Horário diferenciado de atendimento, a partir 09/09/2019

06/09/2019 15:21

Os docentes,Técnicos Administrativos em Educação e estudantes que atuam no NDI estão envolvidos no movimento de discussão e encaminhamentos em relação ao contingenciamento de gastos na Universidade e na adesão ao Programa Future-se. O cenário é de muitas incertezas em relação à possibilidade de continuidade do ano letivo tanto na UFSC em geral como no NDI. Em relação aos cortes, de forma mais direta já tivemos a retirada do vigia noturno do NDI e a suspensão do contrato da empresa que fazia a desratização. A principal verba que sustenta o NDI vem de uma matriz específica relativa aos Colégios de Aplicação vinculados às Universidades Federais. Essa verba para esse ano, a princípio não entrou no contingenciamento, mas não podemos garantir que continuará dessa forma. Temos algumas solicitações feitas em relação a obras e adequações necessárias na estrutura física do NDI que se encontram sem resposta e sem previsão de serem resolvidas por falta de recursos financeiros.

Além disso, é importante lembrar que as pautas estudantis articulam-se diretamente ao NDI, pois temos 41 estudantes de graduação atuando como estagiários não-obrigatórios que dependem de condições de permanência, como o Restaurante Universitário e a manutenção das bolsas que recebem para continuarem desempenhando suas funções junto aos grupos de crianças no NDI. Recebemos a informação do setor responsável pelos estágios na UFSC de que as bolsas que forem encerradas após 15 de setembro não serão repostas.

Diante desse contexto,o atendimento às crianças no NDI a partir do dia 09/09/2019, segunda-feira, será de 4 horas em cada turno, tendo em vista a deliberação de vários cursos de graduação da UFSC pela adesão à greve, aos quais os nossos estagiários curriculares não-obrigatórios estão vinculados. Com isso, as condições de atendimento às crianças devido à redução de adultos de referência nos grupos estarão bastante prejudicadas. No sentido de garantir a presença da professora durante todo o período, o horário será reduzido para 4 horas nos dois turnos:

Turno matutino: das 8h às 12h

Turno vespertino: das 13h30min às 17h30min

Agradecemos a compreensão de todos e nos colocamos à disposição para esclarecimentos.

Notícia sobre a suspensão de novas bolsas de estágio: http://portal.estagios.ufsc.br/2019/09/02/medida-de-contencao-orcamentaria-preve-a-suspensao-de-novas-bolsas-de-estagio/

Nota do Conselho de Unidade do Centro de Ciências da Educação: https://ced.ufsc.br/2019/08/30/conselho-de-unidade-do-ced-rejeita-o-future-se/

Atenciosamente,Direção e Coordenação Pedagógica/NDI/CED/UFSC