Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores

Imagem relacionada

O projeto de extensão “Infância e literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores” é desenvolvido, com diferentes títulos e configurações, no Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI/CED/UFSC), desde 2011. O objetivo central consiste em fomentar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir de estudos e práticas pedagógicas que tenham como foco a relação entre os temas da infância e literatura, com ênfase nas práticas de mediação de leitura literária e nos processos de formação de pequenos leitores. Nessa direção, tem como foco duas principais frentes de atuação: a formação de pequenos leitores e a formação  de professores, destacadamente os estudantes do Curso de Pedagogia da UFSC. Para tanto, o planejamento e desenvolvimento de ações é dirigido às duas frentes supracitadas, por meio de seminários, palestras e oficinas, saraus literários, narração de histórias, piqueniques literários, elaboração de materiais didático-pedagógicos, participação em eventos e divulgação das ações e dos conhecimentos produzidos, dentre outras. Espera-se contribuir para a constituição e ampliação de uma comunidade de leitores e mediadores de leitura cuja finalidade é a experiência estética com a literatura como prática cultural que tome como ponto essencial o desenvolvimento e a potencialização da capacidade imaginativa e dos processos de criação na infância.

Integrantes: Professoras Caroline Machado, Juliete Schneider, Letícia Cunha da Silva, Lilane Maria de Moura Chagas, Rosiane Pinto Machado, Rúbia Vanessa Vicente Demétrio.

Convidamos vocês a acompanhar as próximas postagens para conhecer (ou relembrar) algumas das histórias contadas nos Piqueniques Literários organizados pelos participantes do projeto.