Pesquisas Concluídas

PESQUISAS DOS PROFISSIONAIS DO NDI CONCLUÍDAS de 2008-2012

  1. BOEMMER, L. A. P. O Letramento no método sim, eu posso no contexto do MST em Santa Catarina: um estudo no Assentamento de São José, município de Campos Novos. (Dissertação) Mestrado em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
  2. BRAGAGNOLO, R. I.; Violência e gênero: um etinerário antropológico com mulheres em situação de violência. 2012. 186 p. Tese (Doutorado em Psicologia) Programa de Pós Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.
  3. CISNE, M. F. As bases ontológicas do desenvolvimento psicológico do ser social: um estudo sobre a apropriação do conhecimento a partir da obra de Vigotski e Lukács. NDI/GEPOC/PPGE/CED/UFSC. 2011.
  4. CONDE, S. F. A Escola e a Exploração do Trabalho Infantil na Fumicultura Catarinense. 2012. 160 p. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.
  5. CONDE, S. F.; WIGGERS, V. Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 Anos Moradoras nos Territórios Rurais Brasileiros  MEC e UFRGS.  2012.
  6. FORTKAMP, E. H. T. Educação Infantil e família: a complementaridade na perspectiva das famílias de baixa renda. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
  7. FORTKAMP, E. H. T. Papéis e Funções do Pai na Família Contemporânea: com a palavra o pai. NDI/PPGP/CFH/UFSC. 2011.
  8. FULLGRAF, J. B. G.; LA BANCA, J. M. R.; CASTRO, S. M. J. De.; NEIVERTH, T. A Gestão da Educação Infantil em Municípios Catarinenses. GEPEI/NDI/CED/UFSC.  2011.
  9. FULLGRAF, J. B. G. (Coord. Regional) RAUPP, M. D.; CASTRO, S. M. J. de.; WALTRICK, R. E. de L.; FORTKAMP, E. H. T.; WIGGERS, V. Pesquisa Nacional sobre a Educação Infantil no Brasil: Avaliação qualitativa e quantitativa MEC e FCC.  2009.
  10. LÓPEZ, G. M. B. As Políticas de Educação Inclusiva para a Educação Infantil no Brasil – anos 2000. 2010. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
  11. MOMM, C. M. Sobre infância e sua educação: Walter Benjamin e Hannah Arendt. 2011. 176 p.Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Centro Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.
  12. PICOLLI, J. brinquedo como expressão objetiva dos processos de subjetivação na modernidade. NDI/ NEPESC/PPGE/CED/UFSC.  2011.
  13. RAUPP, M. D. Concepções de Formação das Educadoras de Infância e das Professoras de Educação infantil no Brasil: o discurso dos intelectuais (1995-2006). 2008, 227p. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
  14. SILVA, R. A Implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos e seus Efeitos para a Educação Infantil : um estudo em municípios catarinenses. Florianópolis, SC, 2009. 211 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
  15. STEMMER, M. R. Da S. G. Por que Lukács para pensar o complexo educação? NDI/GEPOC/PPGE/CED/UFSC.  2011.
  16. STRENZEL, G. R. As concepções de criança nas pesquisas sobre a formação do professor de Educação Infantil no Brasil e do Educador de Infância em Portugal: tendências teóricas e metodológicas 1997-2003, 2009. 221f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) Universidade do Minho/UM. Portugal. 2009.
  17. STRENZEL, G. R. Formação Humana, Conhecimento e Prática nos Processos de Formação Docente para a Educação Infantil: apontamentos a partir da ontologia crítica de Lukács. NDI/GEPOC/PPGE/CED/UFSC.  2011.
  18. TRIERWEILLER, P. C. A Dialogia do sensível e do inteligível na formação estética dos professores da infância. NDI/PPGE/CED/UFSC.  2011.
  19. VAZ, A. F.; MOMM, C. M.; PICOLLI, J. Teoria Crítica, Racionalidades e Educação III. NDI /NEPESC/PPGE/CED/UFSC.  2011.
  20. WALTRICK, R. E. de L. O Coordenador Pedagógico na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis: Marcas de uma Experiência Democrática.2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
  21. WEISS, E. M. O Papel das Redes Sociais Significativas no Envolvimento Paterno de Pais de Crianças Pré-Escolares com Deficiência Intelectual. NDI/PPGP/CFH/UFSC.  2011.
  22. WIGGERS, V. (Coord.) A Produção Acadêmica Sobre Orientações Curriculares e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil Brasileira. Pesquisa Nacional com objetivo de subsidiar na elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Trabalho de Cooperação Técnica MEC e UFRGS – Meta 2 (Produção Bibliográfica Adotada). 2008.
  23. WIGGERS, V. A Produção Acadêmica Sobre Propostas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil Brasileira e o Conhecimento Matemático. GEPAPe /PPGE/FEUSP.  2011.
  24. WIGGERS, V.; MOMM, C. M.; PICOLLI, J. BRAGAGNOLO, R. I.; NEIVERTH, T. Pressupostos teórico-metodológicos norteadores do trabalho pedagógico com crianças pequenas (0 a 3 anos) no NDI. NDI/CED/UFSC.  2011.