Pesquisas em Andamento
EMail

PESQUISAS DOS PROFISSIONAIS DO NDI EM ANDAMENTO
(versão em PDF)

O Núcleo de Desenvolvimento Infantil, vinculado ao Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, integra a primeira etapa da educação básica, atuando na pesquisa, na extensão e no ensino de crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses. A pesquisa “é entendida como atividade indissociável do ensino e da extensão, visa à geração e à ampliação do conhecimento, estando necessariamente vinculada à criação e à produção científica ou tecnológica” (Resolução nº 009/CUn/2006, de 13 de junho de 2006, Art. 1°). Assim sendo, “são consideradas atividades de pesquisa as ações executadas com o objetivo de adquirir e produzir conhecimentos” (Art. 3º). Ao longo de 2011, os pesquisadores do NDI desenvolvem suas atividades vinculadas as pesquisas em andamento abaixo relacionadas.


  1. CISNE, M. F. As bases ontológicas do desenvolvimento psicológico do ser social: um estudo sobre a apropriação do conhecimento a partir da obra de Vigotski e Lukács. NDI/GEPOC/PPGE/CED/UFSC
  2. FORTKAMP, E. H. T. Papéis e Funções do Pai na Família Contemporânea: com a palavra o pai. NDI/PPGP/CFH/UFSC.
  3. FULLGRAF, J. B. G.; LA BANCA, J. M. R.; CASTRO, S. M. J. De.; NEIVERTH, T. A Gestão da Educação Infantil em Municípios Catarinenses. GEPEI/NDI/CED/UFSC.
  4. PICOLLI, J. O brinquedo como expressão objetiva dos processos de subjetivação na modernidade. NDI/ NEPESC/PPGE/CED/UFSC
  5. STEMMER, M. R. Da S. G. Por que Lukács para pensar o complexo educação? NDI/GEPOC/PPGE/CED/UFSC.
  6. STRENZEL, G. R. Formação Humana, Conhecimento e Prática nos Processos de Formação Docente para a Educação Infantil: apontamentos a partir da ontologia crítica de Lukács. NDI/GEPOC/PPGE/CED/UFSC
  7. TRIERWEILLER, P. C. A Dialogia do sensível e do inteligível na formação estética dos professores da infância. NDI/PPGE/CED/UFSC
  8. VAZ, A. F.; MOMM, C. M.; PICOLLI, J. Teoria Crítica, Racionalidades e Educação III. NDI /NEPESC/PPGE/CED/UFSC.
  9. WEISS, E. M. O Papel das Redes Sociais Significativas no Envolvimento Paterno de Pais de Crianças Pré-Escolares com Deficiência Intelectual. NDI/PPGP/CFH/UFSC
  10. WIGGERS, V.; MOMM, C. M.; PICOLLI, J. BRAGAGNOLO, R. I.; NEIVERTH, T. Pressupostos teórico-metodológicos norteadores do trabalho pedagógico com crianças pequenas (0 a 3 anos) no NDI. NDI/CED/UFSC.
  11.  WIGGERS, V. A Produção Acadêmica Sobre Propostas e Práticas Pedagógicas na Educação Infantil Brasileira e o Conhecimento Matemático. GEPAPe /PPGE/FEUSP