Projeto de Formação para estagiários do NDI

Coordenadoras: Professora Graziela Maria Beretta López, Pedagoga Isabel Cristina da Rosa e Pedagoga Joyce Regina Borges

Apresentação

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI) além de ser uma instituição de ensino, pesquisa e extensão, também é campo de estágio obrigatório e não obrigatório. Os acadêmicos que realizam estágio são provenientes de diversos cursos de graduação da UFSC entre eles: Pedagogia, Fonoaudiologia, Psicologia, História, Artes Cênicas, Geografia e Educação Física.

Ao longo dos anos acadêmicos passaram a atuar no NDI no auxílio às atividades de ensino sob a supervisão de professores, recebendo bolsa estágio não obrigatório. Como contrapartida, o NDI vem se consolidando como campo de estágio e, consequentemente, de aprendizagem para estes acadêmicos por possibilitar a articulação entre teoria e prática. Esta articulação concretiza-se por meio do envolvimento destes acadêmicos em projetos desenvolvidos pelo NDI e por meio da participação em projeto de formação voltado á atuação deles no NDI.

Este projeto de formação tem como objetivo promover a qualificação da atuação dos estagiários (estágio não obrigatório), que sob a orientação de professores e da coordenação pedagógica, atuam com crianças na faixa etária de 3 meses a 5 anos e 11 meses no NDI, bem como promover uma relação com a formação acadêmica.

A formação é organizada pela coordenação do projeto e ministrada por profissionais do NDI, abordando temas relacionados ao cotidiano educativo na educação infantil, considerados relevantes pela coordenação pedagógica, pelos professores, pelos técnicos administrativos em educação e, também pelos acadêmicos.  É desenvolvida por meio de encontros mensais no turno matutino e vespertino, tendo como metodologia a exposição e o debate dos temas relacionados, leituras e discussões de textos e, ainda, oficinas pedagógicas.