Pesquisas anteriores
Pesquisas desenvolvidas em 2019/2
TÍTULO DA PESQUISA | PARTICIPANTES |
Traços de crianças: pensando matemática por meio de imagens da arte. | Angélica D’Avila Tasquetto (NDI/UFSC). |
Pressupostos teórico-metodológicos para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos no NDI/UFSC. | Caroline Machado (Coordenadora NDI/UFSC);
Letícia Cunha (NDI/UFSC); Rúbia Vanessa Vicente Demétrio (NDI/UFSC). |
De ingressos a egressos: estudo longitudinal com ênfase no currículo, da trajetória de crianças ingressas do Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/CED/UFSC até sua transição para o 1º ano do Ensino Fundamental. | Débora Cristina de Sampaio Peixe (Coordenadora NDI/UFSC). |
A constituição do ser social do homem e suas implicações para o desenvolvimento humano: estudo do complexo problemático: “atividade, consciência e linguagem”. | Giandréa Reuss Strenzel (NDI/UFSC). |
Existencialismo e sociologia crítica da educação: contribuições dos estudos (auto) biográficos à pesquisa educacional. | José Ricardo Silva (NDI/UFSC). |
Boi-de-mamão do NDI: da cultura popular à cultura da escola. | Juliane Mendes Rosa La Banca (NDI/UFSC). |
O papel da escola na produção social da deficiência intelectual. | Maria Sylvia Cardoso Carneiro (CED/UFSC). |
O processo do drama na Educação Infantil. | Melaine Pilatto (Mestrado em Teatro/UDESC). |
Pesquisas desenvolvidas em 2019/1
TÍTULO DA PESQUISA | COORDENADORA |
Traços de Crianças: Pensando matemática por meio de imagens da arte. | Angelica D’Avila Tasquetto (NDI/UFSC). |
Pressupostos Teórico-Metodológicos para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos no NDI/UFSC. | Caroline Machado (NDI/UFSC). |
De ingressos a egressos: Estudo longitudinal com ênfase no currículo, da trajetória das crianças ingressas no Núcleo de Desenvolvimento Infantil – NDI/CED/UFSC até sua transição para o 1º ano do ensino fundamental. | Débora Cristina de Sampaio Peixe (NDI/UFSC). |
Relatório de Pesquisa: A constituição do ser social do homem e suas implicações para o desenvolvimento humano: Estudo do complexo problemático: “Atividade, consciência e linguagem”. | Giandréa Reuss Strenzel (NDI/UFSC). |
Boi-de-mamão do NDI: Da cultura popular à cultura da escola. | Juliane Mendes Rosa la Banca (NDI/UFSC). |
As bases metodológicas da relação entre criança e natureza na creche e pré-escola. | Thaisa Neiverth (NDI/UFSC). |
Pesquisas desenvolvidas em anos anteriores
TÍTULO DA PESQUISA | ANO | PARTICIPANTES |
Indicações curriculares do último ano no NDI e a transição para o Ensino Fundamental | 2017 | Giandréa Reuss Strenzel – Integrante (NDI/UFSC);
Thaisa Neiverth – Coordenadora (NDI/UFSC); Juliane Mendes Rosa La Banca – Integrante (NDI/UFSC). |
As múltiplas determinações da formação continuada de professores de educação infantil em Santa Catarina: trabalho, gênero e formação. | 2013 | Maria Raquel Barreto Pinto – Integrante;
Débora Cristina de Sampaio Peixe – Integrante; Regina Ingrid Bragagnolo – Integrante; Soraya Franzoni Conde – Coordenadora. |