Núcleo de Desenvolvimento Infantil promove atividade letiva com crianças e famílias

16/03/2022 11:39

Boi-de-mamão (Foto: Camila Santos Pires Lima)

A manhã chuvosa do último sábado, 12 de março, não foi empecilho para que quase cem pessoas participassem de uma atividade letiva envolvendo famílias e crianças do Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) da UFSC. Realizado presencialmente após mais de dois anos, o encontro foi marcado por oficinas de massinha, dobradura, desenho e circuitos de desafios corporais. Estes sábados estão previstos no calendário do NDI e são uma oportunidade de interação entre crianças e famílias dos dois turnos de atendimento do NDI.

Desde 14 de fevereiro o NDI está na chamada Fase 3 de enfrentamento à pandemia, com retorno às atividades letivas 100% presenciais. A UFSC mantém a orientação pelo uso de máscaras e demais protocolos de prevenção à Covid-19 em todas as suas unidades administrativas e acadêmicas. Então, para tornar o momento da alimentação mais seguro, cada família trouxe seu lanche, fazendo a refeição em mesas individuais ou toalhas de piquenique.

O ponto alto da programação foi o Boi-de-mamão do NDI. Ao longo dos quase dois anos de afastamento do contato presencial, as crianças puderam contar com vídeos do canal do Youtube do NDI para manter viva a memória dessa brincadeira que é parte do cotidiano da escola. O vídeo Boi de mamão do NDI – YouTube, com filmagens de uma apresentação presencial e que foi publicado em agosto de 2019 conta com 46 mil visualizações. E o vídeo Boi de Mamão NDI – Fantoches – YouTube, gravado durante a pandemia fazendo a brincadeira utilizando fantoches, conta com mais de 8 mil visualizações.

Dobradura de papel (Foto: Camila Santos Pires Lima)

O Boi-de-mamão é uma brincadeira tradicional no NDI e também já foi mencionado em trabalhos acadêmicos. De acordo com Müller, Pimentel e Pereira (Cantigas do boi de mamão catarinense: versões e partituras. Itajaí. Traços e Capturas. 2019) “a primeira vez que o boi de mamão brincou no núcleo foi em 1988, quando filhos de funcionários da universidade fizeram apresentações com figuras do boi vindas da vizinhança”.

Conforme registros institucionais do NDI, em 1995 foi organizado o primeiro projeto de extensão com essa temática. Em 2005 foi lançado o CD Boi-de-mamão do NDI e em 2006 foi publicado o livro Malhado, um boizinho de mamão, ambos com autoria de Regiani Parisi Freitas e Vânia Maria Broering.

Segundo La Banca “É interessante observar como o Boi-de-mamão é parte não somente da história do NDI, mas também do presente, pois mesmo depois de tantos anos a brincadeira continua acontecendo e encantando crianças e adultos”. (Brincadeira, música e folclore: o Boi-de-mamão do Núcleo de Desenvolvimento Infantil da UFSC. Sobre Tudo. 2020).

Massinha (Foto: Elisandra de Souza Peres)

Hora do lanche (Foto: Elisandra de Souza Peres)

Boi-de-mamão (Foto: Elisandra de Souza Peres)

Brincadeiras (Foto: Juliane Mendes Rosa La Banca)