Projeto de Extensão Infância e Literatura – Grupo de Estudos Infância, Estética e Educação

18/09/2020 14:56

Em continuidade às apresentações dos Projetos de Pesquisa e Extensão desenvolvidos nessa instituição, compartilhamos informações relativas ao:

Grupo de Estudos Infância, Estética e Educação

O Grupo de Estudos Infância, Estética e Educação, surge da necessidade de maior articulação entre dois projetos de extensão desenvolvidos no interior do Núcleo de Desenvolvimento Infantil do Centro de Ciências da Educação desta Universidade: o Projeto Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores e o projeto Sobras de Arte: Laboratório interdisciplinar para formação estética docente. O primeiro, concentrado em ações de mediação de leitura literária e, o segundo, voltado às práticas vinculadas às artes visuais. Têm em comum o objetivo de atuar na formação de crianças pequenas (0 a 6 anos) e na formação de professores. Os projetos realizaram várias ações formativas conjuntas desde 2014.

No, entanto, desde 2019, com o desativamento do Projeto Sobras de Arte, o grupo de estudos segue vinculado aos propósitos do Projeto de Extensão Infância e Literatura: experiência estética e formação de pequenos leitores, focado em temáticas de base, como: relação entre infância e literatura, mediação de leitura literária, formação de leitores, dentre outras.

Para o presente ano, anuncia-se a articulação também com a pesquisa Mediação de leitura literária e formação de pequenos leitores e propõe-se a realização de encontros quinzenais de estudos em torno da temática da censura na literatura infantil brasileira. Os encontros terão a participação dos integrantes do projeto de extensão e de pesquisa supracitados, bem como de outros pesquisadores, professores e estudantes interessados na temática proposta.

Algumas questões têm mobilizado nossas discussões e impulsionado ações, tanto na educação das crianças (ensino), quanto na formação de professores (extensão) e têm servido como mote para nossos estudos: Que conhecimentos devem mobilizar os professores que atuam com crianças tão pequenas? Como estruturar os lugares e tempos para a experiência estética? Que critérios de seleção podem usar os professores para compor um acervo pensado para crianças pequenas? Que experiências podem ser propostas? Que interdições estão colocadas na literatura que é oferecida aos pequenos?

Espera-se contribuir para ampliar a constituição de bases teórico-metodológicas para o trabalho pedagógico com crianças de 0 a 6 anos em instituições de educação infantil, sobretudo no que diz respeito à formação de leitores e à articulação da literatura com outras áreas de conhecimento no contexto de educação de crianças pequenas. Pretende-se ainda fomentar a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão a partir de estudos e práticas pedagógicas que tenham como foco a relação entre os temas da infância e formação de leitores.

Integrantes: Caroline Machado (NDI/CED), Eduarda Sedrez Schollemberg (Letras/CCE), Juliete Schneider (NDI/CED), Letícia Cunha da Silva (NDI/CED), Lilane Maria de Moura Chagas (MEN/CED), Rodrigo Antonio Chioda (NDI/CED), Rosiane Pinto Machado (UMinho/Portugal;PPGE/UFSC), Rubia Vanessa Vicente Demétrio (NDI/CED).