Relato da reunião realizada no dia 11/09/2019

17/09/2019 14:16

Síntese da reunião com a comunidade escolar do NDI realizada no dia 11/09/2019

No dia 11/09/2019, mediante convite encaminhado pela Direção e Coordenação Pedagógica, foi realizada uma reunião no auditório do NDI com a seguinte pauta:

1) Contextualização da conjuntura nacional e local;

2) Impactos no NDI;

3) Reorganização do ensino no NDI diante da ausência dos estagiários não-obrigatórios.

Assinaram a lista de presença 96 pessoas entre famílias, professores, estagiários não obrigatórios, técnicos administrativos em educação, direção do NDI e do CED (Centro de Ciências da Educação). A reunião iniciou com a fala dos seguintes representantes em relação ao primeiro ponto de pauta:

– Antonio Alberto Brunetta, diretor do CED: Contextualizou sobre os cortes orçamentários na UFSC, apresentando os impactos para o funcionamento da Universidade, do CED e do NDI. – Mauro Titton, representante do movimento docente: Ressaltou a importância do trabalho do NDI como um Colégio de Aplicação na formação de professores, como uma instituição pública de qualidade que desempenha suas funções no ensino, na pesquisa e na extensão. Contextualizou a política governamental com relação à educação e ao movimento de privatização das universidades públicas brasileiras. Trouxe o informe de assembleia docente que será realizada no dia 16/09.

– Humberto Roesler Martins, representante do movimento técnico: Reforçou enquanto pai de criança do NDI a importância das famílias não só apoiarem a luta pela universidade pública e de qualidade, mas também atuarem como formadores da comunidade externa, conscientizando a população sobre os cortes orçamentários e a política de governo. Informou que no dia 12/09 (quinta-feira) haverá a assembleia dos TAE´s na UFSC e que um dos encaminhamentos será a indicação de uma mobilização nacional, para que os estudantes não estejam sozinhos nessa luta.

– Caroline Custódio, representante do movimento estudantil: Explicou os motivos que levaram os estagiários não-obrigatórios do NDI à paralisarem suas atividades de estágio, reforçando que essa foi uma decisão tomada a partir da assembleia estudantil da UFSC ocorrida no dia 10/09, por entenderem que a atividade de estágio é e que os estagiários estarão afastados para se envolverem na mobilização estudantil.

No segundo ponto de pauta, a diretora do NDI, Juliane Mendes Rosa La Banca fez uma análise do impacto do contexto mais amplo no funcionamento do NDI e apresentou o terceiro ponto de pauta em relação ao rodízio dos grupos a partir do dia 12/09.

Em seguida, foi aberta a discussão entre os presentes. Seguiram-se falas de diversas famílias e dos demais presentes. De maneira geral, as falas demonstraram compreensão em relação ao contexto complexo em que estamos vivendo enquanto NDI, UFSC e Educação Pública Federal em geral. Também demonstraram apoio ao movimento de resistência e de luta pela universidade pública e pelo NDI.