Aluna do NDI é classificada em primeiro lugar em desafio promovido pela Biblioteca Pública de Santa Catarina

12/11/2020 11:00

A aluna do NDI Abigail Aguirre Cuervo fora premiada em primeiro lugar no “Desafio Inclusivo Conte uma História”, da Biblioteca Pública de Santa Catarina, na categoria “Texto”.

A família voltou no último fim de semana para o país de origem, Colômbia, e a mãe, Ivon Natalia Cuervo Fernandez, estava preocupada porque lá as crianças devem estar alfabetizadas ao entrar no ensino fundamental, diferente do Brasil. A mãe procurou a docente de referência, Maria Raquel Barreto Pinto e pediu orientações sobre como poderia ir conduzindo em casa esse processo de alfabetização com a Abigail.

A docente fez as orientações à mãe e lhe deu algumas orientações de materiais e formas de como ela poderia ir apresentando para a filha a linguagem escrita para que pudesse ir se familiarizando. Nesta ocasião a Ivón contou que haviam escrito uma história juntas, a partir de ideias que a Abigail foi tendo ao questionar-se sobre o som da letra “H” nas diversas palavras.

A mãe da aluna, Ivón, ficou sabendo do concurso promovido pela Biblioteca Pública de Santa Catarina e perguntou se a Abigail gostaria de enviar a história e assim fizeram. No dia 05 de novembro a família recebeu a notícia de que a história delas havia sido classificada em primeiro lugar na categoria “Texto”.

Segundo Ivon: “Nos sentimos muito orgulhos@s por fazermos parte desta comunidade [NDI], este reconhecimento também é para toda a equipe do NDI!“.

As histórias escolhidas pelos jurados farão parte de um e-book inclusivo, que será publicado e divulgado gratuitamente pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), promotora da iniciativa em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), Associação Catarinense para Integração do Cego (ACIC), Fundação Dorina Nowill para Cegos, Rede de Leitura Inclusiva e Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). ( https://www.cultura.sc.gov.br/noticias/1424-noticias-biblioteca-publica-de-sc/22812-biblioteca-publica-de-santa-catarina-divulga-resultado-do-desafio-inclusivo-conte-uma-historia)