Apresentando: Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação (NDI/UFSC/CNPq)

08/07/2021 10:50

O Grupo de Estudos e Pesquisas Infância, Literatura e Educação pretende articular projetos de extensão e pesquisa em desenvolvimento no Núcleo de Desenvolvimento Infantil da Universidade Federal de Santa Catarina, desde 2011, sob a coordenação da professora Dra. Caroline Machado, que articulam questões relacionadas à mediação de leitura e formação de leitores (destacadamente, crianças de 0 a 3 anos). O grupo está em profícuo diálogo com o Grupo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil e práticas de mediação literária (LITERALISE/UFSC) e com o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC/UMinho-Portugal).

Nesse momento, estão em desenvolvimento os seguintes projetos:

Projeto de Extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores (2011-atual);

Grupo de Estudos Infância, Estética e Educação (2017-atual);

Pesquisa Pressupostos teórico-metodológicos para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos no NDI/UFSC (2019-2023);

Pesquisa Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores (2020-2022).

Pesquisadores/as:

Dra. Caroline Machado (NDI/CED/UFSC)

Dra. Juliete Schneider (NDI/CED/UFSC)

Ms. Letícia Cunha da Silva (NDI/CED/UFSC)

Dra. Lilane Maria de Moura Chagas (MEN/CED/UFSC)

Dr. Rodrigo Antonio Chioda (NDI/CED/UFSC)

Dnda. Rosiane Pinto Machado (UMinho/Portugal)

Ms. Rubia Vanessa Vicente Demetrio (NDI/CED/UFSC)

Dnda. Saskya Carolyne Bodenmüller (NDI/CED/UFSC)

Estudante:

Eduarda Sedrez Schollemberg (Letras/CCE/UFSC) Bolsista PIBIC/CED/UFSC

Linhas de Pesquisa

1. Literatura, mediação e formação de leitores

Tomando a literatura como importante mediador entre a criança e a cultura, destacamos, como objetivo central dos trabalhos articulados à essa linha de pesquisa, aprofundar o conhecimento sobre a relação entre infância e experiência estética literária, considerando principalmente a literatura na formação de crianças, de forma a buscar a geração de bases teórico-metodológicas para o trabalho com essa faixa-etária, destacadamente com crianças de 0 a 3 anos.

1. Pressupostos teórico-metodológicos para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 3 anos

Reunir (pesquisar/elaborar) pressupostos teórico-metodológicos para o trabalho pedagógico desenvolvido com as crianças pequenas (0 a 3 anos), considerando a necessária articulação entre reflexão teórica e prática pedagógica. A literatura, nesse contexto, se coloca como importante eixo estruturante do trabalho pedagógico e se coloca como foco das pesquisas em desenvolvimento.

Maiores informações podem ser acessadas no registro do grupo no diretório do CNPq (dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6995374278863324) ou com a coordenação (carolmachadom@yahoo.com.br).