Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) inicia 2022 100% presencial em 14 de fevereiro

09/02/2022 11:44

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) iniciará o ano letivo de 2022 de forma 100% presencial a partir de 14 de fevereiro. A data marca a entrada na Fase 3 com o retorno às atividades presenciais, acompanhadas de uma série de medidas visando preservar a saúde da comunidade, entre as quais está a exigência de comprovante de vacinação para os trabalhadores.

Todos os servidores docentes e técnicos administrativos em educação, estagiários, colaboradores terceirizados e qualquer trabalhador que realize atividades no NDI e no CA deverão apresentar comprovação de que realizaram o ciclo vacinal completo de imunização contra a Covid-19 até a data de início das atividades presenciais. A determinação está expressa na Portaria Normativa nº 423/2022/GR.

Quem não puder ser vacinado contra a Covid-19 por contraindicação médica deverá encaminhar à Comissão Médica um atestado justificando a condição, conforme as orientações contidas no site Prodegesp Coronavírus. Os servidores que recusarem a vacinação contra a Covid-19 não poderão frequentar o ambiente escolar e estarão sujeitos “às medidas administrativas cabíveis” definidas na Portaria Normativa nº 424/2022/GR.

A forma e os procedimentos para a comprovação de vacinação por parte dos servidores da UFSC estão contidos na Portaria Normativa nº 422/2022/GR. Os procedimentos de envio digital dos documentos estão disponíveis na página Setic.ufsc.br/vacina.

Todas as Portarias citadas que detalham e regulamentam o funcionamento das atividades presenciais (PN nº 421/2022/GR, PN nº 422/2022/GR, PN nº 423/2022/GR, PN nº 424/2022/GR) podem ser consultadas no link: https://boletimoficial.paginas.ufsc.br/files/2022/02/BO-UFSC_07.02.2022.pdf. Iremos apresentar os desdobramentos dessas portarias para o NDI e as orientações para o nosso funcionamento na reunião de boas-vindas que acontecerá amanhã, dia 09/02/2022, às 18h30m pelo link https://youtu.be/nDMtuaqv4B4

Medidas sanitárias

Além do comprovante de vacinação, a retomada das aulas presenciais no NDI segue as medidas sanitárias indicadas no Plano de Contingência da escola que está sendo atualizado a partir das orientações das mencionadas portarias. A ocupação das salas de aula e dos ambientes administrativos será feita com base nas medições de trocas de ar realizadas nas escolas, sendo dispensado o distanciamento por metro quadrado. Cada ambiente terá sinalização visual indicando a capacidade de ocupação simultânea.

O uso de máscaras de proteção facial por todos os envolvidos nas atividades presenciais continua obrigatório. As máscaras deverão ser usadas durante todo o período de permanência nas escolas e poderão ser retiradas rapidamente apenas para alimentação e hidratação. As escolas deverão providenciar dispensadores de álcool em gel em diversos pontos das unidades e intensificar a higienização dos ambientes e equipamentos, principalmente os de uso comum.

Servidores que apresentarem sintomas gripais sugestivos de Covid-19 ou que tiverem contatos de risco (sem uso de máscara) com pessoas contaminadas deverão comunicar o fato à chefia imediata e ao Departamento de Atenção à Saúde (DAS) por meio do e-mail coronavirus.das@contato.ufsc.br. Neste caso, deverão permanecer afastados das atividades presenciais até a confirmação do diagnóstico por teste RT-PCR realizado pelo Laboratório de Biologia, Microbiologia e Sorologia do Centro de Ciências da Saúde (LBMMS).

A testagem poderá ser aplicada a alunos com sintomas gripais ou que tiveram contatos de risco. No caso de confirmação do diagnóstico, apenas o servidor ou aluno contaminado deverá submeter-se aos protocolos e cuidados, como o isolamento social.

As unidades deverão organizar equipes de saúde, que ficarão encarregadas, entre outras coisas, de fiscalizar a correta utilização das máscaras e realizar o monitoramento diário dos servidores e estudantes para identificar quem apresenta sintomas gripais, isolando-os, indicando a realização de trabalho ou ensino remoto e comunicando a Vigilância Epidemiológica.

Adaptado a partir de: https://noticias.ufsc.br/2022/02/colegio-de-aplicacao-e-ndi-voltam-as-aulas-presenciais-com-exigencia-de-comprovante-de-vacinacao-para-trabalhadores/#more-233927