NDI – Núcleo de Desenvolvimento Infantil
  • Convocação para matrícula – ano letivo 2021

    Publicado em 27/01/2021 às 11:08

    O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) vem a público convocar as famílias responsáveis pelas crianças abaixo relacionadas, sorteadas para o ingresso regido pelos Editais n°01/NDI/2020 e n°02/NDI/2020, para a realização das matrículas, conforme a publicação dos Editais de Convocação.

    Convocação nº11 do Edital nº02/NDI/2020, clique aqui (publicado em 01/03/2021);

    As matrículas dos relacionados na Convocação nº11  deverão ser feitas entre os dias 04 e 05/03/2021, exclusivamente, através do e-mail matriculas.ndi@contato.ufsc.br.

    Matrículas Homologadas a partir da Convocação nº10: clique aqui (publicado em 02/03/2021)

    Convocações anteriores (clique aqui)

    Convocação n°01 do Edital n°01/NDI/2020, clique aqui (publicado em 27/01/2021);

    Convocação nº02 do Edital nº01/NDI/2020, clique aqui (publicado em 04/02/2021);

    Convocação n°01 do Edital n°02/NDI/2020 , clique aqui (publicado em 27/01/2021);

    Convocação nº02 do Edital nº02/NDI/2020 (Lista de espera), clique aqui (publicado em 04/02/2021);

    Convocação nº03 do Edital nº02/NDI/2020 (Documentação para validação das crianças com deficiência), clique aqui (publicado em 05/02/2021);

    Convocação n°04 do Edital n°02/NDI/2020, clique aqui (publicado em 10/02/2021) – matrícula de 11 a 14/02/2021.

    Convocação n°05 do Edital n°02/NDI/2020 (Matrícula – Crianças com deficiência), clique aqui (publicado em 11/02/2021).

    Convocação n°06 do Edital n°02/NDI/2020 – clique aqui (publicado em 18/02/2021).

    Convocação nº07 do Edital nº02/NDI/2020, clique aqui (publicado em 23/02/2021);

    Convocação n°08 do Edital n°02/NDI/2020, clique aqui (publicado em 23/02/2021);

    Convocação n°09 do Edital n°02/NDI/2020, clique aqui (publicado em 02/03/2021);

    Convocação n°10 do Edital n°02/NDI/2020, clique aqui (publicado em 02/03/2021);

    Para quaisquer dúvidas, entrar em contato através do e-mail cp.ndi@contato.ufsc.br, com o assunto “dúvidas sobre matrícula”. 

    Matrículas homologadas (clique aqui)

    Matrículas Homologadas a partir das Convocações n°01 (Edital nº01/NDI/2020 e Edital nº02/NDI/2020): clique aqui .

    Matrículas Homologadas a partir das Convocações n°02 (Edital nº01/NDI/2020 e Edital nº02/NDI/2020): clique aqui (publicado em 10/02/2021)

    Resultado da validação das crianças com deficiência a partir da Convocação nº03 do Edital nº02/NDI/2020 clique aqui (publicado em 11/02/2020)

    Matrículas Homologadas a partir da Convocação nº04 do Edital nº02/NDI/2020: clique aqui (publicado em 18/02/2021)

    Matrículas Homologadas a partir da Convocação nº05 do Edital nº02/NDI/2020: clique aqui (publicado em 18/02/2021).

    Matrículas Homologadas a partir da Convocação nº06 do Edital nº02/NDI/2020: clique aqui (publicado em 23/02/2021)

    Matrículas Homologadas a partir da Convocação nº07 do Edital nº02/NDI/2020: clique aqui (publicado em 02/03/2021)

    Matrículas Homologadas a partir da Convocação nº08 do Edital nº02/NDI/2020:  clique aqui (publicado em 02/03/2021)

    Matrículas Homologadas a partir da Convocação nº09 do Edital nº02/NDI/2020: clique aqui (publicado em 02/03/2021).

    Validação de crianças com deficiência (clique aqui)

    Resultado da validação das crianças com deficiência convocadas diretamente pelo Edital Nº 02/NDI/2020 de 23 de novembro de 2020 clique aqui (publicado em 23/02/2021)

    Resultado da validação das crianças com deficiência a partir da Convocação nº03 do Edital nº02/NDI/2020 clique aqui (publicado em 11/02/2020). 

    Turnos e trocas de turnos deferidas (clique aqui)

    Para ter acesso aos turnos em que as crianças chamadas para o Grupo 1 frequentarão o NDI, obedecendo a ordem no sorteio, clique aqui.

    Se deseja pedir troca de turno, acesse: https://ndi.ufsc.br/formularios-automaticos/

    Para maiores informações acesse: https://ndi.ufsc.br/publicacoes-trocas-de-turnos/

    Orientações para matrículas (clique aqui)

    Importante: Para ter acesso às orientações sobre os procedimentos de efetivação da matrícula, clique aqui.

    Neste documento, estão disponíveis os links para os formulários de matrícula, da equipe de enfermagem e da equipe de nutrição do NDI, além de demais orientações sobre envio de documentação.

    O turno para o qual a criança foi sorteada encontra-se na convocação.

    Para quaisquer dúvidas, entrar em contato através do e-mail cp.ndi@contato.ufsc.br, com o assunto “dúvidas sobre matrícula”.

    Próximas chamadas (clique aqui)

    As chamadas para os outros grupos ocorrerão mediante abertura de vagas, a serem publicadas neste mesmo espaço.

    Para quaisquer dúvidas, entrar em contato através do e-mail cp.ndi@contato.ufsc.br, com o assunto “dúvidas sobre matrícula”. 


  • Boi-de-mamão do NDI tem artigo publicado na Revista Sobre Tudo

    Publicado em 23/12/2020 às 20:31

    O Projeto de Pesquisa Boi-de-mamão do NDI foi tema de um dos artigos publicados na revista Sobre Tudo, produzida pelo Colégio de Aplicação da UFSC. O artigo, escrito pela professora Juliane Mendes Rosa La Banca, está disponível na edição de 22 de dezembro de 2020, vol. 11, número 2, intitulada: Educação física da escola: homenagem aos 50 anos das OCA (Olimpíadas do Colégio de Aplicação). A revista abarca as áreas “Ensino” e “Interdisciplinar”, é indexada e atualmente está avaliada pela CAPES com um “B4 Nacional”.

    Para acessá-la, clique aqui.

    O artigo: Brincadeira, Música e Folclore: O Boi-de-mamão do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina está disponível aqui.


  • Projeto de Extensão Educação Ambiental – Catálogo de atividades

    Publicado em 18/12/2020 às 15:59

    Os membros do projeto de extensão “Educação Ambiental – refletindo sobre a criança e natureza na Educação Infantil” elaboraram um catálogo, onde buscam apresentar algumas das práticas educativas desenvolvidas por meio das atividades realizadas com e pelas crianças, articuladas aos projetos de ensino dos professores do NDI. As atividades são apresentadas com seus objetivos, metodologias, materiais, fotos e diversas ideias.

    As proposições são pautadas na perspectiva histórico-cultural (tendo como partida a relação do homem com a natureza) e se materializam em conhecimentos que buscam contribuir para a construção da responsabilidade socioambiental e à emancipação humana. O projeto tem como principais objetivos: o foco nos processos de preservação da natureza, o desenvolvimento sustentável e, simultaneamente, uma educação estética e crítica em relação ao meio ambiente.

    Este catálogo foi elaborado no sentido de contribuir na formação inicial e continuada de professores da rede pública de ensino, ampliando as discussões e possibilidades do trabalho pedagógico com foco na Educação Ambiental na Educação Infantil.

    Para visualizar o catálogo completo de atividades, clique aqui.


  • Convite – Live “O Papel da Escola na Luta Antirracista”

    Publicado em 11/12/2020 às 12:15

    A Comissão de Estudos para as Ações Afirmativas CA/NDI convida para a live “o Papel da Escola na Luta Antirracista” com a Profa. Dra. Lia Vainer Shucman (CFH/UFSC). O evento marca o lançamento do processo de construção das Ações Afirmativas no Colégio de Aplicação e Núcleo de Desenvolvimento Infantil e propõe amplo debate com famílias, estudantes, docentes, técnicos e demais colaboradores das duas unidades e demais centros da UFSC. Conscientes de seu compromisso com uma educação que promova a equidade, diversidade e garantia do acesso à educação pública e de qualidade a todes, a comissão espera ampla participação da comunidade UFSC. Link para a transmissão 👇🏿

    https://youtu.be/sEVSfOElhSU

     


  • Projeto de Extensão – Infância e Literatura – O rinoceronte que queria voar

    Publicado em 10/12/2020 às 12:07

    Dando prosseguimento à apresentação das memórias dos Piqueniques Literários realizados desde 2014, por iniciativa do Projeto de Extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores, apresentamos a resenha e vídeo referentes à história “O rinoceronte que queria voar”, de Nadia Adina Rose.

    A história “O rinoceronte que queria voar” apresenta, de forma poética, o desejo inusitado de alguns animais: uma tartaruga míope que queria ver mais longe; uma iguana, que desejava ver a neve; um pássaro, que sonhou em mergulhar no mar; uma coruja, que sonhava em ver o sol; e um rinoceronte, que queria voar. Ao realizarem seus sonhos, viveram novos movimentos e sensações, mostrando que é possível pensarmos além dos nossos limites, e sermos protagonistas da nossa própria história. A autora fala de si, como uma criança que queria pintar a própria história. Assim, convida o leitor a se inserir na narrativa e sonhar! A autora russa Nadia Adina Rose é artista, ilustradora e professora de artes, e é também ilustradora da narrativa. Ela constrói os desenhos com papel machê e colagem, que imprimem movimento e realidade a cada página.

    Livro: O rinoceronte que queria voar;

    Escritora e Ilustradora: Nadia Adina Rose;

    Tradução: Cristiana Negrão;

    Editora: DSOP, 2012;

    Autoria da resenha: Juliete Schneider.


  • Projeto de Extensão – Apotheke na Escola – Têmpera com ovo

    Publicado em 04/12/2020 às 15:48

    O projeto de extensão Apotheke na Escola, apresenta sua última publicação. Todas as publicações anteriores poderão ser encontradas aqui. O projeto busca em seus encontros do grupo de estudos estabelecer vínculos efetivos das teorias com as práticas pedagógicas. Para tanto, criou-se uma rede de trocas e partilhas, tanto das metodologias de Ensino das Artes Visuais, quanto de possibilidades de experimentação de práticas e fazeres cotidianos.

    Desta forma, o grupo compartilha uma receita de têmpera que pode ser feita com materiais de uso culinário e que possibilita o uso ampliado por diferentes faixas etárias.


  • Projeto de Extensão – Apotheke na Escola – Tinta com grude de farinha

    Publicado em 26/11/2020 às 17:41

    O projeto de extensão Apotheke na Escola, que foi apresentado em publicação da semana anterior, a qual pode ser lida aqui, tem seus objetivos voltados para a formação continuada. Em seus encontros do grupo de estudos, busca-se estabelecer vínculos efetivos das teorias com as práticas pedagógicas. Para tanto, criou-se uma rede de trocas e partilhas, tanto das metodologias de Ensino das Artes Visuais, quanto de possibilidades de experimentação de práticas e fazeres cotidianos.

    Desta forma, o grupo compartilha uma receita de tinta que pode ser feita com materiais de uso culinário e que possibilita o uso ampliado por diferentes faixas etárias.

    Seguimos à disposição através do e-mail: copex.ndi@contato.ufsc.br


  • Projeto de Extensão “NDI Comunidade” – Roda de conversa entre servidores da UFSC

    Publicado em 26/11/2020 às 9:43

    No dia 21 de outubro de 2020 uma roda de conversa reuniu servidores que possuem filhos em idade escolar, cadastrados previamente no Painel do Grupo de Risco da da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A ação foi requerida pela Divisão de Serviço Social – Atenção ao Servidor (DiSS), da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp), e contou com a parceria do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI).

    A ação foi conduzida pelas professoras Juliana da Silva Euzébio, coordenadora do Projeto de Extensão “NDI Comunidade”, e Thaisa Neiverth, vice-diretora do NDI. Cerca de 28 servidores participaram da iniciativa por meio de plataforma online de conferência. A ideia principal foi orientar pais e mães no sentido de que o mais importante nesse momento é cuidar de si, do outro e manter o equilíbrio. Além disso, foram apresentadas sugestões de intervenções possíveis para bebês e crianças em idade pré-escolar e assim poder compreender as funções específicas ocupadas pela escola e as possibilidades de desenvolvimento dos filhos em casa.

    Na ocasião foram abordadas questões acerca do desenvolvimento infantil em tempos de distanciamento social, a partir das demandas expressadas por um grupo significativo de servidores acompanhados pela DiSS relacionadas a dificuldades na conciliação do trabalho remoto e os cuidados com os filhos. A atividade oportunizou o compartilhamento de experiências neste momento tão desafiador para a comunidade universitária.

    “A partir da solicitação recebida pela Divisão de Serviço Social, buscando uma formação para as famílias que as orientassem nesse momento de pandemia de Covid-19, nós nos organizamos para atendê-los da melhor forma, e essa roda de conversa buscou contribuir nesse momento excepcional, apresentando às famílias mediações possíveis de serem realizadas em casa com vistas ao desenvolvimento integral das crianças”, reforçou a professora Juliana.

    “Neste período de quarentena todos estamos tentando proporcionar aos nossos filhos condições de desenvolvimento e aprendizagem apropriadas em equilíbrio com as nossas funções sociais”, acrescentou a professora Thaisa que, além de atuar na educação infantil e na gestão do Núcleo, é mãe de duas meninas de 4 e 7 anos. A docente explicou que, na perspectiva do NDI, a criança é compreendida “como um ser social que aprende a partir de sua interação com os outros e com o meio em que está inserida”. Salientou que nesse momento em que a convivência está restrita, devemos fazer escolhas, entre elas:

    • saber que o espaço doméstico não poderá cumprir a função social da escola, mesmo que com alguma rotina de cumprimento de tarefas ou atividades;
    • ter clareza de que os pais que já ocupavam um papel de destaque na mediação, serão por vezes os únicos interlocutores das crianças;
    • estabelecer rotinas equilibradas e prioridades;
    • compreender a necessidade de flexibilizar expectativas; e principalmente,
    • entender como a criança aprende e quais são suas principais necessidades.

    Abaixo, algumas prioridades de acordo com a faixa etária:

    Crianças de 0 a 3 anos

    • Estimulem atividades do interesse das crianças com livros, filmes, brinquedos…
    • Estimular a comunicação da criança com o meio em que está inserida;
    • Apresentar o mundo aos bebês;
    • Auxiliar a criança a compreender a ação dos objetos tendo a linguagem oral como campo mediador;
    • Proporcionar as crianças ambientes estimulantes e seguros;
    • Proporcionar condições favoráveis e seguras que oportunizem as crianças se movimentarem livremente.

    Crianças de 4 a 6 anos

    • Possibilitar o desenvolvimento mais acurado da consciência de si e de seu entorno;
    • Proporcionar níveis mais avançados de sociabilidade;
    • Propiciar a formação da conduta arbitrada;
    • Estimular o desenvolvimento mais acentuado das instâncias morais e éticas de seus comportamentos;
    • Estimular a consciência mais acurada dos sentimentos;
    • Contribuir para a transição gradativa do pensamento empírico concreto para formas mais abstratas de pensamento;
    • Possibilitar o desenvolvimento de formas mais lógicas de raciocínio;
    • Promover condições para o desenvolvimento sistêmico da percepção, o pensamento, a linguagem e memória;
    • Criar situações para o estabelecimento de relações de causa e efeito;
    • Instigar a capacidade para análises, sínteses e generalizações primárias;
    • Sistematizar situações que viabilizem a aquisição de habilidades mais complexas, tais como a exemplo da leitura, escrita e a contagem.


    E os pais, o que podem fazer?

    Saibam que terão de lidar com o medo das crianças, para isso filtrem informações, falem a verdade e conversem com seus filhos

    • Primeiro cuidem-se, as crianças sentem e percebem tudo que se passa ao redor delas;
    • Expliquem para a criança o que é a Covid-19, considerando a capacidade delas de compreensão;
    • Expliquem de maneira lúdica as regras de higiene e etiqueta respiratória;
    • Procurem estratégias para relaxarem, pois isso diminui a ansiedade e nos ajudam a ter um dia a dia mais agradável;
    • Saibam que terão de lidar com o medo das crianças, para isso filtrem informações, falem a verdade e conversem com seus filhos. Uma boa dica é tentar materializar os medos, por exemplo, desenhar um coronavírus e jogá-lo fora;
    • Deem a crianças liberdade para brincarem sozinhas;
    • Tentem estabelecer rotinas, diferenciem atividades de dia, da noite, escolares e livres. Contem com a ajuda e considerem o desejo das crianças, quando possível;
    • Brinquem com as crianças, as conversas estimulantes e a partilha de momentos significativos ampliam o repertório dos pequenos;
    • Envolvam as crianças nas decisões e tarefas que elas possam cumprir;
    • Estimulem atividades do interesse das crianças, livros, filmes, brinquedos;
    • Estimulem a criatividade e imaginação dos seus filhos;
    • Criem estratégias para socialização das crianças, de maneira segura;
    • Se precisarem… peçam ajuda!

    Mais informações sobre o projeto podem ser acessadas no site https://ndicomunidade.paginas.ufsc.br/.

    A partir de: https://noticias.ufsc.br/2020/11/servidores-dividem-experiencias-sobre-trabalho-remoto-e-cuidados-com-as-criancas/

     


  • Nota de esclarecimento

    Publicado em 24/11/2020 às 13:23

    Segue divulgação de nota produzida pelos profissionais do NDI:

    Nota de Esclarecimento

    No sentido de dirimir possíveis dúvidas que possam surgir em nossa comunidade escolar, gostaríamos de informar que ainda não há uma previsão de retorno às atividades presenciais com as crianças no NDI. Compreendemos a complexidade do momento e nos solidarizamos às famílias nas dificuldades enfrentadas decorrentes da suspensão das atividades presenciais. Temos buscado manter o diálogo e minimizar os efeitos do distanciamento social por meio de ações de aproximação virtual com as crianças e suas famílias, bem como pela divulgação de boletins de saúde e de materiais dos projetos de pesquisa e extensão.

    Com a finalidade de esclarecer melhor os princípios legais que nos amparam, reiteramos as definições da Lei 14.040 de 18 de agosto de 2020, em relação à organização do calendário letivo em tempos de pandemia. A legislação supracitada afirma que:

    Art. 2º Os estabelecimentos de ensino de educação básica, observadas as diretrizes nacionais editadas pelo CNE, a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as normas a serem editadas pelos respectivos sistemas de ensino, ficam dispensados, em caráter excepcional:

    I – na educação infantil, da obrigatoriedade de observância do mínimo de dias de trabalho educacional e do cumprimento da carga horária mínima anual previstos no inciso II do caput do art. 31 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996;

    A legislação ainda afirma que:

    Art. 1º Esta Lei estabelece normas educacionais a serem adotadas, em caráter excepcional, durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020.

    […]

    • 1º A dispensa de que trata o caput deste artigo aplicar-se-á ao ano letivo afetado pelo estado de calamidade pública referido no art. 1º desta Lei.

    Considerando que a pandemia da Covid-19 ainda não está controlada, provavelmente o estado de calamidade pública irá adentrar o próximo ano, sendo necessário adequar as definições também para o calendário letivo de 2021.

    O NDI tem trabalhado, tendo uma comissão designada para este fim desde o mês de maio de 2020, na elaboração e constante atualização de seu Plano de Contingência, que ainda passará pelas instâncias necessárias de aprovação. Lembramos a todos que o NDI é vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, e, portanto, resguardadas as devidas especificidades, atua em consonância às definições da UFSC em relação ao planejamento do retorno presencial das atividades.

    No contexto da UFSC, está vigente a Portaria nº 379/2020/GR que decidiu: “Prorrogar, até 22 de maio de 2021, a suspensão das atividades presenciais de ensino em todos os níveis, em todas as unidades da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).”

    Pedimos que continuem acompanhando os e-mails, as notícias da UFSC e o nosso site, onde constam informações atualizadas sobre a nossa situação e as definições mais recentes. Seguimos priorizando a saúde e a segurança de nossa comunidade escolar.

    Permanecemos à disposição para dialogar e esclarecer possíveis dúvidas.


  • Edital de vagas 02/NDI/2020 – Abertura das inscrições para o sorteio de vagas para o ano letivo de 2021

    Publicado em 23/11/2020 às 12:41

    A Direção do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) do Centro de Ciências da Educação (CED) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no uso de suas atribuições, torna pública, para a comunidade em geral, a abertura de inscrições para o sorteio de vagas para o ano letivo de 2021.

    Para ter acesso ao edital, clique aqui.

    Formulário geral para recurso, clique aqui.

    Não foram apresentados recursos ao Edital 02/NDI/2020.

    Para acessar a Portaria de homologação das inscrições, clique aqui.

    Inscrições homologadas – Vagas gerais e Crianças com deficiência:

    Homologadas – Edital 02/NDI/2020

    Inscrições não homologadas – Vagas gerais e Crianças com deficiência:

    Não Homologadas – Edital 02/NDI/2020

    Observação: As inscrições não homologadas foram feitas em duplicidade no sistema, portanto, pedimos que se atentem às listas de homologação.

    Não foram apresentados recursos à homologação das inscrições.

    Sorteio das vagas: https://youtu.be/8LjeE-KYYU8

    Número de inscrição das crianças com deficiência para o sorteio das vagas reservadas, clique aqui

    Resultado do Sorteio

    Portaria de Homologação do sorteio;

    Grupo 1 – Sorteadas – Vagas de Classificação Geral, clique aqui

    Grupo 1 – Sorteadas – Vagas reservadas para crianças com deficiência, clique aqui

    Grupo 1 – Lista de Espera – Vagas de Classificação Geral, clique aqui

    Grupo 2 – Lista de Espera – Vagas de Classificação Geral, clique aqui

    Grupo 2 – Lista de Espera – Vagas reservadas para crianças com deficiência, clique aqui

    Grupo 3 – Lista de Espera – Vagas de Classificação Geral, clique aqui

    Grupo 3 – Lista de Espera – Vagas reservadas para crianças com deficiência, clique aqui

    Grupo 4 – Lista de Espera – Vagas de Classificação Geral, clique aqui

    Grupo 4 – Lista de Espera – Vagas reservadas para crianças com deficiência, clique aqui

    Grupo 5 – Lista de Espera – Vagas de Classificação Geral, clique aqui

    Grupo 5 – Lista de Espera – Vagas reservadas para crianças com deficiência, clique aqui

    Grupo 6 – Lista de Espera – Vagas de Classificação Geral, clique aqui

    Grupo 6 – Lista de Espera – Vagas reservadas para crianças com deficiência, clique aqui

    Portaria de designação da comissão de validação dos documentos dos candidatos com deficiência, clique aqui

    Sementes do Sorteio, clique aqui

    Não foram apresentados recursos ao resultado do sorteio.

    Cronograma

    Publicação do edital 23/11/2020
    Recursos ao edital 23/11 e 24/11/2020
    Resultado dos recursos 25/11/2020
    Inscrições 23/11/2020 até 23h59 do dia 07/12/2020
    Divulgação da lista final das inscrições homologadas de crianças com e sem deficiência 09/12/2020
    Recursos às inscrições homologadas e não homologadas 10 e 11/12/2020
    Resultado dos recursos 14/12/2020
    Sorteio 15/12/2020
    Resultado do sorteio 15/12/2020
    Recursos ao resultado do sorteio 16 e 17/12/2020
    Resultado dos recursos 18/12/2020
    Entrega dos documentos das crianças com deficiências 04 e 05/02/2021

    Qualquer dúvida sobre o edital poderá ser encaminhada para o e-mail: cp.ndi@contato.ufsc.br