Pesquisas Concluídas
PESQUISAS DOS PROFISSIONAIS DO NDI CONCLUÍDAS de 2008-2012
- BOEMMER, L. A. P. O Letramento no método sim, eu posso no contexto do MST em Santa Catarina: um estudo no Assentamento de São José, município de Campos Novos. (Dissertação) Mestrado em Educação. Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
- BRAGAGNOLO, R. I.; Violência e gênero: um etinerário antropológico com mulheres em situação de violência. 2012. 186 p. Tese (Doutorado em Psicologia) Programa de Pós Graduação em Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.
- CISNE, M. F. As bases ontológicas do desenvolvimento psicológico do ser social: um estudo sobre a apropriação do conhecimento a partir da obra de Vigotski e Lukács. NDI/GEPOC/PPGE/CED/UFSC. 2011.
- CONDE, S. F. A Escola e a Exploração do Trabalho Infantil na Fumicultura Catarinense. 2012. 160 p. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2012.
- CONDE, S. F.; WIGGERS, V. Caracterização das Práticas Educativas com Crianças de 0 a 6 Anos Moradoras nos Territórios Rurais Brasileiros MEC e UFRGS. 2012.
- FORTKAMP, E. H. T. Educação Infantil e família: a complementaridade na perspectiva das famílias de baixa renda. 2008. 140 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
- FORTKAMP, E. H. T. Papéis e Funções do Pai na Família Contemporânea: com a palavra o pai. NDI/PPGP/CFH/UFSC. 2011.
- FULLGRAF, J. B. G.; LA BANCA, J. M. R.; CASTRO, S. M. J. De.; NEIVERTH, T. A Gestão da Educação Infantil em Municípios Catarinenses. GEPEI/NDI/CED/UFSC. 2011.
- FULLGRAF, J. B. G. (Coord. Regional) RAUPP, M. D.; CASTRO, S. M. J. de.; WALTRICK, R. E. de L.; FORTKAMP, E. H. T.; WIGGERS, V. Pesquisa Nacional sobre a Educação Infantil no Brasil: Avaliação qualitativa e quantitativa MEC e FCC. 2009.
- LÓPEZ, G. M. B. As Políticas de Educação Inclusiva para a Educação Infantil no Brasil – anos 2000. 2010. 289 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010.
- MOMM, C. M. Sobre infância e sua educação: Walter Benjamin e Hannah Arendt. 2011. 176 p.Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós-graduação em Educação, Centro Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2011.
- PICOLLI, J. O brinquedo como expressão objetiva dos processos de subjetivação na modernidade. NDI/ NEPESC/PPGE/CED/UFSC. 2011.
- RAUPP, M. D. Concepções de Formação das Educadoras de Infância e das Professoras de Educação infantil no Brasil: o discurso dos intelectuais (1995-2006). 2008, 227p. Tese (Doutorado em Educação) Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2008.
- SILVA, R. A Implementação do Ensino Fundamental de Nove Anos e seus Efeitos para a Educação Infantil : um estudo em municípios catarinenses. Florianópolis, SC, 2009. 211 f. Dissertação (Mestrado), Programa de Pós-Graduação em Educação, Centro de ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2009.
- STEMMER, M. R. Da S. G. Por que Lukács para pensar o complexo educação? NDI/GEPOC/PPGE/CED/UFSC. 2011.
- STRENZEL, G. R. As concepções de criança nas pesquisas sobre a formação do professor de Educação Infantil no Brasil e do Educador de Infância em Portugal: tendências teóricas e metodológicas 1997-2003, 2009. 221f. Tese (Doutorado em Estudos da Criança) Universidade do Minho/UM. Portugal. 2009.
- STRENZEL, G. R. Formação Humana, Conhecimento e Prática nos Processos de Formação Docente para a Educação Infantil: apontamentos a partir da ontologia crítica de Lukács. NDI/GEPOC/PPGE/CED/UFSC. 2011.
- TRIERWEILLER, P. C. A Dialogia do sensível e do inteligível na formação estética dos professores da infância. NDI/PPGE/CED/UFSC. 2011.
- VAZ, A. F.; MOMM, C. M.; PICOLLI, J. Teoria Crítica, Racionalidades e Educação III. NDI /NEPESC/PPGE/CED/UFSC. 2011.
- WALTRICK, R. E. de L. O Coordenador Pedagógico na Educação Infantil da Rede Municipal de Educação de Florianópolis: Marcas de uma Experiência Democrática.2008. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós- Graduação em Educação, Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.
- WEISS, E. M. O Papel das Redes Sociais Significativas no Envolvimento Paterno de Pais de Crianças Pré-Escolares com Deficiência Intelectual. NDI/PPGP/CFH/UFSC. 2011.
- WIGGERS, V. (Coord.) A Produção Acadêmica Sobre Orientações Curriculares e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil Brasileira. Pesquisa Nacional com objetivo de subsidiar na elaboração das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil – Trabalho de Cooperação Técnica MEC e UFRGS – Meta 2 (Produção Bibliográfica Adotada). 2008.
- WIGGERS, V. A Produção Acadêmica Sobre Propostas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil Brasileira e o Conhecimento Matemático. GEPAPe /PPGE/FEUSP. 2011.
- WIGGERS, V.; MOMM, C. M.; PICOLLI, J. BRAGAGNOLO, R. I.; NEIVERTH, T. Pressupostos teórico-metodológicos norteadores do trabalho pedagógico com crianças pequenas (0 a 3 anos) no NDI. NDI/CED/UFSC. 2011.