação da coleta de orgânicos.

 

 

Qual será o caminho do resíduo reciclável?


Orientações ao público da UFSC:


Fonte e maiores informações:

 

http://ufscsustentavel.ufsc.br/coletaseletiva/
http://ufscsustentavel.ufsc.br/coletaseletiva-como-participar/
http://noticias.ufsc.br/2017/06/eu-me-importo-e-voce-coleta-seletiva-solidaria-da-ufsc-e-inedita-nas-instituicoes-federais/#more-162299
http://noticias.ufsc.br/2017/06/coleta-seletiva-solidaria-na-ufsc-saiba-onde-e-como-descartar-os-reciclaveis/