Crianças no Fazendo Gênero – Edição 2021

23/08/2021 08:47

Crianças Fazendo Gênero faz parte do Seminário Internacional “Fazendo Gênero”, sendo uma ação de extensão do NDI em parceria com Usina da Imaginação.  Se configurou nessa edição de 2021 com oficinas de diálogo e participação criativa e lúdica das crianças e adolescentes.  Os encontros, nesse ano virtuais, aconteceram de 13 a 23 de julho, com a participação de 24 crianças e adolescentes, ao todo sendo 10 crianças de 04 a 07 anos e 14 crianças e adolescentes de 08 a 14 anos.

As crianças pequenas contaram e ouviram histórias, cantaram, aprenderam a fazer audiodescrição e a se comunicar em Libras. No grupo de crianças e adolescentes, construímos o roteiro, criamos personagens e filmamos várias cenas que resultaram na produção de um filme de ficção “Renata e os Monstros”. Num processo lúdico e alegre, valorizamos as falas e os olhares sobre temas como gênero, raça, classe e dinâmicas intergeracionais, tomando como tema central as diferenças culturais e identitárias. No dia 27 de julho, os dois grupos se reuniram na Conferência das Crianças do Seminário Internacional para uma troca das suas experiências no evento, onde contaram os detalhes da sua participação.

A Coordenação e execução foram feitas numa parceria institucional entre Usina da Imaginação, Secretaria e Coordenação Geral do Fazendo Gênero e o NDI/UFSC, representado pelo projeto de extensão Diferenças na Educação Infantil: gênero, corpo e infância. No NDI contamos ainda com a colaboração do projeto de extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores e da pedagoga e estagiárias de Educação Especial. Contamos ainda com a participação especial nas atividades dos músicos do grupo “Acorda em Si e ” da produtora Flor do Vento. Vale destacar, que crianças e adolescentes de diversas cidades e seus familiares, fizeram parte do evento, sendo que o entusiasmo dessas crianças garantiram encontros dinâmicos, lúdicos e de muitas vozes infantis.