Alimentação Saudável

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

        Por Caroline Franz Broering de Menezes

As unidades de Educação Infantil exercem papel importante na formação de hábitos alimentares saudáveis de crianças entre 3 meses a 6 anos. Até os dois anos de idade a apresentação dos novos sabores e texturas às crianças propicia a formação do hábito alimentar saudável. Permeada pelas primeiras experiências, a partir dos dois anos a criança passa a demonstrar sua própria independência, trazendo com maior ênfase suas opiniões sobre os alimentos. Por isso, torna-se essencial que estas experiências sejam positivas e saudáveis, em busca da formação de bons hábitos alimentares, favorecendo nesta fase de vida a saúde, permitindo o crescimento e desenvolvimento normal e prevenindo doenças na idade adulta.

Desta forma, entendendo que o comportamento alimentar das crianças nesta faixa etária é influenciado pelo meio em que estão inseridas, o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) vem apresentando importantes avanços para contribuir no desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis de suas crianças. A partir de 2011, alimentos orgânicos passaram a fazer parte do lanche oferecido pelo NDI. Frutas, sucos naturais, pão e bolo feitos com cereais integrais e predominantemente orgânicos são alguns dos itens que compõem o cardápio.

As virtudes do alimento orgânico na alimentação escolar vão além do aspecto nutricional e da formação do hábito alimentar saudável. Além da não utilização de agrotóxicos potencialmente cancerígenos, o sistema de produção do alimento orgânico considera múltiplos aspectos, entre eles a questão social (inclusão e renda de agricultores familiares e trabalhadores rurais com direitos trabalhistas reconhecidos), a relação com o meio ambiente (preservação de todos os recursos naturais e seus biomas envolvidos) o quesito salutar, quando pessoas não são expostas aos riscos de uma alimentação repleta de agentes nocivos (fertilizantes e adubos químicos, inseticidas, herbicidas, conservantes, corantes, etc.).

Atualmente o NDI conta em seu quadro de profissionais com uma nutricionista e uma técnica em nutrição que qualificam as questões relacionadas à alimentação saudável por meio da elaboração do cardápio, supervisão da manipulação dos alimentos, avaliação da aceitabilidade dos alimentos, desenvolvimento de atividades de educação nutricional, entre outras atividades pensadas para uma maior aproximação da criança com o alimento e com um estilo de vida mais saudável. As atividades culinárias na cozinha experimental também são importantes no processo educativo, despertando o interesse e a conscientização pela alimentação. Considera-se importante refletir em relação ao aprendizado cotidiano das crianças no NDI relacionados as questões alimentares que podem refletir em mudanças de hábitos familiares, ampliando as questões educativas para outros ambientes e gerando uma cultura mais rica e saudável para todos.

 

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