Meio Ambiente
EMail

A relação do meio ambiente com a educação de crianças entre 0  e 6 anos no NDI

Professora Soraya Franzoni Conde

O projeto de meio ambiente do NDI realiza, cotidianamente, atividades coerentes com o desenvolvimento sustentável e voltadas para a emancipação humana. O objetivo principal é oportunizar às crianças experiências significativas e respeitosas com a sociedade, a natureza e o semelhante.

Durante o ano, diversas atividades são realizadas explorando o ambiente externo do NDI e da UFSC: caminhadas ao ar livre para observação das mudanças das estações do ano presentes na natureza; contemplação das flores, das árvores, das borboletas, dos cantos dos pássaros; plantio de sementes, etc.; entre inúmeras outras.

Tendo em vista que para a criança realidade e fantasia se misturam, as caminhadas, por exemplo, são enriquecidas com elementos lúdicos como a busca do lobo pela floresta, a casa da bruxa má, a procura de aromas de flores e frutos de época. Cavalinhos são levados para passear e beber água no bosque, tapetes mágicos e voadores levam às crianças para escutarem histórias lindas no meio da floresta, entre outras atividades.

Com a participação do Sr Neldo (nosso querido colaborador vinculado ao meio ambiente), as crianças são envolvidas nos períodos de plantio, cultivo e colheita de verduras, flores, árvores e legumes. Além dos plantios ocorrerem na horta, eles também ocorrem nos canteiros e demais espaços ao ar livre do NDI. Cuidar das plantas, adubar a terra, regar, colher e respeitar o meio ambiente é uma experiência forte para a criança pequena. Como sua aprendizagem envolve os sentidos (olhar, tocar, ouvir, cheirar, degustar), essas experiências são fundamentais no processo de desenvolvimento infantil. Acolá, aprendem o trabalho coletivo envolvido na produção alimentar e o valor do trabalhador do campo.

Para além da experiência formativa voltada à construção do ser humano de amanhã, as flores e as árvores fornecem sombras perfeitas para as crianças brincarem embaixo, exalam perfumes e embelezam o NDI.