Projeto de extensão – Educação Ambiental no NDI – “Você sabia?”

01/10/2020 13:55

O projeto de extensão em Educação Ambiental do NDI traz, nesta publicação, informações relevantes sobre o uso de materiais no nosso dia a dia.

Você sabia? Bucha Vegetal

A esponja sintética é um item comum na cozinha dos brasileiros. Mais de 90% das esponjas utilizadas são enviadas direto para o aterro sanitário, no lixo comum. Em sua degradação esse tipo de material fragmenta-se até atingir tamanhos microscópicos. Essas partículas plásticas não se degradam no ambiente e o sistema de tratamento de água não consegue filtrá-las. Já a bucha vegetal (Luffa aegyptiaca), fruto de uma trepadeira da família das curcubitáceas (abóbora, melancia, pepino e cabaças pertencem à essa família) é uma alternativa mais sustentável e econômica, 100% biodegradável, podendo, inclusive, ser compostada.

A esponja comum de cozinha tem o seu descarte aconselhado entre sete a quinze dias de uso e, ironicamente, este item tão utilizado para manter a limpeza é um dos mais sujos da sua cozinha, abrigando milhões de bactérias. A bucha vegetal apresenta menor contaminação bacteriana; não risca a louça; podendo ser usada por até dois meses. Com maior durabilidade e menor impacto ambiental, pode representar ainda uma boa economia para quem tem espaço para cultivá-la em casa, ou então, fortalecer a agricultura familiar adquirindo-as em feiras.

Durante o período de uso da bucha vegetal é importante mantê-la higienizada. Você pode fazer isso deixando-a submersa por 15 minutos, em um recipiente de vidro, numa solução de água fervente, com uma colher de sopa de bicabornato de sódio e uma colher de vinagre de álcool. Esse processo aumenta a durabilidade da bucha vegetal e remove sujeiras e bactérias.

Milhões de esponjas são descartadas, anualmente, de forma incorreta e por terem um tempo indeterminado de decomposição, podem ocasionar consideráveis impactos ambientais. Pensando nesta demanda, a Scotch-Brite da 3M se uniu à TerraCycle para criar o Programa Nacional de Reciclagem de Esponjas, voltado à coleta e processamento desse resíduo.

Na UFSC, contamos com um ponto de coleta localizado no primeiro andar do prédio da Engenharia Ambiental e Sanitária, no Centro Tecnológico, em cima do coletor da Coleta Seletiva da UFSC.

 

Para saber mais, acesse os sites:

https://www.scotch-brite.com.br/3M/pt_BR/scotch-brite-br/terracycle/

https://www.ecycle.com.br/component/content/article/57-plastico/200-o-que-fazer-com-a-esponja-de-cozinha.html

https://www.ecycle.com.br/postos/reciclagem.php

https://www.terracycle.com/pt-BR/brigades/brigada-de-esponjas-scotch-brite#how-it-works

(esponjas de qualquer marca podem ser enviadas para este programa).

https://ufscsustentavel.ufsc.br/2018/09/25/ponto-de-coleta-de-esponjas-na-ufsc/

Estamos à disposição através do e-mail ambiental.ndi@gmail.com